4 remédios caseiros para próstata aumentada

Evidência científica

Os remédios caseiros para a próstata aumentada são o suco de tomate, o saw palmetto, a urtiga e as sementes de abóbora, já que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a diminuir a inflamação da glândula e prevenir o câncer.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Urologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A inflamação da próstata é uma condição comum em homens maiores de 50 anos e que pode causar sintomas como dificuldade para urinar, jato fraco de urina, gotejamento de urina no final da micção e sensação de bexiga sempre cheia, por exemplo. Conheça outros sintomas de inflamação da próstata.

Esses remédios caseiros não substituem o tratamento indicado pelo urologista, podendo ser usados para complementar o tratamento recomendado pelo médico.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 3

Principais remédios caseiros

As principais opções de remédios caseiros para próstata são:

1. Extrato de Saw palmetto

​Um bom remédio caseiro para próstata é tomar o extrato de saw palmetto porque esta planta medicinal possui propriedades antiestrogênicas que ajudam a combater a hiperplasia benigna da próstata, que é umas principais causas de próstata aumentada.

Ingredientes

  • 1 colher de chá do extrato em pó de saw palmetto;
  • ½ de água, com cerca de 125 ml.

Modo de preparo

Para preparar este remédio natural é necessário colocar 1 colher de chá do pó de saw palmetto num copo de água, dissolver e tomar 2 vezes ao dia.

O Saw palmetto também pode ser consumido na forma de cápsula, que torna o seu uso mais prático e fácil, sendo indicado consumir 1 cápsula de 160 mg, 2 vezes ao dia, após o café da manhã e o jantar, ou de acordo com a orientação do médico. Veja quando as cápsulas são indicadas e como tomar corretamente.

O suplemento está contraindicado por pessoas com alterações na coagulação sanguínea, como hemofilia, doenças do fígado, como insuficiência hepática, ou problemas no pâncreas, como pancreatite.

Além disso, também não deve ser consumido por pessoas que fazer uso de anticoagulantes, como varfarina, ácido acetilsalicílico ou clopidogrel, por exemplo, ou que fazem uso de plantas ou suplementos medicinais que interfiram na coagulação, como gengibre, ginkgo biloba, ginseng, cúrcuma e cravo da índia, por exemplo.

2. Suco de tomate

Para manter a saúde da próstata pode-se consumir suco de tomate, que além de vitamina C, ácido fólico, ferro e outros minerais é um vegetal bastante rico em licopeno que ajuda a combater a inflamação da próstata, tornando o tomate num alimento funcional. Veja quais os principais benefícios do tomate.

Ingredientes

  • 2 a 3 tomates maduros;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Para fazer o suco de tomate, deve-se passar os tomates pela centrifugadora ou bater no liquidificador com cerca de 250 ml de água e tomar 1 copo por dia.

Este suco de tomate é uma boa opção para homens que tem histórico familiar relacionados com a próstata, devendo ser encarado como um suplemento alimentar diário ao tratamento médico, que normalmente inclui medicamentos e em alguns casos cirurgia. Por isso, o tomate também pode ser inserido mais regularmente na alimentação diária, para manter a saúde da próstata.

3. Cápsulas de urtiga

A urtiga é uma excelente planta para usar contra a próstata aumentada, pois contém substâncias que diminuem as enzimas responsáveis pela inflamação da glândula, além de regular os níveis de testosterona. Assim, a urtiga diminui o tamanho da próstata e alivia os sintomas mais frequentes, especialmente a dificuldade para urinar.

Como tomar: para tratar a inflamação da próstata, é indicado consumir 120 mg de cápsulas de raiz de urtiga, 3 vezes ao dia depois das refeições, ou de acordo com a recomendação do médico.

Além disso, essa planta também pode ser consumida na forma de chá, que é feito a partir da adição de 1 colher de sopa de folhas secas de urtiga em 1 xícara de água fervente, devendo deixar repousando por 10 minutos. Em seguida, coar e beber quando estiver morno.

O uso da urtiga é contraindicado para pessoas com problemas cardíacos e insuficiência renal.

4. Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são outro dos remédios caseiros mais populares para tratar problemas da próstata, pois contêm substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que, além de tratar a inflamação da glândula também previnem o surgimento de câncer.

Como consumir: para obter estes benefícios deve-se comer 10 gramas de sementes de abóbora todos os dias, podendo consumir juntamente em saladas, iogurtes ou cereais, por exemplo. Também é possível utilizar o óleo da semente de abóbora no preparo das refeições, sendo recomendado consumir 2 colheres de sopa por dia.

Como adequar a alimentação

Além destes remédios, a alimentação também pode ajudar a tratar a inflamação da próstata e prevenir o câncer. Assista o vídeo para saber o que comer:

CÂNCER DE PRÓSTATA, NUNCA! Alimentação para prevenção

03:05 | 193.693 visualizações

Vídeos relacionados

CÂNCER DE PRÓSTATA, NUNCA! Alimentação para prevenção

03:05 | 193.693 visualizações