Os remédios caseiros para intoxicação alimentar, como chá de gengibre, chá de funcho, soro caseiro ou água de côco, repõem sais minerais e água e possuem ação antiemética, antiespasmódica e analgésica, ajudando a aliviar os sintomas como náuseas, vômitos ou diarreia, além de ajudarem a evitar a desidratação.
A intoxicação alimentar é causada pela ingestão de alimentos contaminados com toxinas produzidas por bactérias ou fungos e cujos sintomas aparecem poucas horas após o consumo do alimento. O tratamento da intoxicação alimentar deve ser feito para evitar piora dos sintomas e desidratação e deve incluir, além dos remédios caseiros, uma alimentação leve, repouso e aumento da ingestão de água.
Os remédios caseiros podem ser usados para aliviar os sintomas de intoxicação alimentar, mas se não ocorrer melhora em 2 dias, o aconselhado é consultar o médico para que possa ser iniciado tratamento com remédios, caso necessário. Saiba reconhecer os sintomas de intoxicação alimentar e como é feito o tratamento.
1. Soro caseiro
O soro caseiro é uma ótima opção de remédio caseiro para intoxicação alimentar, pois é rico em sais minerais e açúcar, que mantém o funcionamento do organismo e evita a desidratação que pode ocorrer devido aos vômitos e à diarréia.
Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin de como preparar o soro caseiro:
COMO FAZER SORO CASEIRO
02:34 | 3.019.176 visualizações2. Água de côco
A água de côco também é um bom remédio caseiro para a intoxicação alimentar, pois é rica em vitaminas e sais minerais, e ajuda a hidratar o corpo, repondo os nutrientes e líquidos perdidos pelos vômitos e diarreia e ajudando o organismo a se recuperar mais rapidamente.
A água de côco pode ser consumida livremente, no entanto, para evitar o risco de vômito é aconselhado beber a água de côco gelada natural.
3. Chá de gengibre
O chá de gengibre é rico compostos fenólicos como o gingerol e o chogaol que tem ação antiemética, ajudando a reduzir as náuseas e os vômitos, além de melhorar os sintomas de azia e má digestão, sendo uma ótima opção para tratar esses sintomas causados pela intoxicação alimentar.
Ingredientes
- 2 cm de raiz de gengibre;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Descascar as fatias de gengibre e cortar em pedaços menores. Adicionar o gengibre em uma panela, adicionar a água e deixar ferver por 5 minutos. Deixar esfriar, coar e beber até 3 xícaras do chá por dia.
O chá de gengibre deve ser evitado por pessoas que fazem uso de anticoagulantes como varfarina ou aspirina pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias. Além disso, mulheres grávidas, próximo ao parto ou com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenham risco de hemorragias devem evitar o uso deste chá.
4. Chá de hortelã-pimenta
O chá de hortelã-pimenta é uma boa opção de remédio caseiro para intoxicação alimentar pois possui óleos essenciais na sua composição, como mentol, mentona e limoneno, que têm ação analgésica e antiespasmódica, ajudando a relaxar os músculos intestinais, a reduzir a formação de gases, o que diminui as contrações que causam diarréia e cólica intestinal.
Além disso, este chá por ter ação antiespasmódica, ajuda a aliviar os sintomas de náuseas e vômitos causados pela intoxicação alimentar.
Ingredientes
- 2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã-pimenta;
- 150 mL de água fervente.
Modo de preparo
Colocar as folhas de hortelã-pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar repousar durante 5 a 7 minutos e coar. Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia.
5. Chá de funcho
O chá de funcho possui anetol, estragol e alcânfora na sua composição, com ação antiespasmódica, anti-inflamatória, analgésica e digestiva, sendo uma excelente opção de remédio caseiro para diminuir a cólica, os gases, a diarréia, as náuseas e os vômitos causados pela intoxicação alimentar.
Ingredientes
- 1 colher de sementes de funcho;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar as sementes de funcho na xícara de água fervente. Tampar e deixar amornar, durante 10 a 15 minutos. Coar e beber a seguir de 2 a 3 xícaras por dia. Outra opção de preparo deste chá é usar o saquinho do chá de funcho.
O chá de funcho não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação.
6. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã possui propriedades antivirais e antimicrobianas, além de ajudar a recompor a flora bacteriana do intestino, sendo uma excelente opção de remédio caseiro para tratar a diarréia e a cólica intestinal causadas pela intoxicação alimentar.
Além disso, o vinagre de maçã também ajuda a aliviar as náuseas e a dor de estômago.
Ingredientes
- 1 a 2 colheres de sopa do vinagre de maçã
- 1 copo de água filtrada.
Modo de preparo
Diluir o vinagre de maçã em um copo de água e beber de estômago vazio, até 3 vezes por dia durante as primeiras 24 horas da intoxicação alimentar. Depois desse período, pode-se beber 1 copo desta mistura uma vez pela manhã e novamente à noite para evitar a diarreia.
É importante lavar a boca com água após beber a solução de vinagre de maçã e, para prevenir o desgaste do esmalte dos dentes, deve-se escovar os dentes 30 minutos após beber a solução de vinagre de maçã.
O vinagre de maçã não deve ser consumido por quem tem alergia ao vinagre de maçã ou por pessoas em tratamento com o medicamento digoxina ou diuréticos como furosemida ou hidroclorotiazida, por exemplo, pois podem reduzir os níveis de potássio no sangue e causar fraqueza muscular, cãibra, paralisia ou arritmia cardíaca.
7. Chá de camomila
O chá de camomila é outra opção para aliviar os sintomas da intoxicação alimentar, já que possui propriedades digestivas e anti-inflamatórias que ajudam a diminuir as cólicas abdominais, acidez, náuseas, tontura e gases.
Ingredientes
- 1 colher de chá de flores secas de camomila;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Colocar as flores de camomila na água fervida, tampar e deixar repousar durante 5 a 10 minutos. Em seguida, coar e beber até 3 xícaras por dia.