Para combater a queda de cabelo no pós-parto, deve-se ter uma alimentação saudável rica em proteínas, vitaminas e minerais, massagear o couro cabeludo e escovar os cabelos diariamente.
A queda de cabelo depois da gravidez é normal devido as alterações hormonais dessa fase, e pode começar por volta dos 3 a 6 meses após o nascimento do bebê e, geralmente, melhora após 1 ano.
Se depois desse período a queda de cabelo continuar, deve-se consultar o dermatologista para fazer o tratamento mais adequado e que não interfira na amamentação.

12 dicas para queda de cabelo pós parto
Algumas dicas para diminuir a queda de cabelo no pós-parto são:
1. Aumentar o consumo de proteínas
Durante o pós-parto, principalmente se a mulher está amamentando, deve-se ter uma alimentação nutritiva e variada para fornecer todos os nutrientes para a mãe e o bebê.
Um dos alimentos que devem ser incluído na alimentação é a proteína, que também ajuda a combater a queda de cabelo pós-parto.
Isso porque as proteínas são fonte de aminoácidos para a produção de queratina, que uma das principais estruturas do fio de cabelo.
Desta forma, é recomendado incluir na dieta alimentos como ovos, carnes magras, peixes ou leguminosas, por exemplo. Veja a lista completa de alimentos ricos em proteínas.
Leia também: Alimentação no pós-parto: o que comer e o que evitar tuasaude.com/alimentacao-pos-parto2. Consumir zinco
O zinco é essencial para reduzir a queda de cabelo pós-parto, pois é um mineral que participa da síntese de queratina, melhorando o desenvolvimento, reparo e fortalecimento dos fios.
Desta forma, é recomendado incluir na dieta alimentos como castanha do pará e carne bovina magra, por exemplo. Veja todos os alimentos ricos em zinco.
Leia também: 11 alimentos para queda de cabelo (com receitas) tuasaude.com/alimentos-contra-queda-de-cabelo3. Comer alimentos ricos em ferro
O ferro é um mineral essencial no pós-parto para evitar o desenvolvimento da anemia, o que dificulta a oxigenação dos tecidos no corpo, inclusive do couro cabeludo.
Isso pode levar ao desenvolvimento do eflúvio telógeno que resulta na queda excessiva do cabelo no pós-parto. Entenda o que é eflúvio telógeno.
Assim, é recomendado consumir alimentos ricos em ferro, como feijão, beterraba e salsinha, por exemplo.
Leia também: 27 alimentos ricos em ferro (e principais benefícios) tuasaude.com/alimentos-ricos-em-ferro4. Massagear o couro cabeludo
Massagear o couro cabeludo, de forma suave, ajuda a aumentar a circulação sanguínea na região, estimulando os folículos pilosos e o crescimento dos fios de cabelo.
Essa massagem deve ser feita suavemente com a ponta dos dedos, e movimentos suaves durante 5 a 10 minutos.
5. Consumir vitamina A
A vitamina A também é essencial para os fios de cabelo, pois nutre os folículos pilosos, evitando a queda de cabelo pós-parto e estimulando o crescimento de novos fios.
Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como cenoura crua e espinafre, por exemplo. Veja a lista completa de alimentos ricos em vitamina A.
Leia também: 11 alimentos para fortalecer o cabelo (com opção de cardápio) tuasaude.com/alimentos-para-fortalecer-o-cabelo6. Tomar suplementos pós-natal
Tomar suplementos pós-natais é fundamental para fornecer todos os nutrientes para a mulher e favorecer a amamentação.
Esses suplementos possuem vitaminas e minerais essenciais para essa fase da vida da mulher, ajudando também na queda de cabelo pós-parto.
Os suplementos pós-natal geralmente possuem vitaminas do complexo B, ferro, ácido fólico, ômega-3, vitamina D e cálcio, por exemplo, e devem ser usados com indicação do obstetra.
7. Tomar vitaminas e sucos fortificados
Outra opção para combater a queda de cabelo pós-parto é tomar diariamente 2 copos de suco de frutas com legumes, pois é uma maneira de repor vitaminas e minerais ao organismo para o fortalecimento e crescimento do cabelo.
Boas receitas para fortalecer o cabelo são: 1 cenoura + 1 maçã + 1 colher de castanha moída e 1 cenoura com o suco de 2 laranjas.
Também é possível preparar uma vitamina com iogurte natural, papaia, abacate e 1 castanha-do-pará.
Assista o vídeo a seguir para saber como preparar essa vitamina contra queda de cabelo:
Vitamina poderosa para QUEDA DE CABELO
15:27 | 2.489.511 visualizações8. Usar produtos para cabelos frágeis
Usar shampoo, condicionar e sérum para queda de cabelo, usando marcas de boa qualidade, como Klorane, Phytoervas, Kerastase ou OX, por exemplo, ajudam a reduzir a queda de cabelo no pós-parto, além de favorecer o crescimento de novos fios.
Ampolas de vitamina A também podem ser usadas para manter o cabelo bonito e hidratado, no entanto, a vitamina A é mais eficaz quando é consumida em forma de alimentos.
9. Só lavar o cabelo 3 vezes por semana
Evitar lavar e escovar os cabelos mais de 3 vezes por semana ajuda a evitar a perda dos fios.
Além disso, o ideal é usar sempre um pente largo para pentear o cabelo e desfazer nós.
10. Evitar o calor nos cabelos
A queda de cabelo no pós-parto para naturalmente cerca de 1 ano após o nascimento do bebê.
Nesse período, deve-se evitar o calor nos cabelos, como uso de chapinhas para alisar o cabelo ou secadores, assim como evitar fazer permanente ou relaxamento, mesmo que não esteja amamentando.
Isso porque no pós-parto o fio de cabelo está mais frágil e quebradiço, e o calor excessivo pode danificar ainda mais os fios, favorecendo a queda do cabelo.
11. Pentear os cabelos diariamente
Pentear os cabelos diariamente, de forma suave e sem colocar muita força, também pode ajudar a combater a queda de cabelo pós-parto.
Isso porque ao pentear o cabelo, a circulação sanguínea no couro cabeludo aumenta e, com isso, o fornecimento de nutrientes para os folículos pilosos, ajudando a fortalecer os fios e evitar sua queda.
Para pentear os cabelos, é recomendado usar escovas ou pentes com cerdas macias.
12. Tomar remédio para queda de cabelo
Por vezes, quando a queda de cabelo é muito forte e deixa até mesmo falhas no meio do cabelo, o dermatologista poderá indicar um suplemento de ferro, porque a anemia comum durante a gravidez e pós-parto também gera queda de cabelo.
Além disso, o dermatologista pode indicar o uso de remédios, como o Pantogar, por exemplo.
Leia também: Vitaminas para a queda de cabelo pós-parto tuasaude.com/tratamento-para-queda-de-cabelo-pos-parto