O que é:
O Rabanete, conhecido também como rábano, é uma raiz que contém fibras insolúveis, um tipo de fibra que aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos naturais do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre.
Além disso, o rabanete também é rico em potássio, um mineral que melhora o relaxamento das veias e aumenta a eliminação de sódio pela urina, ajudando a controlar a pressão arterial e evitando situações, como insuficiência cardíaca e problemas renais.
Existem diferentes tipos de rabanete, como o vermelho, o branco, o roxo e o preto, que variam principalmente quanto ao sabor que pode ser suave ou levemente picante, sendo usado em receitas, como saladas, sucos, ensopados e conservas.
Benefícios do rabanete
O Rabanete possui ação digestiva, diurética, laxante e antioxidante. Por isso, os principais benefícios do rabanete para a saúde são:
- Combater a prisão de ventre, já que contém fibras que estimulam os movimento do intestino, ajudando na eliminação das fezes;
- Evitar o surgimento do câncer, porque possui isotiocianatos, um antioxidante que combate os radicais livres, evitando a formação de células cancerígenas;
- Facilitar a perda de peso, pois contém fibras que ajudam a diminuir a velocidade de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade e diminuindo a fome;
- Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em vitamina C, uma vitamina porque melhora as funções das células de defesa do organismo, prevenindo situações, como gripes, resfriados e alergias, por exemplo;
- Prevenir a diabetes, porque contém fibras que diminuem a velocidade de absorção do carboidrato dos alimentos, controlando os níveis de glicose no sangue;
- Controlar a pressão arterial, pois é rico em potássio, um mineral que melhora o relaxamento das veias e aumenta a eliminação de sódio pela urina.
Além disso, o consumo do rabanete também tem sido associado à melhora de situações como febre, bronquite, resfriado e alergias. No entanto, ainda são necessários mais estudos para comprovar essas propriedades.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g de rabanete cru e cozido:
Para se obter os benefícios do rabanete é fundamental manter também uma alimentação saudável e variada e praticar exercícios físicos regularmente.
Como usar o rabanete
O rabanete pode ser usado na forma crua, em saladas e sucos, ou cozido, em sopas, assados, conservas e ensopados.
O rabanete pode causar excesso de gases em algumas pessoas. Além disso, pessoas com hipotireoidismo devem consumir o rabanete no máximo 2 vezes por semana, porque essa raiz contém glucosinolatos, compostos que diminuem a produção de hormônios da tireoide. Conheça outros alimentos que podem prejudicar a tireóide.
Receitas saudáveis com rabanete
Algumas receitas saudáveis e simples com rabanete incluem a salada e a conserva:
1. Salada de rabanete com alface
Ingredientes:
- 5 rabanetes;
- 1 maço de alface;
- Suco de 1 limão;
- Sal, azeite e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo:
Lavar bem as folhas de alface e o rabanete, deixando secar. Fatiar os rabanetes em fatias finas e colocar em uma travessa. Rasgar as folhas de alface e misturar aos rabanetes. Temperar a salada com azeite, suco de limão, sal e pimenta do reino, e servir
2. Conserva de rabanete
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de vinagre de maçã;
- 1 xícara de chá de água;
- Grãos de pimenta do reino a gosto;
- 300 g de rabanete;
- 2 colheres de sopa de mel;
- 2 colheres de chá de sal;
- 1 pote de vidro.
Modo de preparo:
Lavar bem e cortar os rabanetes em fatias bem finas e colocar dentro do pote de vidro. Em uma panela, ferver o vinagre, a água, o sal, o mel e os grãos de pimenta. Despejar esse líquido sobre as fatias de rabanete, deixando a mistura esfriar à temperatura ambiente. Tampar o pote de vidro e levar à geladeira por 24 horas antes de consumir. Essa conserva pode ser armazenada em geladeira por até 2 meses.