7 melhores remédios caseiros para excesso de gases

Os remédios caseiros são uma excelente opção natural para reduzir o excesso de gases e diminuir o desconforto abdominal. A maior parte desses remédios atua melhorando o funcionamento do estômago e do intestino, o que faz com que as fezes sejam eliminadas mais rapidamente, evitando a formação e o acúmulo de gases.

Além dos remédios caseiros é também importante fazer uma alimentação saudável e praticar exercício físico regularmente, pois isso ajuda a manter a saúde do sistema gastrointestinal, diminuindo a formação de gases. Além disso, o consumo de probióticos, seja na forma de suplementos ou de alimentos, também deve ser uma prática diária, pois ajuda a povoar o intestino com bactérias boas que protegem a saúde intestinal e diminuem a formação de gases.

Veja como tomar probióticos para melhorar a saúde do intestino.

1. Chá de erva-doce

7 melhores remédios caseiros para excesso de gases

A erva-doce é uma planta medicinal muito utilizada tradicionalmente para tratar problemas digestivos, mas que também parece ter efeito sobre o intestino, já que parece estimular seu funcionamento, reduzindo a formação de gases.

Além disso, alguns estudos também indicam que a erva-doce pode prevenir o aparecimento de úlceras e até aliviar os espasmos musculares causados pela flatulência.

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres (de chá) de sementes de erva-doce;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a erva-doce à xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber várias vezes ao dia, sem adição de açúcar.

2. Chá de hortelã-pimenta

7 melhores remédios caseiros para excesso de gases

O chá de hortelã-pimenta possui flavonoides que parecem ser capazes de inibir a ação dos mastócitos, que são células do sistema imune que estão presentes em grande quantidade no intestino e que parecem contribuir para a formação de gases.

Esta planta também tem ação anti-espasmódica, que diminui os espasmos do intestino, aliviando o desconforto.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas ou 3 colheres (de sopa) de folhas frescas de hortelã;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Juntar as folhas de hortelã na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 3 a 4 vezes por dia.

3. Chá de gengibre

7 melhores remédios caseiros para excesso de gases

O gengibre é uma raiz com várias propriedades medicinais, que é utilizada para tratar muitos problemas na medicina tradicional. De fato, esta raiz também pode ser usada para tratar o excesso de gases, pois facilita o funcionamento do intestino, reduz os espasmos nas paredes do intestino e trata pequenas inflamações que podem piorar a formação de gases.

Ingredientes

  • 1 cm de raiz de gengibre;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de uso

Retirar a casca da raiz de gengibre e cortar em pedaços. Depois, colocar na xícara com água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Por fim, coar, deixar amornar e beber 3 a 4 vezes por dia.

4. Chá de erva-cidreira

7 melhores remédios caseiros para excesso de gases

A erva-cidreira é outra planta muito usada pela medicina tradicional, especialmente para ajudar no tratamento de problemas relacionados com o sistema gastrointestinal. E de fato parece ser capaz de aliviar vários desconfortos a nível gástrico e intestinal, incluindo o excesso de gases.

Além disso, a erva-cidreira faz parte da família da hortelã-pimenta, podendo partilhar de benefícios semelhantes no combate aos gases intestinais.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de erva-cidreira;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a erva-cidreira na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber, pelo menos, 3 a 4 vezes por dia.

5. Chá de camomila

7 melhores remédios caseiros para excesso de gases

A camomila é uma planta que é tradicionalmente usada para tratar problemas gástricos e aliviar desconfortos de todo o sistema gastrointestinal. De acordo com um estudo, esta planta parece prevenir o aparecimento de úlceras e inflamações no sistema gastrointestinal, o que previne também o aparecimento de gases.

Além disso, o chá de camomila tem ação calmante, que ajuda a diminuir o desconforto causado pelo inchaço abdominal.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de camomila seca;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as flores de camomila na xícara com a água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 3 a 4 vezes por dia.

6. Chá da raiz de angélica

7 melhores remédios caseiros para excesso de gases

A angelica é uma planta medicinal que tem forte ação digestiva, pois estimula a produção de sucos gástricos que melhoram a digestão. Além disso, também ajuda a tratar a prisão de ventre por possuir ação reguladora dos movimentos intestinais, o que permite reduzir o acúmulo de gases.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de raiz seca de angélica;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes na xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber após as refeições.

7. Exercício para eliminar os gases

Um ótimo exercício para ajudar a eliminar os gases intestinais é comprimir a região abdominal como mostra a imagem a seguir, porque isto ajuda na eliminação dos gases, aliviando o desconforto.

7 melhores remédios caseiros para excesso de gases

O exercício consiste em deitar-se de barriga para cima, dobrar as pernas e apertá-las contra a a barriga. Este exercício deve ser repetido por 10 vezes seguidas.

Além de tomar os chás e fazer este exercício é recomendado beber bastante água, caminhar ou andar de bicicleta e comer alimentos ricos em fibras, como os legumes, frutas e as folhas verde-escuro pois ajudam a controlar a formação de gases no intestino. Para melhorar o seu efeito e reduzir mais rapidamente a flatulência, deve-se evitar a ingestão de macarrão, pão e alimentos doces, que são conhecidos por serem causadores de gases, assim como bebidas alcoólicas e bebidas com gás.

Confira as dicas da nutricionista para eliminar os gases:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • BADGUJAR, Shamkant B. et al.. Foeniculum vulgare Mill: a review of its botany, phytochemistry, pharmacology, contemporary application, and toxicology. BioMed Research International. 2014
  • KAVITT, Robert T. et al.. Diagnosis and Treatment of Peptic Ulcer Disease. The American Journal of Medicine. Vol.132, n.4. 447-456, 2019
  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Elsevier, 2018.
  • BAHRAMI, Hamid R. et al.. Mast Cells and Irritable Bowel Syndrome: From the Bench to the Bedside. Journal of Neurogastroenterology and Motility. Vol.8, n.8. 2719-2725, 2016
  • MCKAY, Diane L.; BLUMBERG, Jeffery B.. A review of the bioactivity and potential health benefits of peppermint tea (Mentha piperita L.). Phytotherapy Research. Vol.20, n.8. 619-633, 2006
  • ZHANG, Lei et al.. Mast Cells and Irritable Bowel Syndrome: From the Bench to the Bedside. Journal of Neurogastroenterology and Motility. Vol.22, n.2. 181-192, 2016
  • HU, Ming-Luen et al.. Effect of ginger on gastric motility and symptoms of functional dyspepsia. World Journal of Gastroenterology. Vol.17, n.1. 105-110, 2011
  • BAYATI Jalal; MORADI Nasroallah. Physiological and pharmaceutical effects of Ginger (Zingiber officinale Roscoe) as a valuable medicinal plant . European Journal of Experimental Biology . 4. 1; 87-90, 2014
  • EUROPEAN MEDICINES AGENCY. Assessment report on Melissa officinalis L., folium. 2013. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-report/final-assessment-report-melissa-officinalis-l-folium_en.pdf>. Acesso em 21 Jan 2021
  • MCKAY, Diane L.; BLUMBERG, Jeffery B.. A review of the bioactivity and potential health benefits of chamomile tea (Matricaria recutita L.). Phytotherapy Research. Vol.20, n.7. 519-530, 2006
  • SRIVASTAVA, Janmejai et al.. Chamomile: A herbal medicine of the past with bright future. Molecular Medicine Reports. Vol.3, n.6. 895-901, 2010
  • ESIMONE, Charles O. et al.. Efficacy and safety assessment of T. Angelica herbal tonic, a phytomedicinal product popularly used in Nigeria. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine. 2011
  • ALLAM, Shady et al.. Extracts from peppermint leaves, lemon balm leaves and in particular angelica roots mimic the pro-secretory action of the herbal preparation STW 5 in the human intestine. Phytomedicine. Vol.22, n.12. 1063-1070, 2015
Mais sobre este assunto: