Alguns remédios caseiros para asma, como o chá de gengibre e alho ou o chá verde, podem ajudar a melhorar os sintomas da asma, pois ajudam a reduzir a inflamação dos brônquios e melhorar o fluxo de ar para os pulmões.
A asma é uma inflamação crônica nos pulmões que causa dificuldade para respirar, falta de ar ou sensação de aperto no peito, sendo mais frequente em pessoas que possuem muitas alergias.
Leia também: 8 principais sintomas de asma tuasaude.com/sintomas-de-asmaEmbora não sirvam para substituir o tratamento médico, os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a prevenir ou controlar as crises de asma, podendo ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico.
9 remédios caseiros para asma
Alguns remédios caseiros para asma são:
1. Chá verde
O chá verde (Camellia sinensis) possui cafeína e compostos fenólicos, que ajudam a relaxar os músculos dos brônquios e reduzir a inflamação das vias respiratórias.
Por isso, esse chá é uma boa forma de como melhorar a asma rápido.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos.
Coar ou retirar o sachê e beber em seguida de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.
O chá verde não deve ser consumido por crianças, grávidas, lactantes ou por pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou pressão alta.
Além disso, por conter cafeína na sua composição, deve-se evitar tomar este chá no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada.
2. Chá de gengibre e alho
O chá de gengibre e alho tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, presente no alho, e aos compostos fenólicos presentes no gengibre.
Estas substâncias ajudam a combater os sintomas da asma, como tosse, chiado, sensação de pressão no peito e mal estar geral.
Ingredientes
- 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
- 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
- 3 xícaras de água;
- Mel para adoçar (opcional).
Modo de preparo
Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o gengibre e o mel. Coar e servir a seguir.
O gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes, e por isso deve ser retirado do chá nesses casos.
Além disso, não é recomendado o uso desse chá em casos de crises agudas de asma. Nestes casos, deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível.
3. Infusão de tomilho
A infusão de tomilho é rica em substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes e expectorantes, como timol, carvacrol, cimeno e linalol, por exemplo.
Desta forma, esse chá permite a eliminação do catarro e aliviam a tosse e a sensação de peso no peito da asma.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de extrato de tomilho seco ou 2 ramos de tomilho fresco;
- 1 litro de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar o tomilho seco na água fervente e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.
A infusão de tomilho não deve ser usada por pessoas com gastrite, úlcera no estômago, doenças no fígado ou que usam remédios anticoagulantes, como varfarina ou clopidogrel, por exemplo.
4. Chá de vassourinha-doce
O chá de vassourinha-doce, preparado com a planta medicinal da espécie Scoparia dulcis, é um ótimo remédio natural para asma.
Essa planta possui taninos, alcaloides, esteroides e compostos fenólicos na sua composição, com ação anti-inflamatória e antialérgica, ajudando a aliviar a tosse.
Ingredientes
- 5 g de vassourinha-doce;
- 250 mL de água.
Modo de preparo
Adicionar a vassourinha-doce na água e deixar ferver por 10 minutos. A seguir, deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.
Este chá não deve ser tomado por mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com que tenham pressão alta ou diabetes.
Além disso, o chá de vassourinha-doce não deve ser tomado por pessoas utilizam remédios inibidores da bomba de próton, como omeprazol ou lanzoprazol, por exemplo.
5. Xarope de rábano-silvestre
O xarope de rábano-silvestre (Armoracia rusticana) é rico em isotiocianatos, que são substâncias com ação anti-inflamatória.
Assim, esse xarope ajuda a reduzir a inflamação das vias respiratórias, aliviando os sintomas de tosse e sensação de pressão no peito, por exemplo.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de raiz de rábano-silvestre ralada;
- 1 colher (de chá) de mel.
Modo de preparo
Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco, e deixar em repouso por 12 horas.
Depois coar a mistura numa peneira fina e tomar esta dose 2 ou 3 vezes por dia.
