A grávida, geralmente, sente o bebê mexendo pela primeira vez na barriga entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, ou seja, no final do 4º mês ou durante o 5º mês de gravidez. Porém, na segunda gravidez, é normal a mãe sentir o bebê mexer mais cedo, entre o final do 3º mês e o início do 4º mês de gestação.
A sensação do bebê mexendo pela primeira vez pode ser parecida com bolhas de ar, borboletas voando, peixe nadando, gases, fome ou ronco no estômago, segundo a maioria das "mães de primeira viagem". A partir do 5º mês, entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, a grávida começa a sentir esta sensação mais vezes e consegue saber com certeza que é o bebê está mexendo.
É normal ainda não ter sentido o bebê mexer?
Na gravidez do primeiro filho, é normal que a mãe ainda não tenha sentido o bebê mexer pela primeira vez, pois esta é uma sensação diferente e totalmente nova, que muitas vezes é confundida com gases ou cólicas. Assim, a "gestante de primeira viagem" pode sentir o bebê mexendo pela primeira vez apenas após o 5º mês de gestação.
Além disso, as grávidas que estão acima do peso ou que têm muita gordura abdominal, também podem ter mais dificuldade em sentir o bebê mexendo pela primeira vez durante este período, isto é, entre o final do 4º mês e durante o 5º mês de gravidez.
Para diminuir a ansiedade e verificar se o bebê está se desenvolvendo normalmente, a grávida deve consultar o obstetra que está acompanhando a gravidez caso não sinta o bebê mexendo depois das 22 semanas de gestação, ou seja, do 5º mês de gravidez. Veja como está o desenvolvimento do bebê com 22 semanas.
O que fazer para sentir o bebê mexer
Para sentir o bebê se mexendo, uma ótima dica é deitar de barriga para cima, depois de jantar, sem mexer muito, prestando atenção no bebê, pois a maioria das gestantes relata que é mais frequente sentir o bebê durante a noite. Para conseguir sentir o bebê é importante que a grávida esteja relaxada enquanto se mantém nesta posição.
Para aumentar as chances de sentir o bebê se mexendo, a grávida pode ainda elevar as pernas, mantendo-as mais altas que o quadril.
É normal deixar de sentir o bebê mexendo?
É possível a gestante sentir o bebê mexendo menos vezes em alguns dias ou mais vezes em outros, dependendo da sua alimentação, do seu estado de espírito, da sua atividade diária ou do grau de cansaço.
Desta forma, é importante que a grávida esteja atenta ao ritmo de movimentos do bebê e se notar uma diminuição drástica na sua quantidade, principalmente se for uma gravidez de risco, deve consultar o obstetra para verificar se o bebê está se desenvolvendo corretamente.