Prolactina é um hormônio produzido pela glândula hipófise no cérebro, sendo normalmente associada a produção de leite materno em mulheres.
No entanto, a prolactina no homem tem participação em importantes processos, como regulação da produção de testosterona, produção saudável de espermatozoides e redução do estresse e ansiedade.
Leia também: Prolactina: o que é, para que serve e quando fazer o exame tuasaude.com/prolactinaEm alguns casos, a prolactina no homem pode estar alta e causar sintomas como diminuição da libido, impotência sexual, e aumento anormal das mamas, devendo-se consultar o endocrinologista para realizar exames e indicar o tratamento mais adequado.
Funções da prolactina no homem
A prolactina no homem tem papel nas seguintes funções:
- Regular a produção de testosterona;
- Manter a produção saudável de espermatozoides;
- Modular o sistema imunológico;
- Regular o metabolismo do corpo;
- Promover a formação de novos neurônios;
- Reduzir o estresse e a ansiedade.
Desta forma, os níveis normais de prolactina no homem, tem importantes funções para manter o organismo saudável.
Onde é produzida
A prolactina é produzida pela glândula hipófise no cérebro, estando alojada em uma região chamada sela túrcica na base do cérebro.
Essa glândula está diretamente ligada ao hipotálamo, que regula a produção da maioria dos hormônios da hipófise, o que inclui a prolactina.
Leia também: Glândula pineal: o que é, função e principais doenças tuasaude.com/glandula-pinealQuando fazer o exame de prolactina
Normalmente, é recomendado o homem fazer o exame de prolactina quando surgem sintomas como:
- Diminuição do desejo sexual;
- Disfunção erétil;
- Infertilidade;
- Mudanças de humor ou depressão;
- Aumento das mamas, chamado ginecomastia;
- Saída de leite pelos mamilos, pode acontecer raramente.
Esses sintomas, geralmente, estão relacionados à prolactina alta no homem.
Outros sintomas menos comuns são a dor de cabeça, alterações na visão devido a atrofia do nervo óptico e paralisia de pares cranianos.
Leia também: Ginecomastia: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/ginecomastiaQuais os valores normais de prolactina
Os valores normais de prolactina no homem são abaixo de 20 ng/mL, feito com uma amostra de sangue.
É importante ressaltar que os valores de referência da prolactina no homem podem variar de acordo com o laboratório em que foi feito o exame.
Quando o exame de sangue indica níveis altos de prolactina, ou hiperprolactinemia, o endocrinologista pode solicitar exames adicionais para identificar a causa.
Assim, podem ser indicados a ressonância magnética nuclear ou a tomografia computadorizada da hipófise.
Como é feito o exame
Os níveis de prolactina são dosados a partir de um exame de sangue, que é solicitado quando o homem apresenta algum sintoma de prolactina alta, ou tenha problemas de saúde que possam afetar a produção de prolactina.
Geralmente, é recomendado que a colheita de sangue seja feita de manhã, pois os níveis de prolactina podem variar ao longo do dia.
Além disso, deve-se evitar fazer exercício físico intenso e atividades que aumentem o estresse, pois esses fatores podem aumentar temporariamente os níveis de prolactina.
O que pode ser prolactina alta no homem
A prolactina alta no homem pode ser causada por:
- Tumor na glândula hipófise, chamado prolactinoma;
- Uso de remédios antidepressivos, antieméticos, antiepilépticos ou anti-hipertensivos;
- Estresse crônico;
- Hipotireoidismo.
Além disso, a prolactina alta pode também ser reflexo de outras doenças como sarcoidose, tuberculose, aneurisma, insuficiência renal ou cirrose hepática.
Leia também: Hiperprolactinemia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hiperprolactinemiaO que pode ser prolactina baixa no homem
A prolactina baixa no homem geralmente não é motivo de preocupação, já que o homem não produz grandes quantidades desse hormônio como as mulheres.
No entanto, a prolactina baixa em homens parece afetar a qualidade dos espermatozoides e diminuir a ação do sistema imunológico.
Como é feito o tratamento
O tratamento para prolactina alta no homem deve ser indicado pelo endocrinologista, e pode variar de acordo com o aumento dos níveis de prolactina no sangue.
Assim, no caso do aumento da prolactina ser devido ao uso de algum medicamento, o médico pode indicar a suspensão, alteração da dose ou troca do medicamento.
Porém, nos casos em que o aumento desse hormônio está relacionado com a presença de tumores, pode ser necessário o uso de medicamentos, como cabergolina ou bromocriptina, e a realização de cirurgia quando o tumor é grande ou está aumentando de tamanho.
Já no caso da prolactina baixa, normalmente o tratamento é feito com acompanhamento médico regular para avaliar os níveis deste e de outros hormônios.