Os tratamentos mais indicados para tirar o queloide incluem a aplicação de pomadas, injeção de corticoide na cicatriz, realização de curativo de silicone e, em alguns casos, a cirurgia para remover o queloide.
O queloide corresponde ao crescimento anormal, porém benigno, de tecido cicatricial devido uma maior produção de colágeno no local em que houve uma lesão na pele. Pode surgir após cortes, cirurgia, acne e colocação de piercings no nariz e na orelha, por exemplo.
Embora não seja grave, pode causar bastante desconforto, principalmente estético. Caso se deseje tirar o queloide, é recomendado consultar um dermatologista ou cirurgião plástico, que pode indicar o tratamento mais adequado para cada pessoa.
Principais opções para tirar o queloide
As principais opções de tratamento para tirar o queloide são:
1. Pomadas para queloide
As pomadas para queloide são uma excelente opção de tratamento, pois ajudam a disfarçar a cicatriz, além de reduzir a dor, aliviar a coceira e o desconforto. Essas pomadas e cremes podem conter sulfato de cobre e zinco, fibrinolisina ou desoximetasona, por exemplo, e devem ser prescritas por um dermatologista.
As principais pomadas para queloide que podem ser indicadas pelo dermatologista são Cicatricure gel, Contractubex, Skimatix ultra, C-Kaderm e Kelo Cote, por exemplo. Veja a lista completa de pomadas para queloide e como usar.
Marque uma consulta com o dermatologista mais próximo para que a melhor pomada seja indicada de acordo com as características do queloide:
2. Injeção de corticoide
A injeção de corticoide diretamente no queloide, como a triancinolona, geralmente é uma das primeiras opções de tratamento para cicatriz de queloide.
Essas injeções são feitas pelo dermatologista, em intervalos de 4 a 6 semanas, podendo ser feita como tratamento único ou associado ao uso das pomadas para queloide, por exemplo.
3. Curativo de silicone
O curativo de silicone é um curativo autoaderente e impermeável que deve ser aplicado sobre o queloide durante 12 horas por um período de 3 meses. Esse curativo promove a diminuição da vermelhidão da pele e da altura da cicatriz.
O curativo deve ser aplicado sob a pele limpa e seca para que haja melhora aderência. Além disso, pode ser utilizado durante as atividades diárias e cada unidade do curativo de silicone pode ser reutilizado por mais ou menos 7 dias.
4. Laser
O tratamento a laser para queloide ajuda a aliviar a coceira, reduzir o tamanho da cicatriz, deixando-a mais achatada, e a promover o clareamento da pele na região do queloide.
Esse tipo de tratamento é feito aplicando laser corante pulsado ou o ndYAG diretamente no queloide, provocando a destruição do tecido que cresceu em excesso e também tem ação anti-inflamatória no local.
Geralmente, são necessárias várias sessões, com intervalos de 4 a 8 semanas, e geralmente o laser é indicado pelo um dermatologista em associação outros tipos de tratamentos, como injeção de corticoide, por exemplo.
5. Crioterapia
A crioterapia para queloide é um tratamento que ajuda a reduzir o tamanho da cicatriz ou removê-la, através do congelamento do queloide, de dentro para fora, com o uso de nitrogênio líquido.
Geralmente, a crioterapia funciona em queloides pequenos e devem ser realizadas várias sessões pelo dermatologista para que os efeitos sejam observados.
6. Cirurgia
A cirurgia é considerada a última opção para a remoção dos queloide, isso porque há o risco da formação de novas cicatrizes ou até mesmo piorar a queloide já existente. Esse tipo de cirurgia só deve ser feita quando os tratamentos estéticos e recomendados pelo dermatologista não funcionam, como curativo de silicone e uso de pomadas, por exemplo. Veja como é feita a cirurgia plástica para remover a cicatriz.
7. Radioterapia
A radioterapia para queloide é um tipo de tratamento que utiliza raio X de baixa potência diretamente na cicatriz, para evitar a síntese de colágeno e a formação de queloide.
Geralmente, esse tipo de tratamento é feito cerca de 24 a 48 horas após a cirurgia para retirar o queloide, para evitar ou minimizar a formação de cicatriz.
A radioterapia para queloide pode causar algumas complicações na pele e até aumentar o risco de câncer, devendo ser evitada em regiões como cabeça, pescoço e mamas.
Como evitar o queloide durante a cicatrização
Para evitar a formação do queloide durante o processo de cicatrização, é importante tomar alguns cuidados, como utilizar protetor solar todos os dias, proteger a região afetada do sol e usar cremes ou pomadas recomendados pelo dermatologista ou cirurgião plástico de acordo com a sua orientação.
O dermatologista ou o cirurgião plástico são os médicos mais indicados para orientar quanto à prevenção de queloides nas cicatrizes e o seu tratamento.