Pústula é uma pequena bolha na pele, com 5 a 10 mm, que contém pus no seu interior e pode causar sintomas como dor e/ou desconforto, inchaço, vermelhidão e sensação de calor, no local em que surge.
Normalmente, a pústula é causada por uma inflamação na pele devido a infecções, como foliculite ou impetigo. No entanto, também é comum ser provocada por acne, especialmente em pessoas mais jovens.
Em caso de suspeita de pústula na pele, é recomendado consultar um dermatologista, principalmente em caso de sintomas intensos ou pústulas frequentes. O tratamento pode envolver manter o local limpo, evitar mexer na pústula e medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios, dependendo da sua causa.
Principais sintomas
Os principais sintomas de pústula são:
- Pequena bolha na pele contendo pus;
- Dor e/ou desconforto no local, especialmente ao toque;
- Inchaço e vermelhidão na pele;
- Sensação de calor na região afetada.
Embora as pústulas possam surgir em qualquer parte do corpo, são mais comuns em locais como face, peito e costas. Além disso, especialmente nos casos em que existe infecção na pele, os sintomas podem ser mais intensos e também surgir febre.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de pústula é feito pelo dermatologista baseado nas características das lesões na pele, sendo comum também ser feito o exame de dermatoscopia, em que se usa um tipo de lupa, para avaliar as lesões com mais detalhes e confirmar o diagnóstico. Veja como é feita a dermatoscopia.
Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o dermatologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Além disso, o médico também leva em consideração o histórico de saúde da pessoa, medicamentos utilizados e, algumas vezes, o resultado de exames como a cultura das secreções da pústula para identificar a sua causa e indicar o tratamento mais adequado.
Possíveis causas
As principais causas de pústula são:
- Acne;
- Rosácea;
- Foliculite;
- Impetigo;
- Candidíase na pele;
- Psoríase.
Embora a pústula possa ser um sinal de infecção da pele devido a bactérias, vírus ou fungos, por exemplo, especialmente em adolescentes e adultos jovens, pode indicar acne, surgindo devido à obstrução dos poros na pele. Entenda melhor o que é acne.
Como é feito o tratamento
Na maioria das vezes, o tratamento da pústula é feito com medidas, como lavar a pele com água e sabão, evitar aplicar produtos irritantes no local, como cosméticos, e não tocar ou espremer a pústula, para evitar que a pele infeccione e permitir que se recupere naturalmente.
Dependendo da causa da pústula, o médico também pode indicar o uso de antibióticos ou antifúngicos se existir infecção e medicamentos para reduzir a produção de óleo pela pele, evitar o desenvolvimento de bactérias e controlar a inflamação em caso de acne, por exemplo. Conheça mais opções de tratamento para acne.
Além disso, algumas doenças como rosácea e psoríase, podem necessitar de tratamentos específicos, envolvendo medicamentos, como anti-inflamatórios e/ou imunossupressores, para controlar os sintomas.