Quantos quilos posso engordar na gravidez?

Atualizado em abril 2023

Durante a gravidez, a mulher pode engordar entre 5 e 18 quilos durante os nove meses, ou 40 semanas de gestação. No entanto, o ganho de peso varia sempre conforme o peso corporal que a mulher tinha antes da gravidez e o tipo de gestação.

É normal ganhar peso na gravidez, já que durante esse período existem alterações físicas e hormonais que causam um aumento na retenção de líquidos, no peso do útero e no tamanho das mamas da mulher, por exemplo.

No entanto, é importante manter o peso adequado durante a gravidez, para prevenir problemas como bebês com baixo ou excesso de peso ao nascer, diabetes e  pressão alta gestacional, e obesidade infantil.

Imagem ilustrativa número 1

Quantos quilos é normal engordar na gravidez?

Durante toda a gravidez a mulher pode engordar entre 5 e 18 quilos. No entanto, esse ganho de peso varia de acordo com o peso corporal que a mulher tinha antes de engravidar e com o tipo de gestação.

Para saber quantos quilos você pode engordar na gravidez, insira seus dados na calculadora a seguir:

semanas
Erro
cm
Erro
kg
Erro
kg
Erro
Atenção: Esta calculadora não é adequada em caso de gravidez múltipla.

Caso o peso esteja acima ou abaixo do intervalo indicado, é recomendado consultar o obstetra para avaliar as possíveis causas da alteração de peso.

Como calcular o ganho de peso

Para avaliar o ganho de peso durante a gravidez, deve-se calcular o IMC antes de engravidar. Em seguida, deve-se comparar esse resultado com os valores de ganho de peso da tabela a seguir:

IMC antes da gravidez

Classificação do IMC

Ganho de peso total recomendado (gestação única) Ganho de peso total recomendado (gravidez de gêmeos)

<18,5 kg/m2

Baixo peso

De 12,5 a 18 Kg

_

De 18,5 a 24,9 kg/m2

Peso adequado

De 11,5 a 16 Kg

De 17 a 25 Kg

De 25 a 29,9 kg/m2

Sobrepeso

De 7 a 11,5 Kg

De 14 a 23 Kg

> 30  kg/m2

Obesidade

De 5 a 9 Kg

De 11 a 19 Kg

O cálculo do ganho de peso na gestação é baseado nas recomendações do Institute of Medicine (IOM), que significa “Instituto de Medicina”, em português, e que considera o IMC antes da gravidez.

Ainda não existem dados científicos para determinar o ganho de peso que as mulheres com gestações múltiplas (trigêmeos ou mais) devem ganhar. Por isso, é recomendado consultar sempre o obstetra para verificar se o peso corporal está adequado.

O que pode causar o ganho de peso

O ganho de peso durante a gravidez é causado por alterações físicas e hormonais que acontecem durante a gestação, como o aumento da retenção de líquidos e do tamanho das mamas. Além disso, o peso da mulher na gravidez também é influenciado pelo peso do feto, da placenta e do líquido amniótico.

Já o elevado ganho de peso durante a gravidez pode surgir devido à ingestão excessiva de alimentos e a falta de atividade física, por exemplo.

Como manter o peso adequado na gravidez

Para manter o peso adequado na gravidez, é recomendado manter uma alimentação saudável e variada, priorizando alimentos naturais como frutas, leguminosas, cereais integrais, laticínios e vegetais. Veja como deve ser a alimentação na gravidez.

Durante gravidez é aconselhado também praticar exercícios físicos regularmente, já que também ajudam a manter o peso sob controle. Confira alguns exercícios indicados na gravidez.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin algumas dicas para manter o peso na gravidez:

youtube image - Como não engordar na gravidez

Vídeos relacionados