Qual o médico que trata? (20 especialidades mais comuns)

Existem mais de 55 especialidades médicas e por isso é importante saber qual médico procurar para ter um tratamento especializado.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Urologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Geralmente, o clínico geral é o médico mais indicado para fazer um check-up ou para iniciar o diagnóstico e o tratamento de doenças. Quando existe algum problema ou doença que necessite de um tratamento mais específico, o clínico geral normalmente faz o encaminhamento para a especialidade mais adequada.

Imagem ilustrativa número 1

A seguir indica qual é o melhor médico que deve tratar algumas das doenças mais comuns:

Especialidades médicas mais comuns

As especialidades médicas mais comuns incluem:

1. Psiquiatra

A psiquiatria é a especialidade que trata dos diversos transtornos psicológicos como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, transtorno alimentar, esgotamento nervoso, esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo, distúrbios de personalidade, hipocondria, estresse pós traumático, dependência química ou síndrome de Borderline, por exemplo.

Este médico está habilitado para receitar medicamentos como ansiolíticos, antidepressivos ou antipsicóticos, por exemplo, e em alguns casos, pode fazer acompanhamento psicoterápico ou trabalhar em conjunto com um psicólogo para dar um tratamento integral à pessoa.

2. Urologista

O urologista é o médico que trata doenças relacionadas aos rins, bexiga, uretra de homens e mulheres, e de problemas masculinos dos testículos e pênis.

Este é o médico que deve realizar o exame da próstata, além de ser também a especialidade indicada para tratar impotência masculina, incontinência urinária, infertilidade, candidíase, fimose, prostatite ou balanopostite, por exemplo.

Além disso, o urologista também faz diagnóstico e tratamento de DST masculina, como HPV, gonorréia, herpes genital, sífilis, tricomoníase, cancro mole ou doença inflamatória pélvica.

O urologista também é responsável pela cirurgia de transplante de rins.

3. Oftalmologista

O oftalmologista é o médico que cuida da saúde e das doenças relacionadas aos olhos como, glaucoma, degeneração macular, descolamento de retina, hordéolo, pterígio, lesões nos olhos ou câncer nos olhos.

Além disso, o oftalmologista é o médico que faz o diagnóstico e prescreve receita de óculos para problemas de visão como miopia, hipermetropia, presbiopia ou estrabismo, por exemplo.

Essa especialidade médica também é apta a fazer cirurgias nos olhos e transplante de córnea.

Imagem ilustrativa número 2

4. Endocrinologista

Esta especialidade trata de problemas relacionados com o funcionamento das glândulas endócrinas como tireóide, pâncreas, hipófise ou suprarrenal, que podem causar doenças como hiper ou hipotireoidismo, diabetes, prolactinoma ou feocromocitoma.

Geralmente, as avaliações médicas são feitas através de exames laboratoriais para medir os níveis de hormônios no sangue, assim como exames de imagem para confirmar o diagnóstico como ultrassom ou tomografia computadorizada, por exemplo.

Veja mais informações sobre quando ir ao endocrinologista.

5. Pediatra

O pediatra é o médico que trata da saúde e de problemas relacionados com crianças, desde o nascimento até os 18 anos de idade.

Esta especialidade é responsável pela avaliação integral do desenvolvimento da criança e do adolescente, desde vacinas, alimentação, desenvolvimento psicomotor até o tratamento de doenças como infecções comuns da infância.

É importante consultar o pediatra caso a criança apresente sinais e sintomas como diarréia, febre que não melhora, irritação no bebê ou para tirar dúvidas sobre a alimentação do recém nascido para evitar complicações e garantir a saúde da criança e do adolescente.

6. Ortopedista

A ortopedia é a especialidade que cuida de doenças na coluna ou nos ossos como hérnia de disco, bico de papagaio, entorses, artrite e artrose, por exemplo.

Além disso, ortopedista pode tratar fraturas ósseas e realizar cirurgia ortopédica.

Imagem ilustrativa número 3

7. Gastroenterologista

A gastroenterologia é a especialidade médica que trata problemas que afetam o trato gastrointestinal e que inclui esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado, fígado, vesícula biliar e pâncreas.

Assim, as doenças mais comuns tratadas pelo gastroenterologista são gordura no fígado, gastrite, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, hepatite, cirrose, pancreatite ou câncer de estômago, esôfago, fígado ou intestino.

O gastroenterologista também é o médico que, geralmente, faz o diagnóstico de intolerância ao glúten e o encaminhamento para o nutrólogo ou nutricionista para as mudanças na alimentação necessárias nessa doença.

8. Otorrinolaringologista

Esta especialidade trata de problemas relacionados com a garganta, ouvidos e nariz, como faringite, rouquidão, labirintite, problemas no nariz, laringite, amigdalite ou adenoides inchados, por exemplo.

