4 remédios caseiros para trombose (e como fazer)

Evidência científica

Alguns remédios caseiros para trombose, como o chá de Ginkgo biloba ou o chá de alho, possuem propriedades estimulantes da circulação sanguínea e anticoagulantes que ajudam a prevenir ou auxiliar no tratamento da trombose.

Esses remédios caseiros não substituem o tratamento convencional indicado pelo médico e devem ser usados somente com orientação médica, pois podem interferir na ação dos remédios anticoagulantes e aumentar o risco de sangramentos. Veja como é feito o tratamento da trombose.

Além disso, é recomendado interromper o uso dos remédios caseiros para trombose, cerca de 2 semanas antes de qualquer cirurgia, procedimento médico ou odontológico, para reduzir o risco de sangramentos.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Os principais remédios caseiros para trombose são:

1. Chá de Ginkgo biloba

O chá de Ginkgo biloba reduz a formação de coágulos sanguíneos, além de melhorar a circulação sanguínea, podendo ser uma boa opção de remédio caseiro para prevenir ou ajudar no tratamento da trombose.

Ingredientes

  • 4 colher (de sobremesa) de folhas secas de Ginkgo biloba;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver as folhas secas de Ginkgo biloba com a água durante 1 minuto. Deixar descansar por 5 minutos e beber de 3 a 4 xícaras por dia. 

O chá de Ginkgo biloba não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com elevado risco de hemorragia ou com algum sangramento ativo.

2. Chá de alho

O chá de alho é rico em alicina que tem ação vasodilatadora, ou seja, aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue no corpo.

Além disso, esse chá inibe a agregação plaquetária, evitando a formação de coágulos dentro dos vasos sanguíneos, podendo ser usado para prevenir a trombose. Veja outros benefícios do chá de alho.

Ingredientes

  • 1 dente de alho esmagado ou picado;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e adicioná-la na xícara com o alho esmagado. Deixar repousar por cerca de 5 minutos, coar, esperar amornar e beber 1 xícara do chá por dia.

O chá de alho não deve ser usado por crianças menores de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por para pessoas que tenham gastrite, úlceras, pressão baixa e hemorragia.

3. Chá de meliloto

O chá de meliloto, feito com a planta medicinal Melilotus officinalis, é rico em glicosídeos do ácido cinâmico, cumarina, flavonoides e saponinas, que ajudam a estimular a circulação sanguínea e linfática.

Esse chá é muito usado para auxiliar no tratamento de doenças venosas, como insuficiência venosa crônica, trombose superficial e inflamação nas veias.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de partes aéreas de meliloto;
  • 150 mL de água.

Modo de preparo

Ferver a água e colocar as ervas, deixando repousar cerca de 10 minutos. Deve-se beber 2 a 3 xícaras por dia.

O chá de meliloto não deve ser usado por mulheres grávidas, lactantes ou por pessoas que tenham doenças no fígado.

4. Suco de ananás

O ananás possui bromelaína com propriedades antitrombóticas e fibrinolíticas, que inibem a produção de coágulos, podendo ser usado para prevenir a trombose.

Ingredientes

  • 1 ananás inteiro descascado e sem o talo;
  • 6 xícaras de água aproximadamente;
  • Suco de 1 limão.

Modo de preparo

Colocar o abacaxi cortado, a água e o suco de um limão no liquidificador e bater bem. Servir com gelo e conservar na geladeira. Beber 1 copo desse suco por dia.

O suco de abacaxi não deve ser consumido por crianças com menos de 6 anos, pois pode causar irritação no estômago.

Além disso, mulheres grávidas não devem consumir o suco de ananás em excesso pois pode provocar contrações uterinas.

O suco de ananás por ter propriedades medicinais anticoagulantes, não deve ser usado por pessoas que usam remédios anticoagulantes.