Prótese de silicone: tipos, modelos, como é colocada e riscos

Prótese de silicone é um implante indicado para aumentar o tamanho e volume das mamas ou para reconstrução mamária após cirurgia de câncer de mama, por exemplo.

Existem diferentes tipos de prótese de silicone, como próteses redondas, ovais ou em forma de gota, e também com tamanhos diferentes que podem ser indicados pelo médico de acordo com as características da mama, pele e largura do tórax.

Leia também: Mamoplastia: o que é, como é feita, tipos e recuperação tuasaude.com/mamoplastia

A cirurgia de prótese de silicone é feita pelo cirurgião plástico, no hospital, com anestesia geral, sendo necessário internamento hospitalar por 1 ou 2 dias e alguns cuidados em casa para acelerar a recuperação.

Imagem ilustrativa número 1

Tipos de prótese de silicone

Os principais tipos e modelos de prótese de silicone são:

1. Prótese redonda

A prótese redonda ou arredondada é um tipo de prótese de silicone indicada para pessoas que desejam ter mais volume na parte superior das mamas, deixando o colo mais evidenciado.

Esse tipo de prótese de silicone também proporciona um melhor contorno das mamas.

2. Prótese anatômica (em gota)

A prótese anatômica é uma prótese de silicone com formato de gota, sendo normalmente indicado para a cirurgia de reconstrução mamária após a mastectomia para o tratamento do câncer de mama, por exemplo.

Isso porque o maior volume da prótese anatômica fica na base da prótese, imitando o formato das mamas e dando um aspecto mais natural.

Leia também: Cirurgia de reconstrução mamária: o que é e quando é indicada tuasaude.com/reconstrucao-mamaria

3. Prótese cônica

A prótese cônica é um tipo de prótese de silicone é indicada para pessoas que desejam ter um aspecto das mamas mais projetadas para frente.

Geralmente, esse tipo de prótese de silicone é indicada quando a pessoa tem o tórax mais estreito.

Assista o vídeo com o Dr. com os principais tipos de prótese de silicone:

Tudo sobre Prótese de Silicone: Formatos, Procedimento Cirúrgico e Pós-Operatório

13:08 | 1.619 visualizações

Modelos de prótese de silicone

Os modelos de prótese de silicone variam com a sua textura e projeção sendo os principais:

Características Modelos de prótese de silicone
De acordo com a textura

- Prótese de silicone lisa: é a mais utilizado, sendo a superfície lisa, e proporciona um movimento mais suave e natural das mamas, porém tem maior risco de rotação;

- Prótese de silicone texturizada: possui a superfície áspera, com menor risco de rotação pois se adere aos tecidos e menor risco de contratura capsular;

- Prótese de silicone de poliuretano: possui uma superfície que adere melhor ao tecido mamário, sendo mais indicada nos casos de mamas caídas ou flácidas.

De acordo com a projeção

- Prótese de silicone de perfil baixo: é maior na sua base e possui uma projeção baixa, ou seja, deixa as mamas com aspecto mais natural, pois não tem grande volume e não marca muito o colo;

- Prótese de silicone de perfil moderado: indicado nos casos em que se deseja aumentar o volume das mamas e ter um pouco de projeção;

- Prótese de silicone de perfil alto: é menor na sua base e possui uma projeção maior, ou seja, deixa as mamas mais volumosas e preenchidas;

- Prótese de silicone de perfil super alto: tem a base mais estreita e projeção maior, deixando as mamas muito volumosas e também mais empinadas e destacadas.

Além disso, o modelo das próteses de silicone também variam com a consistência do silicone, podendo ser padrão feitas com gel coeso de silicone dando uma sensação mais natural ao toque ou ser mais consistentes como uma goma, sendo mais firmes e com menor risco de ruptura.

Leia também: 4 exames pré-operatórios para cirurgia plástica tuasaude.com/exames-para-plastica

Como escolher a prótese de silicone

A escolha do tipo e modelo de prótese de silicone deve ser feito com indicação médica.

Isso porque o tipo e o modelo podem variar de acordo com estrutura física da pessoa, como largura do tórax, tamanho e volume das mamas e elasticidade da pele, por exemplo.

Além das mamas, a prótese de silicone também pode ser indicada para os glúteos, para dar mais volume e melhorar o contorno corporal. No entanto, nesses casos, as próteses de silicone são diferentes, pois devem ser mais resistentes e firmes.

Leia também: Silicone no glúteo: para que serve, como é feita, riscos (e cuidados) tuasaude.com/tudo-sobre-silicone-no-bumbum

Como é colocada

A prótese de silicone é colocada pelo cirurgião plástico, no hospital, com anestesia geral.

Essa cirurgia pode ser feita utilizando técnicas diferentes, de acordo com a posição da colocação da prótese de silicone, que são:

  • Prótese de silicone subglandular: a prótese é colocada entre o tecido mamário e o músculo peitoral;
  • Prótese de silicone subfascial: a prótese é colocada debaixo da fáscia, que é um acamada que recobre o músculo peitoral;
  • Prótese de silicone submuscular: a prótese é colocada debaixo do músculo peitoral.

A posição da prótese de silicone varia com o tipo de prótese, anatomia da pessoa e indicação do cirurgião plástico.

Quando trocar a prótese de silicone

As próteses de silicone que tenham prazo de validade, como acontece com as mais antigas, devem ser trocadas entre 10 a 25 anos.

Já as próteses mais recentes, que são feitas de gel coeso, geralmente, não necessitam ser trocadas tão cedo, embora uma revisão a cada 10 anos seja recomendada. 

Além disso, a prótese de silicone deve ser trocada quando rompida, mal posicionada ou gera rugas ou pregas na pele, por exemplo.

Cuidados após a cirurgia

Após a cirurgia de prótese de silicone, alguns cuidados são importantes, como:

  • Usar o sutiã elástico para suportar as mamas durante pelo menos 3 semanas, não tirando nem mesmo para dormir;
  • Evitar movimentos de grande amplitude dos braços, como levantar ou carregar pesos, por 4 a 6 semanas;
  • Só tomar banho completo normalmente após 1 semana ou quando o médico indicar;
  • Não molhar nem trocar os curativos em casa;
  • Evitar deitar de barriga para baixo ou de lado nos primeiros 30 dias após a cirurgia;
  • Evitar exposição ao sol durante 3 meses após a cirurgia.

Além disso, deve-se beber bastante água, cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia, conforme recomendação médica, e ter uma alimentação leve e de fácil digestão.

Leia também: 6 dicas para recuperar mais rápido da cirurgia tuasaude.com/cuidados-gerais-depois-de-qualquer-cirurgia

Possíveis riscos

As principais complicações da prótese de silicone são dor no peito, hematoma, inchaço e vermelhidão da mama ou diminuição da sensibilidade na mama.

Além disso, podem ocorre infecções na cicatriz, celulite ou seromas. 

Em alguns casos, também pode ocorrer endurecimento ao redor da prótese, rejeição ou ruptura da prótese ou doença do silicone, o que leva à necessidade de cirurgia para remover o silicone, chamado explante do silicone.

Leia também: Explante de silicone: o que é, quando é indicado e recuperação tuasaude.com/explante-de-silicone

Vídeos relacionados

Tudo sobre Prótese de Silicone: Formatos, Procedimento Cirúrgico e Pós-Operatório

13:08 | 1.619 visualizações