Queimadura é a lesão na pele causada pelo contato direto com calor ou frio extremo, exposição ao sol sem utilização de protetor solar, além de agentes químicos, elétricos ou radiação, por exemplo.
Os sintomas das queimaduras variam de acordo com o grau de queimadura que pode afetar as camadas mais superficiais ou mais profundas da pele, e causar vermelhidão, formação de bolhas na pele, dor intensa ou desprendimento da pele.
Na maior parte dos casos, as queimaduras de 1º e 2º graus podem ser tratadas em casa com aplicação de água fria e pomadas para queimadura. No entanto, caso a queimadura seja em grandes áreas do corpo ou de 3º grau, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro.
Sintomas de queimadura
Os principais sintomas de queimadura são:
- Vermelhidão ou escurecimento da pele;
- Inchaço e calor na pele afetada;
- Dor no local, que pode ser intensa, pouca ou ausente;
- Descamação ou desprendimento da pele;
- Bolha no local, que pode estourar e formar feridas muito dolorosas;
- Desprendimento de camadas da pele.
Os sintomas de queimadura variam de acordo com o grau da queimadura, sendo que em queimaduras mais graves e profundas também podem surgir placas brancas, marrom, amarelo ou preto, com aspecto carbonizado.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da queimadura é feito pelo dermatologista ou clínico geral através da avaliação da pele para determinar a extensão e o grau da queimadura, além de verificar a causa e quando ocorreu a queimadura.
Marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:
Além disso, nos casos de queimaduras extensas ou de 3º grau, o médico deve solicitar exames como hemograma, painel metabólico, níveis de eletrólitos e testes de função renal, por exemplo.
Caso a queimadura tenha afetado as vias respiratórias, também podem ser solicitados exames como broncoscopia ou laringoscopia. Saiba como é feita a broncoscopia.
Graus de queimadura
As queimaduras podem ser classificadas em diferentes graus, de acordo com a profundidade e gravidade das lesões, sendo as principais:
1. Queimadura de 1º grau
A queimadura de 1º grau é um tipo de queimadura mais superficial que afeta a epiderme, que é a camada mais externa e superficial da pele.
Esse tipo de queimadura causa sintomas como vermelhidão na pele, inchaço, aumento da sensibilidade ao toque ou dor, e geralmente melhora de 7 a 10 dias, sem deixar cicatriz. Saiba identificar a queimadura de 1º grau.
2. Queimadura de 2º grau
A queimadura de 2º grau afeta a epiderme e a camada mais profundas da pele, chamada derme.
Esse tipo de queimadura causa sintomas como dor intensa, vermelhidão e bolha na pele, e geralmente leva até ou mais semanas para melhorar, e deixa cicatriz no local.
3. Queimadura de 3º grau
A queimadura de 3º grau é o tipo mais grave de queimadura que provoca a destruição da derme e epiderme, e e a camada de gordura abaixo da pele, chamada tecido subcutâneo.
Além disso, esse tipo de queimadura também afetar glândulas sudoríparas, terminações nervosas, folículos capilares, vasos sanguíneos, tendões, músculo ou até ossos.
Leia também: Queimadura de 3º grau: como reconhecer (e o que fazer) tuasaude.com/queimadura-de-terceiro-grauO que fazer
Para queimaduras de 1º e 2º graus, causadas por calor, deve-se:
- Colocar a região queimada debaixo de água fria por pelo menos 15 minutos;
- Cobrir a região com uma gaze molhada;
- Procurar atendimento médico no caso de formação de bolhas na pele.
Já no caso de queimaduras de 3º grau, deve-se ligar para o SAMU no número 192, esfriar a região queimada com soro fisiológico ou água da torneira, por cerca de 10 minutos.
Leia também: O que fazer em caso de queimadura tuasaude.com/primeiros-socorros-para-queimadurasCaso a pessoa desmaie e deixe de respirar deve-se iniciar a massagem cardíaca. Saiba como fazer a massagem cardíaca.
Quando ir ao hospital
É importante ir ao pronto-socorro ou chamar o SAMU no número 192, sempre que as queimaduras forem maiores do que a medida da palma de 1 mão.
Além disso, também deve-se ir ao pronto-socorro se a queimadura ocorrer no rosto, olhos, pescoço, palma das mãos, sola dos pés, pulso, nádegas ou joelhos, ou ocorrer em crianças e idosos.
Da mesma forma, sempre que houver queimadura provocada por eletricidade ou produtos químicos, deve-se ir ao pronto-socorro.
Leia também: Primeiros socorros para queimadura química tuasaude.com/primeiros-socorros-em-caso-de-queimadura-quimicaO que não fazer
Em todos os casos de queimaduras não se deve aplicar álcool, açúcar, borra de café, manteiga, óleo, azeite, pasta de dentes ou qualquer outra substância na queimadura.
Também é importante não tocar no local, não retirar as camadas de pele descoladas e não retirar qualquer objeto estranho que esteja na queimadura.
Além disso, não se deve se deve estourar a bolha da queimadura, pois isso aumenta o risco de infecções.
Assista ainda este vídeo e confira estas e outras dicas para tratar a queimadura:
QUEIMADURA: o que fazer
03:01 | 178.045 visualizaçõesTipos de queimaduras
As queimaduras podem ser classificadas em diferentes tipos, de acordo com sua causa, sendo as principais:
1. Queimadura térmica
A queimadura térmica acontece devido ao contato com fontes de calor, como fogo, líquidos muito quentes, vapores ou superfícies quentes, por exemplo.
2. Queimadura de gelo
A queimadura de gelo ocorre devido a exposição prolongada a baixas temperaturas e vento frio ou contato direto da pele com gelo por período prolongado.
Leia também: Queimadura de gelo: sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/queimadura-de-gelo3. Queimadura química
A queimadura química pode surgir pelo contato direto com substâncias corrosivas, como ácidos, soda cáustica, outros produtos de limpeza fortes, água sanitária, diluentes ou gasolina.
Outra causa de queimadura química é o contato com água-viva. Veja o que fazer para queimadura de água-viva.
Leia também: Primeiros socorros para queimadura de limão tuasaude.com/primeiros-socorros-queimadura-de-limao4. Queimadura por eletricidade
A queimadura por eletricidade pode ser causada por descargas elétricas que atravessam o corpo.
5. Queimadura por radiação
A queimadura por radiação acontece devido a exposição a radioterapia, raio X ou raios ultravioletas.
Assim, a exposição ao sol sem protetor solar é um tipo de queimadura por radiação.
Leia também: 5 dicas para aliviar a queimadura de sol tuasaude.com/dicas-para-diminuir-as-dores-de-queimadura-de-solGravidade da queimadura
As queimaduras também podem ser classificadas de acordo com sua gravidade, em:
As áreas críticas das queimaduras são rosto, olhos, pescoço, palma das mãos, sola dos pés, pulso, nádegas, períneo, joelhos ou outras articulações.
Como é feito o tratamento
O ratamento da queimadura deve ser feito com orientação do dermatologista ou clínico geral, de acordo com o tipo, gravidade e o grau da queimadura.
Os principais tratamentos para queimadura são:
1. Pomadas para queimadura
As pomadas para queimaduras, como a dexpantenol ou a desoximetasona, podem ser indicadas pelo médico para queimaduras de 1º grau para aliviar a dor e o desconforto, pois têm propriedades hidratantes ou anti-inflamatórias.
Além disso, no caso de infecções na pele ou para prevenir infecções, o médico também pode indicar o uso de pomadas antibióticas, como a sulfadiazina de prata, por exemplo. Veja as principais pomadas para queimaduras.
Leia também: Como fazer curativo para queimaduras (1º, 2º e 3º grau) tuasaude.com/curativo-para-queimadura2. Remédios anti-inflamatórios
Em alguns casos, o médico também pode receitar remédios anti-inflamatórios ou analgésicos, como ibuprofeno ou paracetamol para aliviar a dor das queimaduras de 1º ou 2º graus.
Esses remédios só devem ser usado com indicação médica, pelo tempo orientado pelo dermatologista.
Leia também: 4 melhores remédios caseiros para queimadura tuasaude.com/remedio-caseiro-para-queimaduras3. Internamento hospitalar
O internamento hospitalar é indicado para queimaduras graves ou moderadas, de 2º ou 3º graus, devido ao risco de complicações, como desidratação ou infecções, sendo feita na Unidade de Queimados.
Assim, no hospital são aplicados soro e remédios na veia, monitorização dos dados vitais, oxigenoterapia, curativos, desbridamento das lesões ou cirurgia para enxerto de pele, por exemplo. Veja como é feito o tratamento da queimadura de 3º grau.
No caso de sequelas da queimadura, ainda podem ser indicados tratamentos de reabilitação com fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional ou psicoterapia.
Leia também: Como tratar a cicatriz de queimadura (de 1º, 2º e 3º graus) tuasaude.com/como-tratar-a-cicatriz-de-queimadura