O refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago, podendo causar sintomas como queimação no peito e/ou pescoço, azia, gosto azedo na boca e sensação de bolo na garganta.
Na maioria das vezes, o refluxo gastroesofágico é causado por alteração no funcionamento do esfíncter presente entre o esôfago e o estômago, sendo mais frequente em pessoas que estão acima do peso e possuem uma alimentação rica em gordura.
Em caso de suspeita de refluxo, é recomendado consultar um gastroenterologista. O tratamento normalmente é feito com o uso de medicamentos para acidez e medidas como perder peso e evitar deitar logo após comer.
Entenda melhor sobre o refluxo com o Dr. Antonio Carlos Moraes:
REFLUXO GASTROESOFÁGICO: o que é, sintomas, como evitar e tratamento
07:32 | 59.244 visualizaçõesPrincipais sintomas de refluxo
Os principais sintomas de refluxo gastroesofágico são:
- Queimação subindo da boca do estômago até a garganta;
- Sensação de alimentos voltando do estômago para a boca.
- Gosto azedo na boca;
- Sensação de bolo na garganta;
- Azia, náusea e/ou vômitos;
- Tosse, rouquidão ou pigarro frequente;
- Dor ou dificuldade para engolir os alimentos.
A sensação de queimação subindo pelo peito e/ou alimentos voltando do estômago para a boca são os sintomas mais característicos de refluxo gastroesofágico e tendem a surgir após as refeições, principalmente quando a pessoa se deita.
Leia também: 10 principais sintomas de refluxo e o que fazer tuasaude.com/sintomas-de-refluxoEspecialmente quando o refluxo é constante e não é tratado, pode resultar na inflamação da parede do esôfago, conhecida como esofagite, e aumentar o risco de câncer de esôfago. Entenda melhor o que é esofagite e os sintomas.
Sintomas de refluxo em bebês
O refluxo é comum em bebês com menos de 1 ano de idade e, normalmente, não provoca outros sintomas além de golfadas. No entanto, em alguns casos pode provocar também irritabilidade, atraso no desenvolvimento e dificuldade para mamar ou ganhar peso.
Além disso, nos casos mais graves, o bebê também pode desenvolver otites de repetição ou até pneumonia devido à entrada de alimentos nas vias aéreas quando o refluxo acontece. Saiba reconhecer os sintomas de refluxo em bebês.
Sintomas de refluxo na gravidez
Os sintomas de refluxo na gravidez são os mesmos de mulheres que não estão grávidas e são mais frequentes a partir do final do primeiro trimestre, devido às alterações hormonais comuns da gestação e crescimento do bebê no útero.
Leia também: Refluxo na gravidez: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/refluxo-na-gravidezTeste online de sintomas
Para saber a possibilidade de ter refluxo gastroesofágico, por favor, selecione os sintomas que apresenta:
Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um gastroenterologista ou clínico geral.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico de refluxo gastroesofágico é feito pelo gastroenterologista, clínico geral ou, em caso de crianças, pediatra levando em consideração os sintomas e, algumas vezes, o resultado de exames como a endoscopia ou pHmetria de 24 horas.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre um gastroenterologista mais perto de você utilizando a ferramenta abaixo:
Especialmente para pessoas que têm mais de 50 anos e/ou sintomas como dor ou dificuldade para engolir, anemia ou perda de peso, o médico pode indicar a endoscopia digestiva alta com o objetivo também descartar problemas mais sérios. Entenda como é feita a endoscopia.
Possíveis causas
As principais causas de refluxo gastroesofágico são:
- Alterações anatômicas ou no funcionamento do esfíncter que está presente entre o esôfago e o estômago e que tem como função permitir a entrada do alimento no estômago e impedir o seu retorno;
- Uso de medicamentos, como alguns anti-histamínicos, antidepressivos e bloqueadores dos canais de cálcio;
- Hérnia de hiato;
- Fragilidade dos músculos da região.
Além disso, alguns fatores podem favorecer a ocorrência do refluxo, como obesidade, alimentação rica em alimentos gordurosos, refeições muito volumosas, principalmente antes de dormir, consumo de álcool e bebidas com cafeína ou gasosas e tabagismo.
Leia também: 20 alimentos que causam azia, refluxo e queimação tuasaude.com/alimentos-que-causam-aziaComo é o tratamento para refluxo
O tratamento para refluxo gastroesofágico é diferente em adultos, gestantes e crianças, podendo envolver desde medidas, como perder peso e evitar deitar logo após as refeições, até o uso de remédios para reduzir a acidez no estômago e, nos casos mais graves, a cirurgia. Veja mais detalhadamente como é feito o tratamento para refluxo.
Algumas das principais opções de tratamento para o refluxo gastroesofágico são:
1. Remédios para acidez
Os remédios mais indicados para o tratamento do refluxo são conhecidos como inibidores de bomba de prótons, sendo alguns exemplos o omeprazol ou pantoprazol, que agem reduzindo a quantidade de ácido no estômago. Veja os remédios mais usados para tratar o refluxo gastroesofágico.
2. Alterações na dieta
Em caso de refluxo pode ser indicado em alguns casos eliminar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes, alimentos ricos em gordura e café, por exemplo. Além disso, a última refeição do dia deve ser feita, no mínimo, 3 horas antes de deitar, para evitar os sintomas.
Leia também: Dieta para refluxo: o que comer e o que evitar tuasaude.com/dieta-para-refluxo-gastroesofagico3. Cirurgia para refluxo
A cirurgia para o refluxo gastroesofágico é indicada principalmente nos casos mais graves em que outros tratamentos não resultaram no controle dos sintomas do refluxo. Esta cirurgia é conhecida como fundoplicatura e, normalmente, é feita por laparoscopia. Confira quando é indicada e como é feita a cirurgia para refluxo.