O uso da insulina deve ser recomendado pelo endocrinologista de acordo com o tipo de diabetes que a pessoa possui, podendo ser indicada a aplicação da injeção todos os dias antes das principais refeições, no caso da diabetes do tipo 1, ou quando os remédios antidiabéticos começam a não ter efeito, no caso da diabetes do tipo 2.
Além disso, de acordo com os níveis de glicose no sangue antes das refeições, o médico pode recomendar a aplicação da injeção para promover a diminuição dos níveis de glicose, principalmente se a glicemia se mantiver superior a 200 mg/dL.
Não se deve usar a insulina sem prescrição médica ou quando o diabético quiser porque comeu mais açúcar, pois o uso indevido da insulina pode causar tremores, confusão mental, visão embaçada ou tonturas, que são característicos de hipoglicemia. Saiba reconhecer os sintomas de hipoglicemia.
Quando a insulina é indicada
A insulina deve ser iniciada assim que for confirmada a diabetes pelo médico através do exame de glicemia em jejum, teste de tolerância oral à glicose (TOTG) e dosagem de hemoglobina glicada.
No caso da diabetes do tipo 1, em que há ausência da produção de insulina devido a alterações nas células do pâncreas responsáveis pela produção desse hormônio, o uso de insulina deve começar imediatamente para que seja possível prevenir as complicações da diabetes.
No caso da diabetes do tipo 2, que acontece como consequência de fatores genéticos e ambientais, como alimentação inadequada e sedentarismo, por exemplo, o uso de insulina só é indicado pelo médico quando o uso de remédios hipoglicemiantes não é suficiente, sendo então necessária a aplicação de injeção de insulina para controlar os níveis de glicose no sangue.
Calculadora da glicemia
Para saber o risco de diabetes e a possibilidade de usar insulina, selecione o exame realizado e insira o resultado do seu exame:
Como o diabético deve tomar a insulina
Inicialmente, o tratamento com insulina é feito com poucas unidades, sendo normalmente indicada o uso de insulina basal, que é uma insulina de longa duração, antes de dormir, sendo também recomendado que a pessoa continue tomando os remédios antidiabéticos orais durante o dia e de acordo com a indicação do médico.
O paciente deve então, medir e registrar os níveis de açúcar no sangue em jejum, antes e após as principais refeições e também antes de dormir, por um período que pode variar entre 1 ou 2 semanas para que o médico possa definir quando e quanta insulina de ação rápida deve tomar para controlar a diabetes. Saiba como medir a glicemia ao longo do dia.
Depois do médico decidir a dose correta de insulina, o paciente deve tomar insulina regularmente, respeitando rigorosamente a prescrição médica, que pode ser ajustada com o tempo, para que a diabetes fique controlada e não evolua para complicações como problemas de visão e mau funcionamento dos rins, por exemplo. Veja como aplicar corretamente a insulina.