Prótese peniana: o que é, quando é indicada, tipos e cirurgia

O que é:

A prótese peniana é um implante que é colocado no interior do pênis para produzir uma ereção, podendo, por isso, ser utilizado para tratar a impotência sexual no homem, em casos de disfunção erétil de diversas causas, refratários ou não adaptador aos tratamento clínico.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cirurgião perto de você! Parceria com Buscar Médico

A prótese peniana geralmente é um tratamento de final de linha, ou seja, está recomendada apenas para homens que não conseguem obter resultados satisfatórios com o uso de remédios ou outros tratamentos, já que a cirurgia é irreversível.

É importante que o homem converse com o urologista para avaliar a necessidade de colocação da prótese e, caso seja recomendado, o melhor tipo de prótese.

Imagem ilustrativa número 2
Como funciona a prótese peniana inflável

Quando é indicada

A prótese peniana pode ser indicado pelo urologista em algumas situações, sendo as principais:

  • Disfunção erétil que não teve solução após o uso de medicamentos;
  • Doença de Peyronie;
  • Paraplegia ou tetraplegia;
  • Reconstrução do órgão genital.

A indicação da prótese é feita pelo médico após a realização de exames urológicos, características do pênis e saúde geral do homem.

Tipos de prótese peniana

O tipo de prótese peniana deve ser indicado pelo médico de acordo com o objetivo do tratamento e idade da pessoa, sendo os principais:

  • Semi-rígida ou maleável: feita com material que mantém o pênis sempre em ereção, podendo ser colocada em 3 posições que permitem o contato íntimo e o conforto do homem durante sua vida diária, sendo esse tipo mais indicado para pessoas mais idosas ou que possuem problemas nas mãos que impedem acionar o dispositivo responsável por inflar a prótese;
  • Inflável: é feita com 2 cilindros flexíveis dentro do pênis, que podem ser cheios com soro fisiológico para facilitar a ereção, permitindo que seja desinflado depois do contato íntimo. Para que a ereção aconteça, o homem deve acionar um dispositivo para que a prótese seja inflada.

Além disso, existe a prótese articulável, no entanto esse tipo de prótese peniana não está sendo mais utilizada devido à estrutura da prótese, que pode interferir na rigidez.

Como é feita a cirurgia

A cirurgia de prótese peniana é feita por um cirurgião e dura cerca de 45 minutos, sendo realizada com anestesia geral e por isso o tempo de internamento hospitalar é de aproximadamente 1 a 2 dias.

A recuperação da cirurgia é relativamente demorada, podendo durar até 6 semanas, sendo que depois desse período o homem poderá iniciar o contato íntimo, de acordo com as indicações do médico. Durante esse período, alguns cuidados importantes incluem:

  • Manter o pênis virado para cima para evitar que cicatrize dobrado para baixo;
  • Evitar atividades físicas intensas ou desportos de impacto durante os primeiros 2 meses;
  • Fazer a higiene adequada da região íntima.

No entanto, todos os cuidados devem ser informados pelo médico, já que podem variar de acordo com o tipo de prótese ou de cirurgia.

Como é a relação sexual com a prótese

A experiência de ter relações com a prótese peniana varia de homem para homem, no entanto, é importante atentar-se que a rigidez da cabeça do pênis não irá alterar durante a ereção, mantendo-se mole.

Quanto à sensibilidade, nada é alterado e o homem continua a poder ter uma ejaculação, não comprometendo a capacidade para ter filhos.

Possíveis riscos de colocar o implante

Embora seja uma cirurgia cada vez mais utilizada, a colocação de um implante ainda pode ter alguns riscos como:

  • Infecção;
  • Rejeição da prótese;
  • Adesão da prótese aos tecidos no interior do pênis;
  • Extrusão ou exposição da(s) prótese(s). 

Por existirem riscos, o homem deve ficar atento a sintomas que possam indicar complicações, como inchaço do pênis, dor intensa, vermelhidão ou até saída de pus pelo pênis, por exemplo.

Caso surja algum destes sintomas é importante voltar ao urologista ou ir no hospital para identificar a complicação e iniciar o tratamento adequado.