6 formas naturais para tratar formigamento no corpo

Evidência científica

Para tratar naturalmente o formigamento no corpo é recomendado adotar estratégias que melhorem a circulação sanguínea, além de ter uma alimentação saudável, pois isso ajuda a controlar algumas doenças crônicas, como a diabetes, esclerose múltipla ou hérnia de disco, que podem estar causando o formigamento, a dormência e a sensação de agulhadas em certas partes do corpo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

O formigamento pode surgir em qualquer região do corpo, sendo mais comum nas mãos, pés ou pernas, e geralmente é causado pela má circulação sanguínea, por ficar muito temo na mesma posição ou pela pressão direta sobre os nervos. Além disso, o formigamento no corpo também pode indicar condições graves de saúde, como AVC ou infarto, sendo que nesses casos deve-se buscar ajuda médica imediatamente. Veja outras causas do formigamento no corpo.

É importante consultar o clínico geral sempre que surgir formigamento no corpo, especialmente quando é frequente ou está acompanhado de outros sintomas, como dor, dormência ou diminuição da força muscular, para que sejam feitos exames para identificar a causa e realizar o tratamento mais adequado.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Algumas formas naturais para tratar o formigamento no corpo são:

1. Exercícios físicos

Praticar exercícios físicos regularmente, como caminhada, corrida, musculação ou hidroginástica, ajuda no combate ao formigamento porque melhora a circulação sanguínea.

É necessário ter 30 minutos diários de atividade física de média intensidade ou 3 horas semanais para alcançar este benefício, o tipo de atividade não é o mais importante, mas deve-se praticar exercícios aeróbicos, como corrida ou bicicleta, e também exercícios de fortalecimento muscular.

2. Alongamentos

Os exercícios de alongamento devem ser realizados sempre após a prática de atividade física, mas também podem ser realizados diariamente ao acordar, ou antes de ir se deitar.

Os alongamentos aumentam a flexibilidade corporal, aliviando a tensão nos nervos periféricos, e também reduzem o estresse e a ansiedade, melhorando a qualidade de vida. Veja 8 alongamentos simples para fazer no trabalho.

3. Massagem

Massagear a região do corpo que está com formigamento ou dormência, com um creme ou gel que promova o aquecimento da área, é uma boa forma de eliminar rapidamente esse desconforto.

As pomadas que contém capsaicina ou mentol são indicadas por serem fáceis de encontrar nas farmácias e não precisam de receita médica para serem adquiridas. Esfregar rapidamente a região é a técnica mais indicada para alívio da neuropatia periférica.

4. Alimentação

Os alimentos mais indicados para aliviar o formigamento ou a dormência são aqueles que melhoram a circulação sanguínea e que combatem a retenção de líquidos.

Alguns exemplos de alimentos que ajudam a aliviar o formigamento ou dormência no corpo são:

  • Frutas cítricas, como laranja, kiwi, abacaxi ou limão;
  • Tubérculos, como a beterraba;
  • Laticínios, como o iogurte.
  • Alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, como castanhas, salmão, alho e cebola;
  • Alimentos ricos em vitamina A, vitamina B ou vitamina D, como fígado, óleo de peixe, folhas verdes ou grãos integrais, quando o formigamento é causado pela falta de vitaminas.

Além disso, algumas plantas podem ser utilizadas para melhorar a circulação do sangue e prevenir os sintomas de cãibras e formigamento, como carqueja e dente-de-leão, que podem ser usadas em forma de chá, e também a pimenta caiena, que pode ser usada como tempero das carnes, por exemplo. Veja como preparar os chás para melhorar a circulação sanguínea.

É importante também evitar o consumo de sal em excesso e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

5. Acupuntura

A acupuntura reequilibra as energias e melhora a circulação sanguínea da região tratada, e por isso também pode ser indicada para combater o formigamento. Como esse tipo de terapia alternativa também é capaz de combater a dor, quando esta encontra-se presente, pode ser uma solução.

6. Banho de imersão com sais de Epsom

Os sais de Epsom são ricos em sulfato de magnésio que é facilmente absorvido pela pele, facilitando a circulação do sangue nas pernas e pés, reduzindo o inchaço e a inflamação, e aliviando a sensação de formigamento ou dormência.

Este banho de imersão é muito fácil de preparar e permite aliviar o inchaço rapidamente no final do dia, além de relaxar e pode ser feito antes de uma massagem nas pernas, por exemplo.

Para fazer esse banho de imersão, deve-se colocar 1 copo de sais Epsom em um recipiente com 1 litro de água morna, mexer até que os sais estejam bem diluídos. Adicionar essa solução na água da banheira e ficar imerso, mantendo o pescoço e a cabeça fora da água, por aproximadamente 15 a 20 minutos. Este processo pode ser feito por até 3 vezes por semana.

Os sais de Epsom não devem ser ingeridos por via oral, e também não deve ser utilizado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham doenças nos rins ou no coração.

Quando ir ao médico

Na maior parte das vezes o formigamento não é grave, nem representa nenhum problema de saúde urgente, sendo aliviado com as estratégias acima. No entanto, como a neuropatia periférica, que é o nome científico do formigamento no corpo, possui diversas causas se este sintoma for frequente é recomendado ir ao médico clínico geral para investigar suas causas e iniciar o tratamento adequado.

Vídeos relacionados

7 alimentos anti-inflamatórios que você precisa usar

24:55 | 1.006.852 visualizações

8 Melhores frutas para DIABETES

16:43 | 452.312 visualizações

Tratamento caseiro para PÉS INCHADOS

03:50 | 2.576.427 visualizações

Alimentação para combater o inchaço e a retenção de líquido

03:43 | 773.143 visualizações

O que comer para acabar com a cãibra

02:04 | 305.325 visualizações