Para fazer o soro caseiro, basta misturar água filtrada, mineral ou fervida, sal e açúcar, até que a mistura fique transparente, e beber 2 a 3 litros por dia, em pequenos goles.
O soro caseiro é uma bebida muito hidratante e, por isso, é indicado para combater a desidratação causada por vômitos ou diarreia, podendo ser usado por adultos, crianças, bebês e, até mesmo, animais domésticos.
Leia também: O que comer para diarreia: 9 melhores alimentos (e o que evitar) tuasaude.com/o-que-comer-na-diarreiaApesar de poder ser utilizado em bebês, não deve ser dado para bebês que ainda mamam exclusivamente no peito, sendo mais indicado nesses casos dar somente o peito para manter o bebê hidratado.
Como fazer soro caseiro
Para fazer o soro caseiro deve-se misturar 1 litro de água com 1 colher de sopa bem cheia de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). A água deve ser filtrada, mineral ou fervida.
Ingredientes
- 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada;
- 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g);
- 1 colher de café de sal (3,5 g).
Modo de preparo
Mistura bem todos os ingredientes até obter uma mistura transparente. Beber 2 a 3 litros por dia, em pequenos goles, várias vezes ao dia.
Receita de soro caseiro usando colher padrão
O soro caseiro também pode ser preparado utilizando-se uma colher padrão, que pode ser comprada em algumas farmácias. Para isso, deve-se misturar 2 medidas rasas de açúcar (do lado maior da colher) com 1 medida rasa de sal (do lado menor da colher), misturando bem em 200 ml de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada:
- 2 medidas rasas de açúcar, do lado maior da colher padrão;
- 1 medida rasa de sal, do lado menor da colher padrão;
- 1 copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada.
Veja mais no vídeo a seguir sobre como fazer o soro caseiro:
COMO FAZER SORO CASEIRO
02:34 | 3.020.730 visualizaçõesPara que serve o soro caseiro
O soro caseiro serve para combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo. O soro caseiro é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade.
As pessoas portadoras de diabetes não devem tomar o soro caseiro e procurar auxílio médico, assim como aqueles que estão em desidratação grave. É importante esclarecer que a toma do soro caseiro não vai parar o vômito e a diarreia, sendo útil somente para repor os líquidos e sais minerais perdidos e por isso é importante seguir todas as orientações do médico para controlar a diarreia e o vômito.
Como tomar o soro caseiro
Deve-se tomar o soro caseiro no mesmo dia do seu preparo e em pequenos goles ao longo de todo o dia. Em caso de vômito ou diarreia deve-se observar (aproximadamente) a quantidade de líquidos perdidos e tomar o soro caseiro na mesma proporção. Além disso, não é recomendado tomar mais de meio copo de soro de uma só vez. Bebês e crianças podem tomar o soro em colheres.
Apesar de ser muito simples de fazer o soro em casa, existe também à venda nas farmácias pacotinhos de "sais para reidratação oral" que já contêm sal e glicose na dose exata para misturar em 1 litro de água mineral. Esta é a melhor alternativa quando a qualidade da água é duvidosa ou quando se vai viajar com crianças pequenas.
Quando ir ao médico
Quando a diarreia e vômito se mantém por mais de 24 horas é importante ir ao médico para identificar a causa e adequar o tratamento, que em alguns casos pode ser feito com antibióticos. Não é recomendado tomar remédios sem orientação médica porque pode ser prejudicial à saúde.
Veja mais sobre o que fazer quando a criança está com diarreia.