Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas, sendo excelente para queimaduras de 2º grau. Mas outras boas opções são a babosa, o mel e as folhas de alface, por exemplo.
Antes de usar um remédio caseiro, o mais importante é retirar as roupas que estão sobre o local, desde que não estejam coladas à ferida, e colocar a pele queimada debaixo de água corrente fria durante cerca de 20 minutos. Veja o passo a passo do que fazer quando se queimar.
Os remédios caseiros só devem ser usados para queimaduras de 1º grau e de 2º, quando a pele está integra. Isso porque se existir feridas, existe um maior risco de infecção, devendo, neste caso, o tratamento ser feito por um enfermeiro.

1. Casca de banana
A casca da banana possui leucocianidina, que é um flavonoide com propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. Por isso, a casca de banana pode ser usada como um remédio caseiro para acelerar a cicatrização e evitar bolhas.
Ingrediente
- 1 casca de banana.
Modo de preparo
Com ajuda de uma faca, retirar a camada que reveste o interior da casca da banana, com cuidado, e colocar sobre a queimadura. Depois, cobrir com uma gaze esterilizada e substituir, se necessário, ao fim de 2 horas. Repetir o procedimento várias vezes ao dia.
Leia também: 10 benefícios da casca de banana e como usar (com receitas) tuasaude.com/informacao-nutricional-da-casca-de-banana2. Gel de babosa
O cataplasma de babosa é um excelente remédio natural para queimaduras de 1º grau porque esta planta possui, no interior das suas folhas, um gel que é hidratante e calmante para a pele, ajudando na cicatrização e reduzindo a dor da queimadura. Saiba identificar a queimadura de 1º grau.
Ingrediente
- 1 folha de babosa.
Modo de preparo
Retirar os espinhos e cortar a folha ao meio, no sentido do comprimento. Depois raspar o gel que se encontra no interior da folha, e colocar sobre uma compressa ou gaze esterilizada, cobrindo a pele a seguir. Este cataplasma deve ser trocado pelo menos 2 vezes por dia.
3. Mel
Este remédio natural é muito fácil de preparar em casa e é ótimo para queimaduras porque ajuda a hidratar o local, facilitando a cicatrização e prevenindo o aparecimento de bolhas e cicatrizes.
Além disso, o mel tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que podem aliviar o desconforto e a vermelhidão, além de evitar o desenvolvimento de infecções.
Ingredientes
- Mel.
Modo de preparo
Passar uma camada fina de mel sobre a pele queimada, sem esfregar, cobrir com uma gaze ou pano limpo e deixar atuar durante algumas horas. Lavar o local com água fria e voltar a colocar uma nova camada de mel, 2 a 3 vezes por dia.
4. Cataplasma de alface
Outro bom remédio caseiro para queimaduras é o cataplasma de alface, principalmente em caso de queimadura do sol, pois esta é uma verdura com propriedades que ajudam a rejuvenescer a pele e aliviar os sintomas da queimadura devido à sua ação analgésica.
Ingredientes
- 3 folhas de alface;
- 2 colheres (de sopa) de azeite.
Modo de preparo
Macerar as folhas de alface com o azeite e depois colocar a mistura numa compressa ou pano limpo e aplicar sobre a queimadura. O cataplasma deve ser trocado 2 vezes por dia.
Remédios caseiros que não devem ser usados
Embora existam vários remédios caseiros e populares que prometem ajudar a tratar uma queimadura, a verdade é que nem todos devem ser usados. Alguns remédios caseiros que estão contraindicados incluem:
- Manteiga, óleo ou outro tipo de gordura;
- Pasta de dentes;
- Gelo;
- Clara de ovo.
Este tipo de produtos pode causar maior irritação da pele e promover uma infecção do local, prejudicando todo o processo de cicatrização da queimadura.
Saiba mais sobre o que deve fazer em caso de queimadura no vídeo a seguir: