O pediatra é um médico especialista no cuidado de crianças desde o nascimento até a idade adulta, que tem o conhecimento geral necessário para agir na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças nessa faixa de idade, como resfriados, gastroenterite e asma.
A especialidade de pediatria também é responsável por orientar a vacinação, acompanhar o ganho de peso, crescimento e desenvolvimento das habilidades das crianças. Além disso, o pediatra é importante para orientar a família e encaminhar a criança a outros profissionais sempre que necessário para que receba todo apoio preciso em cada etapa da vida até a idade adulta.
O objetivo do pediatra é garantir que as crianças desenvolvam todo o seu potencial e se tornem adultos independentes e capazes de decidir sobre seu futuro.
O que faz um pediatra
Algumas doenças que o pediatra pode tratar incluem:
- Resfriados;
- Diarreia;
- Infecções de garganta;
- Infecções urinárias;
- Asma e bronquite;
- Bronquiolite;
- Pneumonia;
- Verminoses;
- Constipação;
- Dermatite atópica;
- Micoses.
O pediatra também é responsável por orientar a amamentação dos bebês e introdução de novos alimentos, consumo de fórmulas infantis, avaliar o crescimento, desenvolvimento e vacinação.
Muitas vezes o pediatra trabalha em conjunto com diferentes especialidades médicas e profissionais da saúde como fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas, coordenando os tratamentos da criança.
Até que idade atende
A idade que o pediatra atende geralmente vai desde o nascimento até os 21 anos, de forma que o acompanhamento da criança se inicia ao nascimento e se estende pela infância e adolescência até a idade adulta.
No entanto, há exceções, como no caso de crianças com necessidades especiais, e nessas situações a continuidade do cuidado após os 21 anos de idade pode variar de um médico para o outro.
Quando marcar consulta
É importante consultar um pediatra na presença de sintomas como:
- Febre alta (acima de 38ºC), principalmente em bebês;
- Chiado no peito, cansaço para respirar ou respiração muito acelerada;
- Sonolência excessiva ou dificuldade para se manter acordado e falta de vontade de brincar;
- Pouca urina;
- Dificuldade de alimentar a criança;
- Diarreia ou sangue nas fezes;
- Vômitos com sangue.
Nestes casos, é importante consultar um pediatra assim que possível porque esses sintomas podem indicar doenças graves, como infecções respiratórias, asma, gastroenterite ou meningite.
Consultas de rotina com o pediatra
É importante ter uma rotina para levar a criança ao pediatra, porque é esse acompanhamento que permite avaliar seu crescimento, desenvolvimento, esclarecer dúvidas e orientar a família quanto aos cuidados em cada fase.
A frequência das consultas de rotina com o pediatra geralmente varia de acordo com a idade:
Bebês de 0 a 2 anos
Nesta idade, é importante que ocorra pelo menos uma consulta ainda na primeira semana após o nascimento. Após este período, é recomendado que até os 6 meses de idade a criança vá ao pediatra pelo menos 1 vez ao mês e, depois, tenha uma consulta aos 9 e outra aos 12 meses de idade.
Após o primeiro ano de vida, as consultas geralmente ocorrem aos 15, 18 e 24 meses de idade.
Crianças de 2 a 4 anos
Após completar 2 anos de idade, é recomendado consultar o pediatra pelo menos 1 vez a cada 6 meses até os 4 anos.
Crianças e adolescentes de 4 a 19 anos
Depois que a criança completa 4 anos, as consultas tendem a ocorrer pelo menos 1 vez ao ano.