8 reações da vacina da gripe (e o que fazer)

As reações mais comuns à vacina da gripe incluem dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção, além de febre, dor muscular e dor de cabeça, que normalmente surgem poucas horas após a aplicação da vacina.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Estas reações são leves e geralmente melhoram em 2 a 3 dias, sem precisar de qualquer tratamento específico. Ainda assim, existem alguns cuidados que permitem aliviar cada tipo de reação provocada pela vacina e, caso não melhore ou ocorra piora dos sintomas, deve-se consultar o clínico geral ou pediatra.

Leia também: Vacina da gripe: quando tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/agriflu-vacina-da-gripe

Além disso, também podem aparecer algumas reações mais graves como alergia, febre alta, batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, fraqueza ou paralisia no corpo. Nestes casos, é importante procurar ajuda médica imediatamente.

Imagem ilustrativa número 1

Principais reações da vacina da gripe

As reações mais comuns que podem ser causadas pela vacina da gripe são:

1. Dor local da injeção

Uma das reações adversas mais comuns que podem ocorrer com a administração da vacina da gripe são reações no local da administração da vacina, como dor e vermelhidão no local de aplicação, ou até formação de um caroço duro.

Essa reação pode ocorrer até 72 horas após a vacinação e geralmente é mais comum em pessoas com mais de 65 anos.

O que fazer: deve-se aplicar compressa fria no braço no local em que a vacina foi aplicada, nas primeiras 24 a 48 horas após a vacinação. Caso a dor seja muito forte, a vermelhidão seja numa área grande no braço ou a pessoa tenha dificuldade em movimentar o braço, deve-se ir imediatamente ao médico.

2. Inchaço no local da aplicação

O inchaço no local da aplicação da vacina da gripe é uma reação comum e que pode acontecer até 72 horas após a vacina, melhorando ao longo do tempo.

O que fazer: o inchaço na região melhora ao longo dos dias, podendo ser aplicada uma compressa fria no local para ajudar a desinchar mais rápido.

3. Dor de cabeça

A dor de cabeça pode surgir cerca de 6 a 12 horas após a vacinação e, geralmente, melhora em dois dias.

O que fazer: deve-se ficar de repouso e beber muitos líquidos. Caso a dor seja intensa, pode-se tomar analgésicos indicados pelo médico, como o paracetamol ou a dipirona, por exemplo.

4. Dor muscular

A dor muscular pode acontecer em algumas pessoas após a aplicação da vacina da gripe, podendo acontecer entre 6 a 12 horas após a aplicação. Em alguns casos, a pessoa também pode sentir o braço mais pesado e maior dificuldade para movimentá-lo.

O que fazer: a dor muscular normalmente melhora em cerca de 2 dias, porém para aliviar a dor, pode ser recomendado pelo médico o uso de anti-inflamatório.

5. Febre

Outro efeito colateral comum da vacina da gripe é a febre leve de até 38ºC, considerada normal após a vacinação, e que pode ser acompanhada de calafrios, cansaço e produção excessiva de suor, mas geralmente são sintomas transitórios, que surgem 6 a 12 horas após a vacinação, e desaparecem em cerca de 2 dias.

O que fazer: deve-se beber bastante líquido para manter o corpo hidratado, ficar em repouso e, se estes sintomas causarem muito desconforto, pode-se tomar analgésicos e antipiréticos, com indicação médica, como o paracetamol ou a dipirona, por exemplo.

6. Mancha vermelha

A mancha vermelha, roxa ou azul, chamada equimose, é outro efeito colateral comum da vacina da gripe que pode acontecer nos primeiros 1 ou 2 dias no braço no local em que foi aplicada a injeção.

O que fazer: pode-se aplicar uma compressa fria no local, nas primeiras 24 a 48 horas após a vacinação. Para fazer a compressa fria, deve-se colocar gelo em um saco ou bolsa de gelo, cobrir com um pano limpo, toalha ou fralda e aplicar no braço cerca de 10 a 15 minutos, 3 vezes por dia.

7. Cansaço

Nas primeiras 24 a 48 após tomar a vacina da gripe, também pode surgir cansaço ou mal estar como efeito colateral comum.

O que fazer: é recomendado repousar e evitar atividades vigorosas, como exercícios físicos vigorosos, por exemplo. Além disso, é importante aumentar a ingestão de líquidos para manter o corpo hidratado facilitando a recuperação.

8. Sudorese

A sudorese também é uma reação comum da vacina da gripe nas primeiras 24 a 48 horas que pode acontecer devido a uma resposta do sistema imunológico à vacina ou como forma do corpo regular a temperatura, principalmente no caso de febre.

O que fazer: beber bastante água, repousar e retirar o excesso de roupa podem ajudar a reduzir o suor excessivo. Além disso, no caso de ter sido causado pela febre, algumas formas para baixar a febre são tomar um banho morno ou aplicar uma toalha fria na testa. Veja outras formas de baixar a febre.

Leia também: Como aliviar as reações mais comuns das vacinas tuasaude.com/reacoes-adversas-das-vacinas

Reações raras da vacina da gripe

Embora seja muito raro, a vacina da gripe também pode dar origem a reações mais graves que precisam de atendimento médico imediato, como:

  • Febre muito alta, acima de 39ºC;
  • Coceira, urticária ou lesões de pele que podem ocorrer por todo o corpo;
  • Reações alérgicas graves ou choque anafilático, podem surgir no momento ou algumas horas após a aplicação da vacina com sintomas de batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, inchaço nos lábios, na língua ou na garganta, tontura ou até parada cardíaca. Veja outros sintomas do choque anafilático;
  • Síndrome de Guillain-Barré, com sintomas de fraqueza e paralisia em todo o corpo e pode se desenvolver em pessoas que já tiveram a síndrome no passado, sendo importante comunicar ao médico que já teve Síndrome de Guillain-Barré para que o seja avaliado se a pessoa deve ou não ser vacinada. Saiba mais sobre a síndrome de Guillain-Barré;
  • Inflamação dos vasos sanguíneos, incluindo aqueles presentes nos rins, pulmões e coração, podendo causar sintomas de mal estar, cansaço, febre, perda de apetite e perda de peso;
  • Inchaço das glândulas no pescoço, na axila ou virilha, devido a alterações no sistema linfático que podem causar ínguas.

Quando existe suspeita de alguma destas reações graves é importante procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo.

Vídeos relacionados

Como lavar as mãos do jeito certo | com Drauzio Varella

05:00 | 53.254 visualizações

APRENDER A LAVAR AS MÃOS ✋

02:44 | 46.091 visualizações

O que fazer para melhorar a IMUNIDADE

03:14 | 164.801 visualizações

Remédio Caseiro para Gripe

01:08 | 1.362.305 visualizações

Os Melhores Alimentos para a GRIPE

03:14 | 613.767 visualizações