Psoríase invertida é um tipo de psoríase que provoca o surgimento de manchas vermelhas na pele, especialmente na região das dobras, como axilas, as virilhas e a região por baixo dos seios na mulher, sendo mais comum em pessoas com excesso de peso.
As manchas da psoríase invertida, também conhecida como psoríase inversa, não descamam e podem ficar mais irritadas com a transpiração ou quando se esfrega a região.
Embora não exista um tratamento capaz de curar a psoríase invertida, é possível aliviar o desconforto e até evitar o surgimento frequente das manchas através de técnicas que incluem o uso de pomadas, remédios ou sessões de fototerapia, por exemplo, de acordo com a orientação do dermatologista.
Sintomas de psoríase invertida
Os principais sintomas da psoríase invertida são:
- Manchas lisas e vermelhas na pele;
- Manchas que não descamam;
- Fissura nas manchas vermelhas, podendo causar dor e haver sangramento.
Os sintomas de psoríase invertida aparecem em regiões de dobra, como virilhas, axilas e debaixo das mamas, podendo ficar mais intensos após transpiração ou atrito no local.
Em alguns casos, os sintomas da psoríase invertida podem ser confundidos com outro problema de pele, o intertrigo candidiásico.
Por isso, é muito importante consultar um dermatologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. Veja o que é o intertrigo candidiásico e como se trata.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da psoríase invertida é feito pleo dermatologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico da pele.
Marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:
Além disso, o médico pode solicitar exames como teste de alergia ou biópsia de pele, por exemplo, para confirmar o diagnóstico e descartar condições de saúde com sintomas semelhantes, como dermatite ou candidíase.
Possíveis causas
As causas da psoríase invertida ainda não são totalmente conhecidas, no entanto, é possível que seja causada por um desequilíbrio no sistema imune que acaba atacando as próprias células da pele, assim como acontece na psoríase clássica.
Além disso, a presença de umidade na pele, provocada por suor, ou a fricção repetida podem agravar a inflamação da pele.
É por essa razão que este tipo de psoríase é mais frequente em pessoas obesas, devido à constante presença de umidade e atrito nos locais de dobras da pele.
Como é feito o tratamento
O tratamento para psoríase invertida ajuda a aliviar os sintomas, sendo recomendado pelo dermatologista:
- Cremes com corticoides com Hidrocortisona ou Betametasona, que aliviam rapidamente a inflamação da pele, reduzindo a vermelhidão e a dor no local. Estes cremes não devem ser utilizados mais do que indicado pois são facilmente absorvidos e podem provocar vários efeitos secundários;
- Cremes antifúngicos com Clotrimazol ou Fluconazol, que são usados para eliminar infecções por fungos que são muito comuns nos locais afetados;
- Calcipotriol, que é um creme específico para psoríase que contém uma forma da vitamina D que diminui o crescimento de células da pele, evitando a irritação do local;
- Sessões de fototerapia, que consiste na aplicação de radiação ultravioleta na pele entre 2 a 3 vezes por semana para diminuir a irritação e aliviar os sintomas.
Estes tratamentos podem ser utilizados separados ou combinados, dependendo da forma como a pele reage a cada tratamento.
Dessa forma, o dermatologista pode ir testando cada tratamento ao longo do tempo e adaptado conforme a intensidade dos sintomas.
Tratamento caseiro
O tratamento caseiro para psoríase invertida envolve manter a pele sempre limpa e pouco úmida, pois assim é possível evitar o aparecimento dos sintomas. Além disso, é importante ter uma alimentação anti-inflamatória, o que também ajuda a evitar o aparecimento dos sintomas. Assim, é indicado aumentar o consumo de fibras, frutas e vegetais. Veja mais detalhes da alimentação para psoríase.
Confira no vídeo a seguir mais dicas para aliviar e prevenir os sintomas de psoríase: