Teste RAST: o que é, para que serve e como é feito

O teste RAST, também conhecido teste de IgE específica, é um teste de alergia feito em uma amostra de sangue que é indicado para identificar as possíveis substâncias a que uma pessoa é alérgica, auxiliar no diagnóstico de alergias e monitorar o seu tratamento.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Alergologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Neste teste, são medidos os níveis de anticorpos IgE que são produzidos pelo organismo contra várias substâncias, como algumas presentes no pólen ou poeira, que são indicadas pelo médico dependendo do tipo de alergia suspeita. 

Em caso de alterações no resultado do teste RAST, é recomendado consultar um alergista. Além das alterações no resultado, é necessária uma avaliação mais detalhada para confirmar se realmente existe uma alergia.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O teste RAST normalmente é indicado para:

  • Auxiliar no diagnóstico de alergias alimentares, respiratórias ou da pele;
  • Monitorar o tratamento de alergias;
  • Identificar as possíveis substâncias a que a pessoa pode ser alérgica.

Este teste normalmente é indicado pelo alergista quando o prick test, um teste de alergia que é feito na pele, não pode ser realizado devido ao risco de reações alérgicas graves, uso frequente de antialérgicos ou, em caso de crianças, falta de cooperação na sua realização, por exemplo. Entenda melhor o que e o prick test e como é feito.

Para saber quando fazer o teste RAST, marque uma consulta com o alergista mais próximo de você: 

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como é feito

O teste RAST é feito no laboratório a partir da coleta de uma amostra de sangue, em que são medidos os níveis de anticorpos IgE que são produzidos pelo organismo devido ao contato com substâncias específicas.

Por meio do teste RAST pode-se medir os níveis de IgE para ácaros, pólen, pelo de animais e ingredientes de alimentos, como clara do ovo, leite de vaca ou glúten, por exemplo, que são indicados pelo médico dependendo do tipo de alergia suspeita.

Normalmente, não é necessário nenhum preparo especial para o teste RAST. No entanto, a pessoa deve informar ao médico os medicamentos que toma, principalmente antialérgicos ou corticoides, porque podem afetar o resultado de alguns testes de alergia.  Veja como são feitos os principais testes de alergia.

O que significa o resultado

O resultado do teste RAST normalmente indica uma possível alergia quando são identificados níveis elevados de anticorpos IgE no sangue para uma substância específica. Confira o que é IgE e porque pode estar alta.

No entanto, os valores de referência do teste RAST variam de acordo com o laboratório em que o exame foi feito, idade da pessoa e anticorpo IgE específico para cada alergia, por exemplo. 

Além disso, o resultado deve ser analisado pelo alergista, que também leva em consideração os sintomas presentes e histórico de saúde da pessoa, para confirmar se o resultado realmente pode indicar uma alergia ou não.