Além disso, o otorrinolaringologista também pode tratar o ronco e a apnéia do sono que, geralmente, inclui outras especialidades como pneumologista e neurofisiologista.

9. Proctologista

É o médico que trata de doenças que afetam o intestino grosso, reto e ânus, como hemorróidas, fissura anal ou fístula anal.

O proctologista pode realizar exame de toque retal, fazer a avaliação clínica e, em alguns casos, solicitar exames como anoscopia, retossigmoidoscopia, colonoscopia e biópsias. Essa especialidade médica também está apta a realizar cirurgia como videolaparoscopia colorretal, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 4

10. Ginecologista-obstetra

O ginecologista é o médico que trata doenças relacionados com o aparelho reprodutor feminino, como candidíase, corrimento vaginal, ovário policístico, endometriose, mioma uterino ou infecção urinária na mulher.

Além disso, essa especialidade também trata DST em mulheres como HPV, herpes genital, gonorreia ou sífilis, por exemplo.

Os exames realizados pelo ginecologista podem incluir papanicolau ou colposcopia e, alguns exames de imagem podem ser solicitados como ultrassom, ressonância magnética ou histerossalpingografia.

O ginecologista, também conhecido como ginecologista-obstetra, é o médico responsável pelo acompanhamento da mulher grávida e pode solicitar exames como ultrassom, análises de sangue ou urina, além de avaliar o desenvolvimento do bebê e a saúde da mulher até o parto.

11. Dermatologista

O dermatologista é o médico que trata das doenças de pele, cabelo e unhas, como unha encravada, herpes zoster, acne, excesso de suor, queda de cabelo, dermatite, alergia de pele, fungos nas unhas ou câncer de pele, por exemplo.

Além disso, o dermatologista pode realizar procedimentos estéticos como depilação a laser, peeling, aplicação de botox ou preenchimento com ácido hialurônico.

12. Nefrologista

A nefrologia é a especialidade médica que diagnostica e trata problemas relacionados com os rins, como pedra nos rins, infecção urinária grave ou insuficiência renal, por exemplo.

O nefrologista é o médico faz o acompanhamento e tratamento da hemodiálise e do transplante dos rins.

Imagem ilustrativa número 5

13. Reumatologista

O reumatologista é o médico que trata doenças reumáticas ou autoimunes das articulações, ossos, tendões, ligamentos ou músculos como fibromialgia, tendinite, artrite reumatóide, osteoartrose, lúpus eritematoso sistêmico, gota, febre reumática, osteoporose ou espondilite anquilosante, por exemplo.

14. Cirurgião

Esta especialidade médica é responsável pela realização de procedimentos cirúrgicos, principalmente no abdômen. Porém, existem outras especialidades cirúrgicas como neurocirurgião, cirurgião cardiotorácico, cirurgião oncológico ou cirurgião pediatra, por exemplo, que fazem a cirurgia em regiões específicas dependendo do tipo de doença.

15. Cardiologista

O cardiologista é o médico que trata de problemas relacionados ao coração ou à circulação sanguínea, como pressão alta, arritmia cardíaca, infarto ou insuficiência cardíaca. Veja mais situações em que o cardiologista deve ser consultado.

Além disso, o essa especialidade pode solicitar exames para avaliação da saúde do coração como teste ergométrico, ecocardiograma, eletrocardiograma ou ressonância magnética do coração, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 6

16. Pneumologista

O pneumologista é o médico que trata de doenças que afetam os pulmões, como asma, bronquite, pneumonia, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema pulmonar, fibrose cística, tuberculose ou câncer de pulmão, por exemplo.

Esta especialidade pode realizar exames de espirometria ou broncoscopia.

17. Angiologista

O angiologista é o médico que trata doenças circulatórias que afetam artérias, veias e vasos linfáticos como varizes nas pernas, trombose, flebite ou aneurismas.

Esta especialidade está apta a fazer cirurgia vascular que inclui a secagem de varizes nas pernas, correções de aneurismas arteriais ou colocação de stent em obstruções arteriais, por exemplo.

18. Neurologista

O neurologista é o médico que trata problemas relacionados ao sistema nervoso como doenças de Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla, distúrbios do sono, dor de cabeça, epilepsia, traumatismo cerebral, esclerose lateral amiotrófica ou síndrome de Guillain-Barré, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 7

19. Alergologista ou imunoalergologista

A alergologia ou imunoalergologia é a especialidade que trata de alergias em qualquer parte do corpo e podem ser alergia respiratórias como rinite alérgica, alergia de pele como dermatite, alergias alimentares como alergia ao camarão ou amendoim, por exemplo.

20. Hepatologista

O hepatologista é o médico que cuida do fígado e por isso é a especialidade indicada para quando existem problemas que afetam este órgão como cirrose, gordura no fígado, icterícia, pancreatite, hepatite ou câncer de fígado, por exemplo.

Além disso, essa especialidade médica é responsável pela cirurgia e tratamento do transplante do fígado.