Queimadura de 3º grau: como reconhecer (e o que fazer)

A queimadura de 3º grau é o tipo mais grave de queimadura, pois destrói as camadas mais profundas da pele e a camada de gordura abaixo da pele, podendo também afetar glândulas sudoríparas, terminações nervosas, folículos capilares, vasos sanguíneos, tendões, músculo ou até ossos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse tipo de queimadura pode ser identificado através de sintomas como placa branca, marrom ou com aspecto carbonizado, com textura tipo couro, apresentando pouca ou nenhuma dor, devido a destruição dos nervos.

Leia também: Queimadura: sintomas, graus, tipos, o que fazer e tratamento tuasaude.com/queimadura

A queimadura de 3º grau é uma situação grave que pode colocar a vida em risco, e por isso, deve-se procurar ajuda médica imediatamente, ligando para o SAMU no número 192 ou ir ao pronto-socorro o mais rápido possível.

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 1
Foto de queimadura de 3º grau

Como reconhecer a queimadura de 3º grau 

As principais características que ajudam a reconhecer uma queimadura de 3º grau são:

  • Placa branca, marrom, amarelo ou preto, com aspecto carbonizado;
  • Pele afetada seca, com textura semelhante a couro;
  • Inchaço na região afetada;
  • Pouca ou nenhuma dor.

Além disso, esse tipo de queimadura não apresenta bolhas na pele, como a queimadura de 2º grau. No entanto, em alguns casos, a pessoa pode ter queimaduras de 2º grau, com formação de bolhas, próximo à queimadura de 3º grau. Saiba identificar a queimadura de 2º grau.

O que pode causar queimadura de 3º grau

A queimadura de 3º grau pode ser causada por agentes térmicos, como fogo, explosões, líquidos escaldantes ou objetos muito quentes, ou devido a eletricidade, radiação ou exposição solar.

Além disso, esse tipo de queimadura também pode ocorrer devido ao contato com agentes químicos, como ácidos, soda cáustica, diluentes ou gasolina, por exemplo, provocando queimadura química. Veja outras causas da queimadura química e o que fazer.

Primeiros socorros para queimadura de 3º grau

Os primeiros socorros para queimadura de 3º grau são:

  1. Ligar imediatamente para o SAMU no número 192, ou bombeiros no número 193, ou levar a pessoa o mais rápido possível para o pronto-socorro;
  2. Resfriar a região afetada com soro fisiológico 0,9%, ou água da torneira fria, por cerca de 10 minutos;
  3. Colocar cuidadosamente uma gaze esterilizada umedecida em soro fisiológico ou um pano limpo sobre a região afetada, até a chegada da ajuda médica. Caso a região queimada seja muito grande, pode-se enrolar um lençol limpo umedecido em soro fisiológico 0,9%;
  4. Não colocar nenhum tipo de produto na região afetada.

Em todos os casos de queimadura de 3º grau a pessoa deve ir para o hospital pois, em alguns casos, pode provocar falha em vários órgãos.

Nestes casos, caso a vítima tenha uma parada respiratória, deve-se iniciar a massagem cardíaca, até que o socorro médico chegue. Saiba como fazer a massagem cardíaca corretamente.

O que não fazer

Nos casos de queimaduras de 3º grau, não se deve aplicar nenhum produto na região afetada, como álcool, açúcar, borra de café, manteiga, óleo de cozinha, pomadas oleosas, azeite ou pasta de dentes. Também não se deve aplicar gelo na queimadura.

Além disso, é importante não tocar na queimadura para evitar infecções e não retirar as camadas da pele descolada.

Como é feito o tratamento

O tratamento da queimadura de 3º grau deve ser feito no hospital, geralmente com internamento principalmente quando afeta grandes áreas do corpo, para que sejam aplicados soro na veia para hidratação e remédios antibióticos e analgésicos, realização de debridamento da ferida e, em alguns casos, pode ser necessário enxerto de pele. Saiba como é feito o enxerto de pele.

Além disso, no hospital o enfermeiro deve realizar curativos na região afetada, utilizando pomadas antibióticas e cicatrizantes, para favorecer a cicatrização da ferida e evitar ou tratar infecções.

Leia também: 14 tratamentos para queimadura de 3º grau tuasaude.com/tratamento-para-queimadura-de-3-grau

Vídeos relacionados

QUEIMADURA: o que fazer

03:01 | 178.046 visualizações