A queimação no estômago pode ser causada por gastrite, o refluxo gastroesofágico, a úlcera gástrica, a gravidez e a hérnia de hiato, por exemplo, podendo a sensação de queimação também atingir a garganta e o peito.
A queimação no estômago geralmente acontece devido à inflamação ou irritação nesse órgão, podendo também ser acompanhada de outros sintomas, como arrotos, barriga inchada e gosto azedo na boca.
Leia também: Queimação no peito: o que pode ser (e o que fazer) tuasaude.com/queimacao-no-peitoO tratamento da queimação no estômago deve ser indicado pelo clínico geral ou gastroenterologista, podendo ser feito com o uso de medicamentos, como analgésicos, omeprazol e pantoprazol, cirurgia e mudanças na alimentação.
O que pode ser a queimação no estômago
As possíveis causas de queimação no estômago são:
1. Gastrite
A gastrite é a inflamação na mucosa do estômago que pode causar sintomas, como dor e queimação no estômago, má digestão, arrotos, barriga inchada, arrotos e flatulências.
Como aliviar: o tratamento indicado pelo médico inclui mudanças na dieta, priorizando-se o consumo de legumes, verduras e frutas cozidos e sem casca, carnes magras, chás sem cafeína e carboidratos de fácil digestão, como arroz branco e batata.
O médico também pode recomendar o uso de medicamentos, como omeprazol, pantoprazol, hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio, por exemplo.
2. Refluxo gastroesofágico
A queimação no estômago, pescoço ou peito, é um dos sintomas de refluxo gastroesofágico, uma condição onde acontece o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago.
O refluxo também pode causar tosse, rouquidão ou pigarro frequente, gosto azedo na boca e sensação de bolo na garganta. Confira todos os sintomas de refluxo gastroesofágico.
Como aliviar: o médico pode prescrever inibidores de bomba de prótons, como omeprazol e pantoprazol, que diminuem a quantidade de ácido no estômago.
Já nos casos mais graves, onde os outros tratamentos não resultaram no controle dos sintomas do refluxo, o médico pode recomendar a realização de uma cirurgia.
3. Úlcera gástrica
A úlcera gástrica, ou úlcera péptica, é uma ferida que pode surgir na mucosa do estômago e duodeno, que é a parte superior do intestino delgado, e que pode causar queimação no estômago, náuseas, vômitos, barriga inchada e dor abdominal.
Como aliviar: o uso de antibióticos pode ser indicado pelo médico em casos de infecção pela bactéria H. pylori. Já os analgésicos e os antiácidos ajudam a aliviar os sintomas dessa condição.
Além disso, é indicado evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, e fazer uma alimentação saudável, já que também ajuda a aliviar os sintomas da úlcera gástrica, favorecendo a recuperação.
Leia também: Úlcera péptica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/ulcera-peptica4. Hérnia de hiato
A hérnia de hiato é uma condição onde o estômago passa através do hiato esofágico do diafragma, causando sensação de queimação estômago e na garganta, dor no peito, vontade de vomitar, arrotos frequentes, dificuldade para engolir e tosse. Confira todos os sintomas da hérnia de hiato.
Como aliviar: medicamentos inibidores da bomba de prótons, antiácidos ou antagonistas dos receptores da histamina, podem ser recomendados pelo médico para aliviar os sintomas da hérnia de hiato.
A cirurgia da hérnia de hiato pode ser indicada pelo médico somente nos casos mais graves e quando o uso de remédios e os cuidados com a alimentação não são capazes de aliviar os sintomas dessa condição.
5. Gravidez
A queimação no estômago na gravidez, ou azia na gravidez, é causada por alterações hormonais normais da gestação ou pelo desenvolvimento do bebê que pode pressionar o estômago.
Além disso, a queimação na gravidez também pode causar sabor desagradável na boca, arroto excessivo e sensação de estômago cheio ou inchado.
Como aliviar: geralmente, o tratamento é feito com medidas simples, como fazer pequenas refeições, evitar beber líquidos durante as refeições e alimentos condimentados, por exemplo.
No entanto, em casos de queimação constante e grave, o obstetra pode indicar remédios à base de magnésio ou de cálcio, como as pastilhas de magnésia bisurada ou leite de magnésia, por exemplo.
6. Consumo de alguns alimentos
O consumo de alguns alimentos, como cebola, bebidas alcoólicas, pimenta e café, podem causar queimação no estômago, devido à presença de cafeína, gorduras e álcool, por exemplo, que irritam o estômago, fazendo com que o conteúdo gástrico volte para o esôfago.
Como aliviar: beber água fria, elevar a cabeceira da cama, evitar alimentos gordurosos e comer uma maçã, são algumas formas simples de aliviar a queimação causada por alguns alimentos. Veja outras dicas para aliviar a azia e a queimação.
7. Medicamentos
Alguns medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides, atorvastatina e cefalexina, podem causar queimação no estômago, porque irritam esse órgão.
Como aliviar: é indicado conversar com o médico que prescreveu o medicamento, para que seja avaliada a possibilidade de ajuste na dosagem ou mudança de remédio.
8. Câncer de estômago
O câncer de estômago é um tumor maligno que pode surgir em qualquer local do estômago e normalmente aparece como uma úlcera, causando sintomas como dor e queimação no estômago constante, má digestão e perda de apetite.
No entanto, também é comum que este tipo de câncer se desenvolva gradativamente, não causando sintomas específicos.
Como aliviar: o tratamento do câncer de estômago pode ser feito por meio de cirurgia para remover apenas o câncer, uma parte do estômago, ou todo o estômago, conforme o estágio da doença.
Além disso, a quimioterapia também pode ser recomendada pelo médico para eliminar as células cancerígenas, ajudar a reduzir o tamanho do tumor ou eliminar as células cancerígenas que não foram removidas durante a cirurgia.
Leia também: Câncer no estômago: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/cancer-de-estomagoRemédio para queimação no estômago
Conforme a causa, os remédios para queimação no estômago indicados pelo médico são:
- Antiácidos, como hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e bicarbonato de sódio, para casos de gastrite, úlcera e refluxo;
- Inibidores da bomba de prótons, como omeprazol e lansoprazol, que ajudam a tratar gastrite, refluxo e hérnia de hiato, por exemplo;
- Antibióticos, como claritromicina associada à amoxicilina ou ao metronidazol, em casos de gastrite provocada por H. pylori;
- Analgésicos, como paracetamol ou dipirona, para aliviar as dores;
Já nos casos de câncer no estômago, o médico também pode indicar a terapia com medicamentos quimioterápicos, que são administrados por via oral ou intravenosa.
Leia também: 8 remédios para azia e queimação tuasaude.com/remedios-para-aziaRemédio caseiro para queimação no estômago
Alguns remédios caseiros que ajudam a aliviar a queimação e a azia no estômago incluem chá de gengibre, chá de funcho, suco de pera e vinagre de maçã.
É importante lembrar que os remédios caseiros ajudam a aliviar a queimação no estômago, mas não devem substituir o tratamento convencional indicado pelo médico.
Leia também: 13 remédios caseiros (comprovados) para azia tuasaude.com/remedio-caseiro-para-aziaQuando ir ao médico?
É recomendado ir ao médico nas seguintes situações:
- Queimação frequente;
- Dor ou desconforto no peito, que pode irradiar para o ombro, pescoço, mandíbula, e braço;
- Cansaço;
- Palidez ou suor frio;
- Falta de ar ou respiração rápida;
- Febre;
- Perda de peso sem motivo aparente.
Além disso, é importante ir ao médico na presença de dor ou dificuldades para engolir ou vômitos, especialmente na presença de sangue.