Propranolol: para que serve e como usar

O propranolol é um medicamento anti-hipertensivo, antianginoso, antiarrítmico, anti-ansioso e anti-tremor, que é usado para tratar problemas do coração como angina do peito, controlar a hipertensão e a ansiedade.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este fármaco é produzido por vários laboratórios, como Medley, Germed ou União Química, por exemplo e, pode ser encontrado comercialmente com os nomes de Propranolol Ayerst, Inderal ou Rebaten, por exemplo. O medicamento pode ser de uso oral ou injetável e só deve ser usado por indicação médica.

Indicações do Propranolol

Propranolol está indicado para tratar problemas do coração como angina do peito, cardiomiopatia hipertrófica, infarto do miocárdio, arritmia cardíaca.

Além disso, pode ser usado na prevenção das crises de enxaqueca, tratamento da hipertensão arterial, tremor essencial e tremor senil e controle da ansiedade.

Como tomar Propranolol

Propranolol deve ser tomada apenas após indicação do médico e a quantidade varia com a doença diagnosticada, podendo ser tomado entre 1 e 3 vezes por dia.

A quantidade máxima por dia não deve ser superior a 640mg/dia.

Efeitos colaterais do Propranolol

Propranolol pode provocar fadiga, alterações do sono, pesadelos, diminuição da frequência cardíaca e extremidades frias.

Contraindicações do Propranolol

O medicamento está contraindicado na gravidez, amamentação, bloqueio atrioventricular de 2º ou 3º grau, bradicardia sinusal, choque cardiogênico, insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio.