A conjuntivite pode durar entre 5 a 15 dias e, durante esse período, é uma infecção facilmente transmissível, especialmente enquanto duram os sintomas.
Dessa forma, é recomendado que enquanto se está com conjuntivite, se evite ir para o trabalho ou para a escola. Por isso, uma boa ideia é pedir um atestado médico quando se for à consulta, pois é muito importante se manter afastado do trabalho para evitar transmitir a conjuntivite para outras pessoas.
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva do olho que pode ser causada por bactérias, vírus ou ser consequência de alergia, e causa sintomas como coceira no olho, vermelhidão, dor no olho e inchaço na pálpebra, por exemplo. Conheça mais sobre a conjuntivite.
Quanto tempo dura a conjuntivite
A duração dos sintomas depende do tipo de conjuntivite:
1. Conjuntivite viral
A conjuntivite viral dura em média 7 dias, que é o tempo que o organismo leva para combater o vírus. Assim, pessoas com um sistema imune mais forte, podem ficar curadas em apenas 5 dias, enquanto os que possuem o sistema imune mais debilitado, como idosos ou crianças, podem demorar até 12 dias para ficar curados.
Para acelerar o processo de cura, além de seguir as orientações do médico, é aconselhado tomar 2 copos de suco de laranja com acerola acabados de fazer, por dia, pois a vitamina C presente nestas frutas é ótima para ajudar nas defesas do organismo.
Leia também: Colírios para conjuntivite: principais opções (e como colocar) tuasaude.com/colirio-para-conjuntivite2. Conjuntivite bacteriana
A conjuntivite bacteriana dura em média 8 dias, mas os sintomas podem começar a diminuir logo após o segundo dia do uso do antibiótico.
Porém, para garantir a cura da doença deve-se utilizar o antibiótico pelo tempo determinado pelo médico mesmo que já não haja mais sintomas antes dessa data. Este cuidado é importante para garantir que a bactéria causadora da conjuntivite tenha sido realmente eliminada e não somente enfraquecida. Veja o que pode provocar o uso incorreto dos antibióticos.
3. Conjuntivite alérgica
A conjuntivite alérgica tem um tempo de duração muito variável, pois os sintomas da doença tendem a diminuir após o 2º dia do início de uso de um anti-histamínico. Porém, se a pessoa não tomar este medicamento e continuar exposta ao que está causando a alergia, é provável que os sintomas se mantenham por mais tempo, podendo chegar até a 15 dias, por exemplo.
A contrário dos outros tipos, a conjuntivite alérgica não é contagiosa e, por isso, não há necessidade de ficar longe da escola ou do trabalho.
Assista o vídeo seguinte e entenda como surgem os vários tipos de conjuntivite e qual o tratamento recomendado: