O tratamento para retirar tártaro dos dentes geralmente é feito em consultório do dentista, que pode fazer uma limpeza profunda com raspagem, ultrassom e laser para remover a película formada sobre dos dentes e gengivas, promovendo também o clareamento dos dentes.
Além disso, algumas opções caseiras, como enxaguante bucal, óleo de coco e bicarbonato de sódio, também podem ajudar a combater as bactérias, prevenindo as placas bacterianas e, assim, reduzindo a formação do tártaro.
O tártaro, conhecido também como cálculo, é causado pelo acúmulo de alimentos e bactérias na boca, formando uma placa, que, quando não é retirada com a escovação e uso de fio dental, endurece e se torna amarelada, recobrindo os dentes e a gengiva, e que pode favorecer o surgimento de manchas permanentes nos dentes, cáries, gengivite e mau hálito. Veja como identificar e como evitar o tártaro.
As principais formas de tirar tártaro dos dentes são:
1. Limpeza com raspagem
A limpeza com raspagem é feita pelo dentista, no consultório, utilizando um aparelho, chamado raspador ultrassônico, que faz pequenas vibrações em alta velocidade, ajudando na remoção das placas bacterianas e do tártaro dos dentes.
Além disso, a limpeza dos dentes também podem ser feitas com instrumentos mais simples, como raspadores e curetas, onde o dentista raspa manualmente os dentes para retirar as placas e o tártaro.
2. Laser
O laser é um equipamento utilizado pelo dentista que ajuda a centralizar o tratamento somente na área do dente e gengiva afetados, tirando o tártaro e deixando os dentes mais limpos, sem causar danos aos dentes e às gengivas saudáveis.
3. Sistema Vector
O sistema Vector é similar ao raspador ultrassônico, retirando a placa bacteriana e o tártaro e deixando os dentes mais limpos e saudáveis, sendo utilizado pelo dentista no consultório.
No entanto, esse equipamento causa menor desconforto e dor durante a limpeza dos dentes.
4. Manter uma boa higiene bucal
Manter uma boa higiene bucal, escovando bem os dentes cerca de 30 minutos após todas as refeições, utilizando o fio dental e enxaguante bucal, é a melhor forma de eliminar as bactérias da boca, evitando a placa e diminuindo a formação de tártaro nos dentes. Veja algumas dicas de como escovar bem os dentes.
5. Limpeza com bicarbonato de sódio
A limpeza com bicarbonato de sódio ajuda a equilibrar o ph da boca após as refeições, evitando a formação da placa bacteriana e prevenindo o tártaro.
No entanto, o uso contínuo de bicarbonato, pode aumentar a porosidade do dente, deixando-o mais sensível. Por isso, o ideal é usar esta técnica apenas sob orientação do dentista e no máximo 1 vez por semana.
Ingredientes
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio;
- Pasta de dentes.
Modo de uso
Colocar a pasta de dentes na escova, polvilhar com o bicarbonato e, depois, escovar os dentes por 2 minutos. Ao final, enxaguar a boca com água.
6. Enxaguante com óleo de coco
Outra forma de combater naturalmente as bactérias na boca, prevenindo a formação de placas, é usando o óleo de coco como enxaguante bucal. O óleo de coco contém propriedades bactericidas, diminuindo a formação do tártaro.
Além disso, o óleo de coco também ajuda a formar uma película nos dentes, evitando a adesão de bactérias e prevenindo a formação das placas.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de óleo de coco.
Modo de uso
Colocar a colher de óleo de coco na boca e bochechar durante 5 a 10 minutos, 1 a 2 vezes por dia. Por fim, cuspir o óleo e, depois, enxaguar a boca com água.
No início pode ser mais desafiador bochechar o óleo de coco por vários minutos seguidos e, por isso, é recomendado começar com alguns minutos e ir aumentando gradativamente.
Veja algumas dicas para manter os dentes limpos e saudáveis: