Algumas formas caseiras de tratar hemorroidas na gravidez, como o banho de assento com cebola ou camomila, ou a compressa de hamamelis, possuem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a desinchar a hemorroida, diminuir a inflamação e aliviar os sintomas, como dor ou coceira.
As hemorroidas na gravidez são comuns e ocorrem devido a compressão dos vasos hemorroidários pelo peso do útero e também pelas alterações hormonais da gravidez que podem deixar o intestino mais lento, causando prisão de ventre.
Os remédios caseiros para hemorroidas na gravidez podem ajudar a aliviar os sintomas, no entanto, se a hemorroida não melhorar, deve-se consultar o obstetra para uma avaliação e indicação do melhor tratamento, que pode ser feito com medicamentos ou pomadas próprias para uso na gravidez. Saiba quais são as melhores pomadas para hemorroida.
Principais tratamentos caseiros
Algumas opções de tratamento caseiro para hemorroida na gravidez são:
1. Banho de assento com cebola
O banho de assento com cebola pode ajudar a aliviar os sintomas de hemorroidas na gravidez, como dor na região anal ao sentar e ao evacuar ou coceira na região do ânus, pois a cebola possui propriedades antibióticas e anti-inflamatórias.
Além disso, a água morna ajuda a aumentar o fluxo de sangue para a região, a desinchar a hemorroida e aliviar a dor.
Ingredientes
- 1 cebola grande com casca;
- Água fervente.
Modo de preparo
Encher uma bacia grande com a água fervente, cortar a cebola aos pedaços mantendo a casca e depois colocá-la dentro da bacia com casca. Quando a água amornar, sentar sem roupa íntima na bacia durante 15 minutos. Fazer o banho de assento até o alívio dos sintomas.
2. Banho de assento com água morna e sal marinho
O banho de assento com água morna e sal marinho também é uma boa opção para aliviar os sintomas de hemorroidas na gravidez.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de sal marinho;
- 2 litros de água fervente.
Modo de preparo
Colocar a água em um recipiente e levar ao fogo para ferver. Em seguida, colocar a água em uma bacia limpa e higienizada, e adicionar o sal marinho misturando bem. Esperar amornar, e sentar na bacia, por cerca de 10 minutos.
3. Banho de assento com camomila
O banho de assento com camomila, feito com a planta medicinal Matricaria recutita, tem ação calmante e cicatrizante, e pode ser usada como banho de assento promovendo a vasodilatação e aliviando a dor e o desconforto da hemorroida em poucos minutos.
Ingredientes
- 3 a 5 saquetas de chá de camomila;
- Cerca de 3 litros de água quente.
Modo de preparo
Colocar as saquetas do chá de camomila na água quente. Esperar amornar, retirar as saquetas e colocar a solução em uma bacia limpa e higienizada. Sentar dentro da bacia, e permanecer por 20 a 30 minutos.
4. Gel de babosa
A babosa é uma planta medicinal da espécie Aloe vera que tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes, aliviando os sintomas de coceira e irritação da hemorroida externa, além de ajudar a acelerar a cicatrização.
Ingredientes
- 2 folhas frescas de babosa.
Modo de preparo
Lavar as folhas de babosa, cortar ao meio e retirar o gel de dentro da folha, colocando dentro de um recipiente limpo e seco. Em seguida, umedecer uma toalha limpa ou uma gaze com o gel e passar na hemorroida. Veja outros benefícios desta planta medicinal.
Ao preparar este remédio caseiro, é importante não usar a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos, mas apenas o gel transparente que tem dentro da folha.
5. Compressa de hamamelis
A compressa de hamamelis feita com a planta medicinal Hamamelis virginiana tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes que ajudam a aliviar os sintomas da hemorroida externa na gravidez.
Ingredientes
- 25 gr de casca de hamamelis
- 500 mL de água.
Modo de preparo
Adicionar a água e a casca de hamamelis em um recipiente e levar ao fogo. Deixar ferver em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Em seguida, desligar o fogo, coar e esperar amornar. Molhar um pano limpo ou uma gaze na solução preparada e aplicar sobre a hemorroida.
6. Óleo de coco
O óleo de coco é rico em ácido láurico e caprílico com potente ação anti-inflamatória e analgésica, ajudando a reduzir a inflamação e o inchaço da hemorroida na gravidez e aliviar a dor e o desconforto..
Ingredientes
- Óleo de coco.
Modo de preparo
Lavar bem as mãos. Em seguida, colocar um pouco do óleo de coco em uma gaze e aplicar diretamente na hemorroida externa, 1 vez por dia, por até 5 dias.
Cuidados durante o tratamento
Além dos remédios caseiros, é importante que a grávida tenha alguns cuidados para ajudar a aliviar as hemorroidas mais rapidamente ou prevenir o seu surgimento, como:
- Fazer o banho de assento com a água morna, para evitar queimaduras;
- Evitar coçar a região do ânus;
- Beber cerca de 2 litros de água por dia, pois ajuda a amolecer as fezes;
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras;
- Evitar usar o papel higiênico após evacuar, para não irritar mais a pele;
- Lavar a região anal com água e sabão após as evacuações;
- Utilizar lenços umedecidos sem perfume, caso não seja possível lavar a região anal após defecar;
- Evitar fazer muito esforço para evacuar ou ficar sentada muito tempo no vaso sanitário;
- Evacuar sempre que sentir vontade, pois prender as fezes pode deixá-la mais endurecida, seca e difícil de evacuar;
- Evitar tomar chás ou usar pomadas que não tenham sido recomendadas pelo obstetra.
Além disso, deve-se evitar permanecer sentada ou em pé por muito tempo, para ajudar a diminuir a pressão que a barriga faz sobre o reto e evitar o desenvolvimento ou a piora da hemorroida.
Em alguns casos, a grávida pode sentir mais conforto sentando por um tempo numa bolsa de gelo para aliviar os sintomas, do que realizar banhos de assento mornos, o que varia de mulher para mulher. Saiba mais sobre as hemorroidas durante a gravidez.
Confira no vídeo a seguir mais algumas opções naturais para hemorroida: