Nódulo no pulmão é perigoso? Sintomas, causas e tratamento

O nódulo no pulmão é uma mancha com menos de 3 cm que normalmente não causa sintomas e que pode ser identificada em exames de imagem de rotina, como radiografia ou tomografia de tórax.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pneumologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Na maioria das vezes, o nódulo no pulmão não é considerado perigoso, sendo causado por condições benignas, como malformação de vasos ou após infecções pulmonares. No entanto, o nódulo no pulmão também pode indicar câncer, especialmente em pessoas que fumam ou já fumaram.

Em caso de nódulo no pulmão, é sempre recomendado consultar um pneumologista. O tratamento do nódulo depende da causa identificada e, algumas vezes, pode envolver apenas o acompanhamento regular por meio de exames de imagem.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

O nódulo no pulmão pode estar associado a sintomas como tosse, cansaço fácil ou falta de ar, por exemplo. No entanto, o mais comum é que o nódulo não cause qualquer tipo de sintoma, sendo identificado durante exames de rotina, como raio X de tórax ou tomografia computadorizada.

Teste online de sintomas 

O nódulo no pulmão pode indicar câncer em alguns casos. Para saber quais as chances de ter câncer de pulmão, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Tosse persistente que começou recentemente ou que tem piorado
  2. 2. Sensação de falta de ar
  3. 3. Catarro com sangue
  4. 4. Perda de peso sem causa aparente
  5. 5. Cansaço excessivo
  6. 6. Perda do apetite
  7. 7. Fuma há mais de 20 anos ou parou de fumar há menos de 15 anos
  8. 8. Idade acima de 50 anos

Este teste é apenas uma ferramenta de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um pneumologista ou clínico geral.

O que pode ser o nódulo no pulmão

O nódulo no pulmão pode ser causado por:

  • Infecções no pulmão, como tuberculose ou pneumonia bacteriana ou fúngica;
  • Sequela de infecções pulmonares anteriores;
  • Atelectasia;
  • Acúmulo de secreção no pulmão;
  • Malformação de vasos;
  • Cisto broncogênico;
  • Hamartoma;
  • Câncer de pulmão.

Quando a mancha encontrada no pulmão é um nódulo, é importante que a causa seja identificada para que o tratamento mais adequado possa ser indicado. Confira outras causas de mancha no pulmão.

Nódulo no pulmão pode ser COVID-19?

O nódulo no pulmão pode ser causado por COVID-19 em alguns casos. No entanto, as alterações no pulmão provocadas por esta infecção geralmente têm uma aparência diferente.

Como saber se o nódulo no pulmão é câncer

Para saber se um nódulo no pulmão é câncer, o pneumologista geralmente pede outros exames, como tomografia computadorizada ou pet-scan, para analisar as características do nódulo. 

No entanto, o diagnóstico somente é confirmado por meio da biópsia, que pode ser feita por punção aspirativa por agulha guiada por tomografia, broncoscopia ou cirurgia.

Os nódulos no pulmão que têm maior risco de ser câncer tendem a ser maiores, aumentar de tamanho com o tempo, ter formato irregular e calcificações localizadas mais próximas das suas bordas. Além disso, o risco de câncer geralmente é maior em pessoas com histórico de tabagismo ou câncer de pulmão anterior.

Assista ao vídeo a seguir, com a Dra Clarissa Baldotto, para saber quando é câncer de pulmão:

Primeiros sintomas de CÂNCER DE PULMÃO (como identificar)

05:50 | 28.028 visualizações

Nódulo calcificado no pulmão pode ser câncer?

O nódulo calcificado no pulmão pode ser indicativo de câncer em alguns casos e o risco depende da aparência da calcificação. Quando são encontrados nódulos no pulmão completamente calcificados ou com calcificação central, por exemplo, o risco de câncer tende a ser menor.

Marque uma consulta com o pneumologista mais próximo para avaliar as alterações no pulmão:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o nódulo no pulmão nem sempre é necessário, mas dependendo da causa, pode envolver o uso de antibióticos, radioterapia e cirurgia. 

Além disso, dependendo das características do nódulo e histórico de saúde da pessoa, pode ser indicado o acompanhamento por meio de exames de imagem, como a tomografia computadorizada, antes de ser indicada a biópsia e o tratamento específico.

Alguns nódulos desaparecem ao longo do tempo, sem que seja necessária nenhuma intervenção.

Caso sejam verificadas alterações que possam indicar câncer de pulmão, a biópsia do nódulo geralmente é necessária para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento do câncer. Veja como é feito o tratamento do câncer no pulmão.

Nódulo no pulmão tem cura?

Dependendo da causa identificada, o nódulo no pulmão pode ser curado. No entanto, mesmo quando o nódulo não desaparece, normalmente não é considerado um problema grave, especialmente se não existir o risco de ser câncer.

É muito importante lembrar também que existe rastreamento para o câncer de pulmão. Desta forma, pessoas que tenham entre 50-80 anos, que fumam ou que pararam de fumar há menos de 15 anos, e que tenham fumado pelo menos 1 maço de cigarros por dia, por pelo menos 20 anos, devem fazer anualmente uma tomografia computadorizada de tórax com baixa dose de radiação. Este exame pode identificar nódulos pulmonares precocemente, com maior chance de cura.

Vídeos relacionados

Primeiros sintomas de CÂNCER DE PULMÃO (como identificar)

05:50 | 28.028 visualizações