6 chás para baixar a febre naturalmente

Outubro 2021

​Um ótimo remédio caseiro para febre é colocar uma toalha molhada com água fria na testa e nos pulsos da pessoa. Assim que a toalha ficar numa temperatura menos fria deve-se molhar a toalha novamente em água fria.

Para ajudar a baixar a febre também pode tomar um suco de laranja ou limonada, porque isto aumenta a imunidade e facilita o equilíbrio da temperatura corporal. No entanto, outra excelente forma de baixar a febre é provocar uma intensa sudorese, tomando um chá morno que faça a pessoa transpirar muito, o que diminui rapidamente a febre.

No caso dos bebês, é importante que o pediatra seja consultado para que seja identificada a causa da febre e indicado o melhor tratamento, já que os chás de plantas medicinais não são indicados para os bebês. Veja o que fazer para baixar a febre do bebê.

6 chás para baixar a febre naturalmente

Confira a seguir 6 diferentes chás que podem ajudar a baixar a febre de forma natural ao promover a transpiração. Assim, para o tratamento natural para baixar a febre, pode ser utilizada uma das seguintes receitas:

1. Chá de macela

O chá de macela para baixar a febre é um excelente remédio caseiro porque ele possui propriedades diaforéticas que induzem a transpiração, ajudando a regular a temperatura corporal.

A macela reduz a inflamação e aumenta a circulação na superfície da pele, promovendo a transpiração e ajudando a baixar a febre sem comprometer o sistema imunológico. No entanto, não deve ser tomado durante a gravidez.

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de macela;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro basta adicionar as folhas de macela em um recipiente com água fervente, tampa-lo e deixar o chá em infusão por aproximadamente 20 minutos. Coar e beber 1 xícara deste chá a seguir.

2. Chá de cardo-santo

Uma ótima solução natural para baixar a febre é tomar o chá morno de cardo-santo porque ele promove a sudorese, auxiliando na regulação da temperatura corporal.

Ingredientes

  • 15 g de folhas de cardo-santo;
  • 1/2 litro de água.

Modo de preparo

Coloqcar as folhas de cardo-santo picadas numa panela e adicionar a água fervente. A seguir tapar, deixar descansar por 15 minutos, filtrar e beber 1 xícara deste chá.

3. Chá de Manjericão

O chá de manjericão morno também ajuda a aliviar a febre porque é capaz de induzir a transpiração, ajudando a regular a temperatura do corpo. Além de consumir o chá, é interessante também molhar uma toalha fria no chá e depois passar nas axilas, testa e nuca da pessoa, ajudando a diminuir a febre.

Ingredientes

  • 10 folhas frescas de manjericão;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e levar ao fogo baixo, deixando ferver tapado por cerca de 10 minutos. A seguir, deixe amornar, coar e beber a seguir.

4. Chá de freixo

O chá de freixo ajuda a baixar a febre porque o freixo é uma planta medicinal com propriedades antitérmicas e anti-inflamatórias.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 50 g de casca de freixo.

Modo de preparo

Colocar a casca de freixo em 1 litro de água e deixar ferver durante 10 minutos. Depois filtrar e beber 3 ou 4 xícaras por dia até a febre baixar.

5. Chá de salgueiro-branco

O chá de salgueiro-branco ajuda a baixar a febre porque esta planta medicinal tem na sua casca salicósido, que tem ação anti-inflamatória, analgésica e febrífuga.

Ingredientes

  • 2-3 g de casca de salgueiro-branco;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a casca de salgueiro-branco na água e deixar ferver durante 10 minutos. Depois filtrar e beber 1 xícara antes de cada refeição.

6. Chá de eucalipto

Um outro tratamento caseiro par baixar a febre é com chá de eucalipto, pois ele tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas que ajudam a baixar a febre. Conheça outras propriedades do eucalipto.

Ingredientes

  • 2 colher (de sopa) de folhas de eucalipto;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Colocar a água a ferver e depois adicionar as folhas de eucalipto. Depois de fervida, coar e tomar até 4 xícaras por dia até a febre baixar.

Se a febre for superior a 38,5ºC ou persistir durante 3 dias deve ir ao médico, pois pode precisar de tomar medicamentos antivirais ou antibióticos para tratar a febre.

Confira no vídeo a seguir outras dicas para baixar a febre:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • SIQUEIRA, I. R.; SIMÔES, C. M. O.; BASSANI, V. L.. Achyrocline satureioides (Lam.) D.C. as a potential approach for management of viral respiratory infections. Phytother Res. 35. 1; 3-5, 2021
  • MULYANINGSIH, Sri et al. Antibacterial activity of essential oils from Eucalyptus and of selected components against multidrug-resistant bacterial pathogens. Pharm Biol. Vol.49, n.9. 893-899, 2011
  • LIU, Qing et al. Antibacterial and Antifungal Activities of Spices. International Journal of Molecular Sciences. Vol.18. 6.ed; 1-62, 2017
  • FLORIEN. Cardo Mariano. Disponível em: <http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/CARDO-MARIANO.pdf>. Acesso em 19 Out 2019
  • INVENTARIO ESPAÑOL DE LOS CONOCIMIENTOS TRADICIONALES RELATIVOS A LA BIODIVERSIDAD. Fraxinus excelsior L.. Disponível em: <https://digital.csic.es/bitstream/10261/197221/1/Fraxinus_excelsior.pdf>. Acesso em 19 Out 2021
  • EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Manjericão. 2001. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/100713/1/folder-manjericao.pdf>. Acesso em 09 Set 2021
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Salix alba (SALGUEIRO BRANCO). 2015. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Salix-alba.pdf>. Acesso em 19 Out 2021
Mais sobre este assunto: