A protusão discal é um tipo de hérnia de disco em que o disco intervertebral apresenta uma pequena deformidade e que, embora não tenha se rompido, pode causar sintomas como dor nas costas, fraqueza muscular ou formigamento.
Essa alteração é diferente do abaulamento discal, que normalmente causa uma deformidade maior no disco intervertebral, mas também pode provocar a compressão de nervos ou medula espinhal dependendo da sua gravidade. Entenda melhor o que é o abaulamento discal.
Em caso de suspeita de protusão discal, é recomendado consultar um ortopedista. O seu tratamento pode envolver o uso de medicamentos analgésicos, sessões de fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.
Principais sintomas
Os principais sintomas de protusão discal são:
- Dor no pescoço, ombro, braços, costas ou pernas;
- Sensação de queimação, formigamento ou dormência em partes do corpo;
- Perda da sensibilidade na pele;
- Dificuldade para andar ou segurar objetos, devido à fraqueza muscular;
- Incontinência urinária ou fecal;
- Impotência sexual, em homens.
Os sintomas da protrusão discal tendem a surgir quando existe a compressão de nervos ou medula espinhal e variam de acordo com a sua gravidade e o local da coluna em que se desenvolve.
Especialmente na região lombar, a protusão discal pode causar uma dor nas costas e/ou pernas que pode ser parecida com dor ciática em alguns casos. Esta dor tende a piorar ao ficar de pé e melhorar com o repouso, especialmente inclinando-se o tronco para frente.
Leia também: Dor no nervo ciático: o que é, sintomas e como aliviar tuasaude.com/nervo-ciaticoComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de protusão discal normalmente é feito pelo ortopedista ou clínico geral baseado nos sintomas e no resultado de exames como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética da coluna, que podem identificar as alterações nos discos intervertebrais.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre um ortopedista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Possíveis causas
As principais causas de protusão discal são:
- Envelhecimento;
- Lesões na coluna devido quedas, levantamento de peso ou torções, por exemplo;
- Movimentos repetitivos com a coluna;
- Carregar muito peso.
No entanto, na maioria dos casos, a protusão discal é causada pelo processo natural do envelhecimento e desgaste dos discos intervertebrais, o que é conhecido como degeneração discal, ou discopatia degenerativa. Saiba o que é discopatia degenerativa e suas causas.
Além disso, este tipo de hérnia é mais frequente em homens entre os 20 e 30 anos de idade que fumam, não fazem exercícios físicos, ficam muito tempo sentados e têm problemas de saúde como obesidade ou diabetes.
Como é feito o tratamento
O tratamento da protusão discal normalmente é feito com medicamentos analgésicos para controlar a dor e sessões de fisioterapia, em que são realizados exercícios para melhorar a estabilidade da coluna e aliviar a compressão de nervos.
No entanto, caso surjam sintomas neurológicos, como fraqueza muscular ou alterações da sensibilidade, ou o tratamento inicial não seja suficiente para controlar a dor, o médico pode indicar a correção da protusão discal por cirurgia em alguns casos.
Protusão discal tem cura?
A protusão discal normalmente tem cura, podendo regredir naturalmente em alguns casos com o tratamento indicado pelo médico. No entanto, especialmente nos casos mais graves, a cirurgia pode ser indicada para corrigir a alteração no disco intervertebral.