Os remédios caseiros para oxiúrus, como o xarope de alho, o leite com hortelã-pimenta ou o chá de arruda, possuem propriedades vermífugas, que ajudam a eliminar o verme Enterobius vermicularis aliviando a intensa coceira anal, especialmente à noite, que acontece porque as fêmeas do verme se dirigem até o ânus para colocar seus ovos na região perianal, causando os sintomas.
Estes remédios caseiros podem ser usados a cada 6 meses ou em pequenas doses de forma regular para manter o intestino limpo, mas também podem ser usados após a confirmação da presença de vermes intestinais como forma de complementar o tratamento indicado pelo médico. É importante lembrar que no caso de grávidas, mulheres a amamentar ou crianças é importante consultar o médico antes.
Além disso, deve-se adotar medidas de higiene para evitar a reinfestação do verme, como ter as unhas cortadas, não colocar as mãos na boca e lavar muito bem as roupas para eliminar os ovos do verme, por exemplo. Veja todas as medidas de higiene prevenir a reinfestação do oxiúrus.
Algumas opções de remédios caseiros para oxiúrus são:
1. Xarope de alho
O xarope de alho tem propriedades vermífugas naturais e estimulantes do sistema imunológico que podem ajudar a eliminar o verme, sendo uma boa opção de remédio caseiro para oxiúrus.
Ingredientes
- 2 xícaras de água;
- 1 dente de alho cru cortado em fatias finas;
- 1 xícara de açúcar.
Modo de preparo
Ferver a água com o açúcar, mexendo até dissolver completamente o açúcar. É importante não ferver por muito tempo para o açúcar não caramelizar. Desligar o fogo e adicionar o alho. Transferir o xarope para um recipiente de vidro limpo e seco e deixar repousar até esfriar. Coar e beber 1 colher de chá do xarope, 3 vezes ao dia por 7 dias, dar uma pausa de 7 dias sem tomar o xarope e depois tomar por mais 7 dias seguidos.
Outra forma de usar o alho para oxiúrus, é comer o dente de alho cru ou adicioná-lo picado e, nas refeições.
Além disso, pode-se também preparar uma pasta de alho, picando o dente de alho em fatias bem finas e misturar com vaselina sólida para formar uma pasta, que pode ser aplicada diretamente na região anal.
2. Leite com hortelã-pimenta
Um ótimo remédio caseiro para oxiúrus é o leite aromatizado com folhas de hortelã-pimenta em jejum porque ela é uma planta medicinal com ação vermífuga natural que mata e elimina os parasitas.
Ingredientes
- 4 talos e 10 folhas verdes de hortelã-pimenta;
- 100 mL de leite desnatado;
- Mel a gosto.
Modo de preparo
Colocar o leite e a hortelã-pimenta numa panela até ferver. Deixar a mistura esfriar e, se desejar, acrescentar o mel. O leite deve ser tomado morno em jejum, de preferência 1 hora antes do café da manhã, e o processo deve ser repetido 7 dias depois, totalizando 2 doses.
Esse remédio caseiro não deve ser usado durante a gravidez. Para pessoas alérgicas ao mel, própolis ou pólen, não se deve adicionar o mel no preparo desse remédio caseiro.
3. Pasta de mastruz
A pasta de mastruz, preparada com a planta medicinal Dysphania ambrosioides, também conhecida como erva-de-santa-maria, é um excelente remédio caseiro contra oxiúrus devido à sua ação vermífuga.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de folhas frescas de mastruz (erva-de-santa maria);
- Mel.
Modo de preparo
Amassar as folhas com um pilão e depois misturar com mel até que vire uma pasta. As doses normalmente recomendadas são 1 colher (de sobremesa) por dia, por via oral, para crianças com 10 a 20 kg, 1 colher (de sopa) por dia para crianças com 20 a 40 Kg, e 3 colheres de sopa por dia para adultos. Tomar a pasta de mastruz por 3 dias seguidos.
Este remédio caseiro não deve ser usado durante a gravidez ou por pessoas que têm alergia ao mel, própolis ou pólen.
4. Chá de arruda
O chá de arruda também é uma boa opção de remédio caseiro para oxiúrus pois tem propriedades vermífugas que ajudam a eliminar o verme.
Ingredientes
- 1 colher (de sobremesa) de folhas secas de arruda;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar as folhas de arruda na xícara com água fervente e deixar repousar por cerca de 15 a 20 minutos. Em seguida, deixar amornar, coar e beber em seguida.
O chá de arruda não deve ser usado por mulheres grávidas, uma vez que essa planta também pode causar contrações uterinas e hemorragias. Além disso, também não deve ser usado por pessoas que usam remédios anticoagulantes, pois pode aumentar o risco de sangramentos.