Este xarope não deve ser usado por menores de 5 anos, grávidas ou durante a amamentação.
Além disso, também não deve ser usado por pessoas com problemas no estômago, síndrome do intestino irritável, hipotiroidismo ou hipertiroidismo.
O uso excessivo do rábano-silvestre pode causar irritação na boca, nariz ou estômago.
6. Chá de uxi-amarelo
O chá de uxi-amarelo (Endopleura uchi) é também uma boa forma natural de como melhorar a asma rápido.
Esse chá contém bergenina, ácido maslínico, sitosterol e estigmasterol com ação anti-inflamatória e imunoestimulante, ajudando a combater os sintomas da asma.
Ingredientes
- 5 g de casca de uxi-amarelo;
- 500 mL de água.
Modo de preparo
Adicionar o uxi-amarelo e a água em uma panela e deixar ferver por cerca de 5 minutos. Deixar repousar por 10 minutos, coar e beber até 3 xícaras do chá por dia.
Este chá não é recomendado para mulheres em amamentação ou grávidas, uma vez que pode interferir no processo de formação do feto.
7. Óleo essencial de lavanda
O óleo essencial de lavanda ajuda a reduzir a inflamação das vias respiratórias, especialmente causadas por alergias.
Por isso, esse óleo é muito útil para ajudar a acalmar e desobstruir as vias respiratórias, ajudando no controle da asma.
O óleo essencial de lavanda deve ser usado somente para inalação e não deve ser consumido por via oral. Veja outros benefícios do óleo essencial de lavanda.
Ingredientes
- 1 gota de óleo essencial de lavanda;
- 2 litros de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar a água fervente e o óleos essencial de lavanda numa tigela, misturando bem. Em seguida, deve-se sentar numa cadeira e colocar o recipiente em cima da mesa.
Cobrir a cabeça com uma toalha aberta, inclinar-se para frente e inspirar o vapor desta solução durante 5 a 10 minutos.
Esta toalha ajuda a manter o vapor da solução por mais tempo. Repetir este procedimento uma ou duas vezes ao dia.
O óleo essencial não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação. Além disso, não é recomendado o uso desse óleo em casos de crises agudas de asma, pois podem piorar a inflamação.
Nestes casos, o melhor é procurar atendimento médico o mais rápido possível ou usar a bombinha prescrita pelo médico.
8. Xarope de sementes de abóbora
O xarope de sementes de abóbora é outra boa opção de remédio caseiro para asma.
Isso porque é rico em magnésio e substâncias anti-inflamatórias que ajudam a diminuir a inflamação dos brônquios e melhorar a capacidade respiratória dos pulmões
Assim, esse xarope melhora a capacidade respiratória, facilitando a passagem do ar e reduzindo sintomas como tosse e falta de ar.
Ingredientes
- 60 sementes de abóbora;
- 1 colher (de sopa) de mel;
- 1 xícara de água;
- 25 gotas de própolis.
Modo de preparo
Descascar as sementes de abóbora, juntar com o mel e a água. Bater tudo no liquidificador e depois adicionar o própolis.
Tomar 1 colher (de sopa) deste xarope, de 4 em 4 horas, quando a asma estiver mais atacada.
Este xarope não deve ser utilizado por pessoas que têm alergia ao mel, própolis ou pólen.
9. Chá de unha-de-gato
O chá de unha de gato (Uncaria tomentosa) é rico em substâncias anti-inflamatórias, como a mitrafilina e os ácidos clorogênico e quinico.
Essas substâncias ajudam a tratar a inflamação respiratória provocada pela asma, assim como seu desconforto.
Ingredientes
- 20g de cascas e raízes de unha de gato;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Ferver os ingredientes por 15 minutos, em seguida apagar o fogo e deixar repousar no recipiente tampado por 10 minutos. Coar e tomar o chá até 3 vezes ao dia.
O chá de unha de gato não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas no estômago, como gastrite ou úlcera, por exemplo.