A púrpura senil é o aparecimento de manchas vermelhas e roxas na pele, principalmente no dorso das mãos e nos punhos, que podem aparecer em pessoas com mais de 60 anos devido ao envelhecimento natural do corpo, já que os vasos ficam mais frágeis, podendo romper mais facilmente e provocar o aparecimento das lesões.
Apesar de causar preocupação, a púrpura senil não é sinal de doença e nem indicativo de sangramentos e, por isso, não é necessário realizar tratamento. Além disso, as manchas da púrpura senil costumam desaparecer em algumas semanas.
É importante que o dermatologista ou clínico geral seja consultado para que as manchas sejam avaliadas e sejam realizados exames para descartar outras alterações que precisam de tratamento específico.
Sintomas de púrpura senil
Os principais sintomas de púrpura senil são:
- Manchas vermelhas e/ ou roxas na pele;
- Manchas de tamanho e formato irregulares;
- Bordas definidas das manchas.
A púrpura senil pode aparecer principalmente nos punhos, dorso nas mãos e antebraço, porém também podem aparecer no rosto, pescoço e membros inferiores. As manchas da púrpura senil podem aparecer depois de pequenas pancadas ou após se coçar, desaparecendo depois de algumas semanas. Conheça mais sobre a púrpura.
Como confirmar
A confirmação da púrpura senil é feita pelo dermatologista, clínico geral ou geriatra, a partir da avaliação da pele e histórico de saúde da pessoa. Em alguns casos, para confirmar que as manchas na pele não são devido a alterações da coagulação, o médico pode recomendar a realização de exames laboratoriais, como o hemograma e o coagulograma. Entenda como é feito o coagulograma.
Caso tenha interesse, marque uma consulta com o dermatologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para que seja feita uma avaliação mais detalhada das manchas na pele:
Por que acontece
A púrpura senil acontece como consequência do envelhecimento natural do organismo devido à maior fragilidade e permeabilidade dos vasos sanguíneos, fazendo com que os vasos se rompam mais facilmente e leve ao aparecimento das manchas roxas e vermelhas na pele.
Além disso, alguns fatores podem aumentar a chance do aparecimento da púrpura senil, como exposição solar frequente e prolongada, uso de acetilsalicílico, medicamentos esteroides ou anticoagulantes, e doenças como diabetes, lúpus e artrite reumatoide.
Como é feito o tratamento
De forma geral, não é necessário realizar tratamento, já que a púrpura senil não representa risco para a saúde e nem é sinal de que está acontecendo ou há maior risco de hemorragia.
Porém, para diminuir o aparecimento das manchas, é indicado que a pessoa use protetor solar diariamente, principalmente nas áreas mais expostas, além de cremes e pomadas com vitamina K e/ ou C, que ajudam a diminuir as manchas mais rapidamente.