A queratina é uma proteína que participa da formação dos cabelos, unhas e pele, fortalecendo e mantendo a saúde dos fios, aumentando a hidratação, evitando a quebra das unhas e prevenindo danos na pele.
Naturalmente produzida na pele, unhas e cabelos, a queratina também pode ser encontrada na forma sintética, sendo usada no tratamento capilar na forma líquida, em máscaras, pomadas ou loções.
A queratina é formada por aminoácidos, como arginina, alanina, glicina e cisteína, um aminoácido que é importante para a formação de colágeno, queratina, músculos, hormônios e enzimas.
Leia também: Aminoácidos essenciais: o que são, para que servem (e onde encontrar) tuasaude.com/aminoacidos-essenciaisPara que serve a queratina
As principais indicações da queratina são:
1. Manter a saúde dos cabelos
A queratina mantém a saúde dos cabelos por promover a força, a hidratação, o brilho, a sedosidade e a maciez dos fios, além de ajudar a diminuir o frizz.
Leia também: O que fazer para recuperar os cabelos danificados tuasaude.com/cabelos-danificados-o-que-fazer2. Aumentar a hidratação da pele
A queratina aumenta a hidratação da pele, porque cria uma camada de proteção que diminui a perda excessiva de água, mantendo a maciez, a firmeza e a elasticidade.
3. Evitar a quebra das unhas
Por ser um componente natural presente nas unhas, mantendo a saúde, fortalecendo-as e protegendo-as contra danos, a queratina ajuda a evitar a quebra e a descamação das unhas.
Leia também: 8 dicas simples para fortalecer as unhas tuasaude.com/como-fortalecer-unhas-fracas4. Prevenir danos na pele
Ao formar uma barreira protetora contra a entrada de microrganismos e substâncias químicas, e diminuir a perda de água em excesso, a queratina ajuda prevenir danos na pele, como infecções e ressecamento.
Como usar a queratina no cabelo
A queratina no cabelo pode ser usada no salão de beleza conforme o passo a passo a seguir:
- Lavar bem os cabelos com xampu;
- Secar o cabelo com uma toalha;
- Aplicar uma solução de queratina líquida no cabelo, em pequenas partes;
- Secar o cabelo com secador;
- Passar uma chapinha no cabelo.
Após o tratamento, deve-se evitar molhar o cabelo por alguns dias, usar xampus especiais e outros produtos com queratina, indicados pelo cabeleireiro, para manter o tratamento.
O tratamento de queratina é indicado geralmente para reconstrução capilar, deixando os cabelos mais lisos e brilhantes, e os resultados podem durar cerca de 6 meses.
Recarga de queratina
A recarga de queratina é um tratamento dos cabelos feito com o uso de produtos como máscara capilar, loção ou pomada.
Esse tratamento pode ser feito em casa e, para isso, basta aplicar o produto nos cabelos lavados e ainda úmidos, mexa a mexa, do comprimento dos fios até as pontas.
Em seguida, aguardar por 15 minutos, enxaguar os cabelos e finalizar o tratamento com a escova ou a prancha.
Suplemento de queratina
O suplemento de queratina é comercializado na forma de cápsulas, podendo ser indicado para melhorar a saúde da pele, dos cabelos e das unhas.
No entanto, ainda são necessários mais estudos científicos para avaliar se a ingestão de queratina realmente promove esses benefícios.
Como manter a queratina naturalmente
Para manter a queratina naturalmente, é aconselhado consumir alimentos ricos em nutrientes que atuam na produção dessa proteína, como biotina, cisteína, zinco e vitamina A.
Assim, os alimentos que ajudam a manter a queratina são:
- Ovos;
- Couve;
- Cenoura;
- Fígado bovino;
- Nozes;
- Batata-doce.
Outros alimentos que também ajudam a aumentar naturalmente a queratina incluem salmão, alho, frutos do mar e sementes de girassol.
Diferença entre creatina e queratina
A creatina é uma substância que fornece energia para os músculos, melhorando o desempenho físico, aumentando a massa muscular e prevenindo doenças crônicas.
Leia também: Creatina: o que é, para que serve, efeitos colaterais e contraindicações tuasaude.com/creatinaJá a queratina é uma proteína que tem a função de manter a saúde e a integridade da pele, dos cabelos e das unhas.