Quando o tampão mucoso sai pode ser um sinal de que o corpo está se preparando para o trabalho de parto, mas isso não indica necessariamente que o parto está chegando, podendo demorar horas, dias ou até 3 semanas para ocorrer.
O tampão mucoso tem consistência gelatinosa, mas sua cor pode variar desde transparente até marrom avermelhado e, embora seja raro em alguns casos a saída do tampão mucoso pode ocorrer apenas na hora do trabalho de parto. Veja para que serve e como identificar o tampão mucoso.
Desta forma, recomenda-se atenção aos sinais do trabalho de parto, como contrações frequentes e regulares ou rompimento da bolsa amniótica, pois o tempo da saída do tampão mucoso até parto é variável.
Porque o tampão mucoso sai?
A saída do tampão mucoso acontece quando a quantidade do hormônio progesterona, que está presente durante toda gestação e evita as contrações antes da hora, começa a reduzir.
A partir daí o útero fica macio e se torna mais fino, e a consequência disto é que o tampão mucoso acaba saindo, pois já não tem como se apoiar nas paredes do músculo. Confira como pode ser o aspecto do tampão mucoso e como saber se ele já saiu.
O que fazer até o trabalho de parto
Caso o tampão mucoso saia e o trabalho de parto ainda não tenha começado, indica-se a prática de atividades que podem ajudar o bebê a se encaixar na posição mais adequada para o parto, a preparar a musculatura o corpo para o parto, além de aliviar a ansiedade e o estresse que podem estar presentes.
Estas atividades são:
- Visitar o hospital ou maternidade escolhido para o parto;
- Montar a playlist de músicas do parto;
- Fazer exercícios com a bola de ioga;
- Praticar técnicas de alongamento;
- Caminhar;
- Dançar.
Durante o período que vai desde a saída do tampão mucoso até ao nascimento do bebê é importante que a grávida sinta bem estar físico e psicológico, para que o trabalho de parto se inicie naturalmente e da melhor forma possível.
A prática de exercícios físicos leves, quando não existe contraindicação médica, é capaz de liberar hormônios como a endorfina, que ajudam neste processo. Saiba algumas formas de aliviar a dor durante o trabalho de parto.
Como saber se estou em trabalho de parto?
Para saber se está em trabalho de parto, deve-se estar atenta aos sintomas, como contrações regulares a cada 5 a 10 minutos, que aumentam de intensidade com o passar do tempo, ou corrimento vaginal.
Outro sinal que a mulher deve estar atenta é o rompimento da bolsa amniótica, que pode ser percebido pela liberação de um líquido transparente ou amarelo claro e sem cheiro pela vagina, que pode sair em pequenas quantidades como um gotejamento ou sair em grandes quantidades e de forma constante. Confira outros sinais do trabalho de parto.