Fenômeno de Raynaud é uma doença arterial periférica que afeta a circulação normal de sangue das mãos e dos pés, em resposta a temperaturas frias, causando sintomas como dedos frios e pálidos, passando para azulados, ou roxos e, por fim, regressando à coloração avermelhada normal.
Este fenômeno também pode afetar outras regiões do corpo, principalmente o nariz ou os lóbulos das orelhas e, embora suas causas específicas não seja conhecidas, é possível que está associado à exposição ao frio ou a alterações emocionais repentinas, sendo também mais frequente nas mulheres.
O tratamento do fenômeno de Raynaud, também conhecido como doença ou síndrome de Raynaud, é feito pelo reumatologista, que pode indicar evitar a exposição a baixas temperaturas ou fatores que podem causar as crises, ou até uso anti-hipertensivos.
Sintomas da síndrome de Raynaud
Os principais sintomas da doença de Raynaud são:
- Dedos das mãos ou pés frios;
- Manchas brancas e palidez dos dedos;
- Pele roxa ou azulada, após ter aparecido as manchas brancas;
- Vermelhidão na pele após sumirem as manchas brancas e azuis;
- Sensação de dormência, agulhadas ou formigamento nos dedos;
- Dor aguda ou inchaço nas mãos ou pés.
Além disso, nos casos mais graves podem surgir úlceras na pele, devido a contração prolongada dos vasos sanguíneos e diminuição do fluxo sanguíneo e, consequentemente, de oxigênio para a pele, e em alguns casos pode resultar em gangrena. Saiba identificar os sintomas de gangrena.
Os sintomas da síndrome de Raynaud normalmente iniciam-se em um dedo e depois se espalha para outros, sendo que geralmente os polegares não são afetados.
Leia também: Pés e mãos gelados: 10 principais causas e o que fazer tuasaude.com/pes-e-maos-geladosApesar de ser mais comum de ocorrer nos dedos das mãos ou pés, os sintomas também podem surgir em outras regiões do corpo, como nariz ou orelhas.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do fenômeno de Raynaud é feito pelo reumatologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, bem como de quando se iniciaram e do exame físico observando as lesões na pele das mãos, pés, nariz ou orelhas.
Marque uma consulta com o reumatologista na região mais próxima de você:
Além disso, para descartar outras condições que apresentam sintomas semelhantes, como lúpus pérnio ou perniose, o médico pode indicar a realização de alguns exames, como exame de anticorpos antinucleares (FAN) ou velocidade de sedimentação das hemácias (VSH), por exemplo.
Leia também: Perniose: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/perniosePossíveis causas
As principais causas da síndrome de Raynaud são:
- Exposição constante ou prolongada ao frio;
- Doenças do tecido conjuntivo, como esclerodermia, lúpus eritematoso sistêmico ou síndrome de Sjögren;
- Doenças vasculares obstrutivas, como tromboangeíte obliterante, angiopatia diabética ou aterosclerose;
- Trabalhar com máquinas vibratórias ou digitação;
- Uso de remédios para enxaqueca, interferon ou ciclosporina;
- Infecções, como parvovirose, citomegalovírus ou hepatite B ou C.
Outras doenças que podem causar a síndrome de Raynaud são fibromialgia, síndrome do túnel do carpo, policitemia vera ou fístula arteriovenosa, por exemplo.
Além disso, alguns fatores, como hábito de fumar ou estresse intenso, também podem aumentar o risco de crises do fenômeno de Raynaud.
Como é feito o tratamento
O tratamento do fenômeno de Raynaud deve ser feito com orientação do reumatologista ou clínico geral para reduzir a frequência e a gravidade dos sintomas, e evitar complicações.
Assim, podem ser indicados pelo médico aquecer a região afetada para restabelecer a circulação sanguínea, evitar a exposição prolongada ao frio, manter as mãos, pés e orelhas aquecidos, evitar fatores estressantes e parar de fumar.
Além disso, o médico pode indicar o uso de remédios vasodilatadores, como nifedipina ou anlodipino, para melhorar a circulação sanguínea nas mãos e pés, ou até inibidores da fosfodiesterase, como a sildenafila, por exemplo.
É importante também tratar a condição de saúde que esteja causando os sintomas da síndrome de Raynaud.