Os remédios caseiros para infecção vaginal, como o chá de camomila, de malva e o óleo de melaleuca, por exemplo, possuem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que podem ajudar a eliminar o microrganismo causador da infecção e no alívio dos sintomas.
A infecção vaginal corresponde a qualquer infecção ou inflamação que atinja a vulva, vagina ou colo do útero, sendo causada principalmente por Candida, Gardnerella vaginalis ou Trichomonas vaginalis, por exemplo. Os sintomas mais comuns de infecção vaginal são dor e ardor ao urinar, dor pélvica, dor durante as relações e corrimento.
Leia também: Infecção vaginal: sintomas, causas, transmissão e tratamento tuasaude.com/infeccao-vaginalOs remédios caseiros para infecção vaginal não devem substituir o tratamento recomendado pelo médico, sendo importante consultar o ginecologista para que seja feita uma orientação sobre a forma e tempo de uso, evitando complicações.
Opções de remédios caseiros
Algumas opções de remédios caseiros para infecção vaginal são:
1. Chá de aroeira
O chá de aroeira pode ser usado, na forma de banho de assento, para tratar a infecção vaginal por que possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, combatendo o microrganismo responsável pela infecção e aliviar os sintomas.
Apesar de ser benéfica no tratamento de infecções na vagina, o uso da aroeira e de outros remédios naturais não devem excluir a consulta com o ginecologista e nem substituir o tratamento indicado pelo médico.
Ingredientes:
- 1 litro de água fervente;
- 100 g de cascas de aroeira.
Modo de preparo:
Para fazer o chá de aroeira, basta colocar as cascas de aroeira em 1 litro de água fervente e deixar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e deixar esfriar um pouco. Este chá pode ser utilizado para lavar a região genital e pode ser consumido até 3 vezes ao dia.
2. Chá de camomila
A camomila possui propriedades calmantes e antimicrobianas, podendo ser consumida como chá ou no banho de assento para aliviar os sintomas e combater a infecção vaginal.
Ingredientes:
- 3 colheres de chá de flores secas de Camomila;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Para fazer o chá, basta colocar as flores secas de camomila na xícara de água fervente e deixar por 5 minutos. Em seguida, coar e beber.
3. Chá de malva
A malva é uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias, podendo ser utilizada para aliviar os sintomas da infecção vaginal.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de folhas secas de malva;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
O chá de malva é feito colocando as folhas de malva na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menos 3 vezes ao dia.
4. Óleo de melaleuca
O óleo de melaleuca possui propriedades antissépticas, podendo ser utilizado para eliminar o microrganismo responsável pela infecção e diminuir os sintomas.
Este óleo pode ser usado para fazer um banho de assento e, para isso, devem ser colocadas 5 gotas de óleo em 1 litro de água morna em uma bacia e sentar-se dentro da bacia por 20 a 30 minutos.
5. Iogurte grego e mel
O creme caseiro de iogurte grego e mel pode ajudar a tratar infecções vaginais, especialmente a infecção causada por fungos. O mel tem propriedades antioxidantes e antifúngicas, e o iogurte tem propriedades probióticas, ajudando a inibir o crescimento de microrganismos que provocam a infecção.
Ingredientes:
- 1 unidade de iogurte grego natural;
- 2 colheres de sopa de mel.
Modo de preparo:
Misturar o iogurte com o mel até obter uma consistência uniforme. Colocar na região da vulva e na vagina 3 vezes por dia.
6. Banho de assento com bicarbonato de sódio
O banho de assento com bicarbonato contém propriedades antifúngicas e ajuda a regular o pH vaginal, combatendo a infecção.
Ingredientes:
- 600 mL de água morna;
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Modo de preparo:
Para realizar o banho de assento, deve-se colocar a água morna em uma bacia, acrescentar o bicarbonato de sódio, misturar bem, e sentar na bacia por 15 minutos, 2 a 3 vezes ao dia.
7. Chá de alho e gengibre
O chá de alho com gengibre tem propriedades antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias devido à presença de alicina, no alho, e compostos fenólicos no gengibre, como o gingerol, shogaol e gingerona, que atuam aliviando os sintomas da vulvovaginite.
Ingredientes:
- 3 dentes de alho sem casca e cortados pela metade;
- 1 cm de raiz de gengibre ou 1/2 colher de sopa de gengibre em pó;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Ferver a água com alho, retirar do fogo e acrescentar o gengibre. Deixar repousar por 5 a 10 minutos, coar e beber 3 a 4 xícaras por dia.
8. Banho de assento com vinagre de maçã
O vinagre de maçã é outra boa opção de remédio caseiros para a infecção vaginal, já que é uma substância ácida que ajuda a eliminar fungos e bactérias que causam a vulvovaginite, além de ter ação anti-inflamatória, aliviando os sintomas.
Ingredientes:
- 1/2 xícara de vinagre de maçã;
- 2 litros de água.
Modo de preparo:
Ferver a água e acrescentar o vinagre de maçã, esperar esfriar e colocar em uma bacia. Realizar o banho de assento durante 20 minutos.
9. Cápsulas de óleo de orégano
O óleo de orégano pode ajudar a combater infecções vaginais causadas por bactérias, já que contém carvacrol, um composto bioativo com ação bactericida.
As cápsulas de óleo de orégano devem ser tomadas de acordo com as recomendações do fabricante e orientações do médico, podendo ser indicado o uso de 1 a 2 cápsulas por dia.