Pernas inchadas: 11 causas e o que fazer

O inchaço na perna pode ser causado por doenças crônicas, gravidez, uso de medicamentos, trombose, artrite, celulite infecciosa, pancadas, ficar muito tempo em pé ou sentado, ou ser consequência do envelhecimento.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Nos casos em que a perna inchada é acompanhada por outros sintomas, como dor intensa e dificuldade para movimentar a perna, é importante que o médico seja consultado, já que pode ser sinal de algum problema de saúde que deve ser tratado adequadamente.

O tratamento para a inchaço na perna varia de acordo com a causa, podendo ser recomendado pelo médico o uso de medicamentos específicos e/ ou alteração nos hábitos alimentares e de vida e uso de meias de compressão.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de pernas inchadas são:

1. Ficar muito tempo de pé ou sentado

Estar muito tempo de pé durante o dia ou passar várias horas sentado, especialmente com as pernas cruzadas, dificulta o trabalho das veias das pernas para transportar o sangue de volta para o coração e, por isso, o sangue acumula-se nas pernas, aumentando o inchaço ao longo do dia.

O que fazer: evitar ficar mais de 2 horas de pé ou sentado, fazendo pequenos intervalos para fazer alongamentos e movimentar as pernas. Além disso, no final do dia, pode-se ainda fazer uma massagem nas pernas ou elevá-las acima do nível do coração, para facilitar a circulação.

2. Gravidez

A gravidez é uma das principais causas de pernas inchadas em mulheres entre os 20 e os 40 anos, pois, nesta fase da vida da mulher, há aumento da quantidade de sangue no organismo. Além disso, o crescimento do útero também dificulta a circulação de sangue nas pernas, promovendo o seu acúmulo, especialmente após o 5º mês de gestação.

O que fazer: é recomendado utilizar meias de compressão e fazer caminhadas leves durante dia para promover a circulação sanguínea. Além disso, sempre que a mulher estiver sentada ou deitada, deve elevar as pernas com a ajuda de um travesseiro ou um banco, por exemplo. Confira outras dicas para aliviar as pernas inchadas na gravidez.

3. Envelhecimento

O inchaço nas pernas é mais frequente em pessoas idosas, porque com o avanço da idade, as válvulas presentes nas veias das pernas, que ajudam o sangue a circular, vão se tornando mais fracas, dificultando o retorno do sangue para o coração e provocando o seu acúmulo nas pernas.

O que fazer: evitar estar muito tempo sentado ou de pé, fazendo pequenos intervalos durante o dia para elevar as pernas. Além disso, quando o inchaço é muito grande, pode ser necessário consultar o clinico geral e investigar outras causas de inchaço nas pernas, como pressão alta, e assim tomar remédios que ajudam a eliminar o excesso de líquidos, como é o caso da furosemida, por exemplo.

4. Uso de remédios

Alguns remédios, como a pílula anticoncepcional, medicamentos utilizados no tratamento da diabetes, alguns remédios para pressão alta, remédios para aliviar situações dolorosas ou remédios usados na terapia de reposição hormonal, por exemplo, podem provocar a retenção de líquidos e, consequentemente, levar ao acúmulo de líquidos nas pernas, aumentando o inchaço.

O que fazer: é recomendado consultar o médico que prescreveu o medicamento de forma a perceber se o inchaço está a ser provocado pelo tratamento e, assim, poder ser indicada a troca ou suspensão do medicamento. Caso o inchaço persista, é importante consultar o médico novamente.

5. Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca pode fazer com que o coração não bombeie corretamente, provocando acúmulo de líquidos nas pernas, assim como falta de ar, cansaço ao realizar esforços, tosse seca persistente, chiado no peito e palpitações.

Leia também: Insuficiência cardíaca: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/insuficiencia-cardiaca

Essa alteração pode ser causada por pressão alta, doenças coronarianas, arritmia cardíaca ou má formações congênitas.

O que fazer: é importante que o cardiologista seja consultado para que seja feita uma avaliação e exames que confirmem o diagnóstico e o tipo de insuficiência cardíaca. O tratamento pode envolver o uso de medicamentos, mudança na alimentação, realização de cirurgia cardíaca ou, nos casos mais graves, transplante de coração.

6. Insuficiência renal crônica

Uma das principais funções dos rins é eliminar o excesso de líquidos do corpo. Quando não estão funcionando corretamente, os líquidos podem ficar acumulados na perna, como pode ocorrer no caso da insuficiência cardíaca.

O inchaço das pernas pode ocorrer ao longo do dia e piorar ao longo da noite. Além disso, podem ser notados outros sintomas como náuseas, vômitos, mal estar geral, cansaço excessivo, perda de apetite e alterações na quantidade de urina.

Leia também: Insuficiência renal: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/insuficiencia-renal

O que fazer: é importante que o nefrologista seja consultado para que o tratamento seja iniciado rapidamente, evitando danos irreversíveis aos rins. Assim, o médico pode indicar o uso de medicamentos, alterações na alimentação e, nos casos mais graves, transplante renal.

7. Problemas hepáticos

O fígado produz proteínas, como a albumina, que ajuda a manter o equilíbrio de líquidos. Quando há alterações no funcionamento do fígado, os líquidos ficam acumulados no corpo, incluindo as pernas.

Alguns problemas hepáticos que podem causar essa situação são a insuficiência hepática e a cirrose. Alguns sintomas que podem surgir, além do inchaço nas pernas, são náuseas, vômitos, cansaço, cor amarelada na pele, sangramento fácil e inchaço abdominal.

O que fazer: é recomendado que o clínico geral  ou hepatologista seja consultado para que sejam indicados exames que avaliem a função do fígado.

Leia também: 13 exames para avaliar o fígado (e como é o preparo) tuasaude.com/exames-para-o-figado

8. Trombose venosa profunda (TVP)

A trombose de membros inferiores pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum em idosos e pessoas com história na família, e pode ser desencadeada por outros fatores como ter problemas de coagulação, passar muito tempo com um membro imóvel, fazer uso de cigarro, estar grávida ou até pelo uso de anticoncepcionais, principalmente em mulheres que têm problemas de coagulação.

Além do inchaço em uma perna, que começa rapidamente, a trombose venosa profunda também pode causar dor intensa, dificuldade de mexer a perna e vermelhidão. Veja como identificar uma trombose venosa profunda.

O que fazer: é aconselhado procurar um pronto-socorro para que seja avaliado, se solicitem exames para saber a causa da trombose e ser medicado o mais rápido possível, evitando evolução com complicações.

9. Pancadas

Pancadas fortes nas pernas, como cair ou sofrer um pontapé durante um jogo de futebol, por exemplo, podem provocar rompimento de pequenos vasos sanguíneos e inflamação da perna. Nestes casos, o inchaço é acompanhado de dor intensa no local, mancha negra, vermelhidão e calor, por exemplo.

O que fazer: deve-se aplicar uma compressa fria na região machucada para reduzir o inchaço e aliviar a dor e, caso a dor não melhore ou desapareça após 1 semana, deve-se consultar um ortopedista.

10. Artrite

A artrite é uma inflamação das articulações mais comuns em idosos, que pode provocar inchaço da pernas, principalmente em locais com articulação, como joelho, tornozelo ou quadril, sendo geralmente acompanhado por sintomas como dor, deformidade e dificuldade em executar movimentos. Conheça outros sintomas da artrite.

O que fazer: pode-se aplicar uma pomada anti-inflamatória para aliviar o inchaço e a dor, mas o ideal é consultar um reumatologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado, que pode ser feito com remédios, fisioterapia e, em casos mais severos, pode ser necessário recorrer a cirurgia.

11. Celulite infecciosa

A celulite é uma infecção das células das camadas mais profundas da pele e, normalmente, surge quando se tem uma ferida na perna que fica infectada. Os sintomas mais comuns, além do inchaço, incluem vermelhidão intensa, febre acima de 38ºC e dor muito forte. Saiba quais as causas e como tratar a celulite infecciosa.

O que fazer: deve-se ir ao pronto-socorro caso os sintomas se mantenham por mais de 24 horas para fazer o diagnóstico do problema e iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com antibióticos.

Confira no vídeo a seguir algumas estratégias que podem ajudar a tratar as pernas inchadas de forma natural:

Tratamento caseiro para PÉS INCHADOS

03:50 | 2.594.236 visualizações

Vídeos relacionados

Tratamento caseiro para PÉS INCHADOS

03:50 | 2.594.236 visualizações