Racecadotrila (Tiorfan): para que serve e como usar

O que é:

A racecadotrila é um remédio indicado para o tratamento da diarreia aguda em adultos ou crianças, pois age inibindo a secreção excessiva de água e eletrólitos pelo intestino, o que ajuda a reduzir a frequência e a duração da diarreia.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse antidiarréico pode ser encontrado na forma de cápsulas ou sachês para serem diluídos em água, administrados por via oral, sendo vendido com o nome comercial Tiorfan.

E importante seguir as orientações do gastroenterologista quanto às doses e duração do tratamento, não devendo ser utilizado nos casos de diarreia crônica ou persistente ou diarreia causada por infecções bacterianas ou parasitárias graves.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A racecadotrila (Tiorfan) é indicada para o tratamento a diarreia aguda em adultos ou crianças, juntamente com a terapia de reidratação oral ou soro aplicado na veia em ambiente hospitalar.

Se apresenta diarreia e deseja uma avaliação, marque uma consulta com o gastroenterologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como funciona a racecadotrila

A racecadotrila age inibindo as encefalinases no trato digestivo, que são enzimas que decompõe as encefalinas, que ajudam na regulação da absorção de fluidos e eletrólitos no intestino.

Desta forma ao inibir as encefalinases, a racecadotrila permite que as encefalinas exerçam a sua ação, reduzindo a hipersecreção de água e eletrólitos no intestino, tornando as fezes mais sólidas.

Como usar

A posologia depende da forma farmacêutica que a pessoa estiver a usar:

1. Racecadotrila sachê

A racecadotrila na forma de sachê de 10 mg ou 30 mg é encontrada na forma de pó granulado e deve ser usada por via oral, após dissolver o granulado em água misturando bem, ou ainda o granulado pode ser misturado com uma pequena quantidade de alimento em uma colher, devendo ser ingerido imediatamente.

A dose diária recomendada depende do peso da pessoa, sendo aconselhado 1,5 mg por kg de peso corporal, 3 vezes ao dia, ou seja, a cada 8 horas. No caso de crianças, as doses recomendadas são:

  • Crianças de 3 a 9 meses (com menos de 9 Kg): 1 sachê de Tiorfan 10 mg, a cada 8 horas;
  • Crianças de 10 a 35 meses (pensando de 9 a 13 Kg): 2 sachês de Tiorfan 10 mg, a cada 8 horas;
  • Crianças de 3 a 8 anos (pensando de 14 a 27 Kg): 1 sachê de Tiorfan 30 mg, a cada 8 horas;
  • Crianças de 9 a 14 anos (com mais de 27 Kg): 2 sachês de Tiorfan 30 mg, a cada 8 horas.

O tratamento deve ser realizado até que a diarreia melhore ou durante o período de tempo recomendado pelo médico, porém não deve ultrapassar os 7 dias de tratamento.

2. Racecadotrila 100 mg cápsulas

A racecadotrila cápsulas é indicada somente para adultos, sendo que a dose normalmente indicada é de 1 cápsula de 100 mg, 3 vezes por dia. A cápsula deve ser ingerida por via oral, como um copo de água, de preferência antes das refeições.

O uso da racecadotrila cápsulas não deve ultrapassar os 7 dias de tratamento, devendo-se manter o tratamento até que se produza 2 evacuações normais.

Além do uso da racecadotrila, também é importante ingerir sais de hidratação oral, para compensar a perda de líquidos e eletrólitos causada pela diarreia, assim como realizar uma alimentação adequada. Saiba o que comer quando se tem diarreia.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da racecadotrila são dor de cabeça, vômitos, prisão de ventre, bolhas ou vermelhidão da pele.

Além disso, embora seja raro, a racecadotrila pode provocar reações alérgicas graves, com sintomas como inchaço nos lábios, boca ou língua, ou dificuldade para respirar. Nesses casos, deve-se procurar o pronto-socorro imediatamente. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

A racecadotrila (Tiorfan) não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia a qualquer componente da fórmula, intolerância à frutose, síndrome de má absorção de glicose/galactose, deficiência a isomaltase sucrase ou doença hepática grave.

Além disso, o sachê de Tiorfan de 10 mg não deve ser usado por bebês com menos de 3 meses, o Tiorfan sachê de 30 mg é contraindicado para menores de 3 anos de idade, e o Tiorfan 100 mg não deve ser usado por crianças de qualquer idade.

O Tiorfan também não deve ser usado nos casos de diarreia crônica persistente, nem em casos de diarreia causada por infecções bacterianas ou parasitárias graves.