O que é:
O raspador de língua é um instrumento utilizado para remoção da placa esbranquiçada acumulada na superfície da língua, conhecida como saburra lingual. O uso deste instrumento pode ajudar na diminuição das bactérias presentes na boca e auxiliar na redução do mau hálito, podendo ser encontrada em farmácias e supermercados.
Está comprovado que o uso do raspador de língua é mais eficaz para limpar a língua do que a escova de dente, pois retira mais facilmente a saburra e elimina melhor os materiais e restos de alimentos acumulados na língua. Entretanto, se mesmo com uso do raspador a língua continuar branca é necessário procurar atendimento de um dentista, pois pode ser sinal de candidíase oral.
Para que serve
O raspador é um produto utilizado para manter a língua mais limpa, eliminando a placa esbranquiçada que se forma a partir de restos de alimentos, e ainda, o uso deste instrumento pode trazer outros benefícios, como:
- Diminuição do mau hálito;
- Redução das bactérias da boca;
- Melhoria do paladar;
- Prevenção de cáries dentárias e doenças na gengiva.
Para que essas vantagens sejam visíveis no dia-a-dia é importante manter uma boa escovação dos dentes e usar o raspador de língua no mínimo duas vezes por dia, ou seja, este produto só vai ajudar na higiene bucal se o uso for feito todos os dias após escovar os dentes. Saiba mais como escovar os dentes de maneira correta.
Como usar o raspador de língua
O raspador de língua deve ser usado diariamente, por no mínimo duas vezes, após a escovação dos dentes com pasta de dente com flúor, pois se for utilizado de vez em quando não será possível observar os benefícios como redução do mau hálito e eliminação da saburra lingual.
Para limpar a língua com o raspador é preciso coloca-la para fora da boca, posicionando a parte arredondada deste produto em direção a garganta. Depois disso, deve-se puxar o raspador lentamente até a ponta da língua, eliminando a placa branca. Este processo deve ser repetido entre 2 a 3 vezes, sendo que o raspador deve ser lavado com água a cada vez que for puxada a saburra lingual.
É importante lembrar que se for introduzido muito profundamente na garganta, pode causar náuseas, por isso o indicado é colocar o raspador apenas até o final da língua. Além disso, estes instrumentos não são descartáveis, podendo ser utilizados várias vezes e é encontrado para compra em farmácias e supermercados, tendo vários modelos, como o de plástico e o ayurveda, que é fabricado em aço inoxidável ou cobre.
Quem não deve usar
Pessoas com feridas e fissuras na língua, como lesões causadas por herpes ou aftas, não devem usar o raspador de língua por causa do risco de machucar mais a parede da língua e porque pode provocar sangramento. Algumas pessoas podem ser intolerantes ao uso de raspador, pois sentem muita vontade de vomitar durante o processo de limpeza da língua e, nestes casos, fazer uma boa escovação dentária é o suficiente.
Quando ir ao dentista
Em alguns casos, a raspagem da língua não faz diminuir as placas esbranquiçadas na língua e não melhora o mau hálito e, desta forma, é necessária a avaliação de um dentista, pois isto pode indicar a presença de candidíase oral. Veja mais como identificar a candidíase oral e como é feito o tratamento.
Veja outras dicas de como acabar com a língua branca: