É possível tratar a estomatite com remédios naturais, sendo opções a solução de mel com sal bórax, o chá de cravo-da-índia e o suco de cenoura com beterraba, além do chá feito com camomila, calêndula e flor de laranjeira, que também ajuda a aliviar os sintomas e desconforto da estomatite. No entanto, se a estomatite persistir é importante consultar um médico para que seja identificada a causa e possa ser feito o tratamento mais indicado.
A estomatite é caracterizada pela presença de vermelhidão e bolhas na boca ou garganta que podem ser bastante dolorosas e dificultar a mastigação, por exemplo. Essa condição pode ser causado pelo uso de medicamentos, doenças que comprometem o sistema imunológico, contato com substâncias irritativas ou consumo de alimentos ácidos. Saiba como identificar a estomatite.
1. Solução de mel com sal bórax
O remédio natural para estomatite com mel e sal bórax possui propriedades cicatrizantes, calmantes e anti-sépticas que ajudam a reduzir o inchaço e a infecção de qualquer tipo de estomatite, na boca e língua.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de mel;
- ½ colher (de café) de sal bórax.
Modo de preparo
Misturar os ingredientes e aplicar um pouco da solução nas aftas com ajuda de um cotonete. Repetir o processo 3 vezes por dia.
2. Chá de cravo-da-índia
O remédio natural para estomatite com cravo-da-índia contém substâncias com ação cicatrizante, anti-sépticas, anti-inflamatórias e cicatrizante, que além de combaterem a estomatite na boca e garganta, ajudam as aftas a cicatrizar mais rapidamente.
Ingredientes
- 3 cravos-da-índia;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Juntar os ingredientes e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e fazer vários bochechos ao longo do dia com o chá. Este chá também pode ser ingerido até 3 vezes por dia para aumentar o efeito.
3. Suco de cenoura
O remédio natural para estomatite com cenoura possui excelente poder calmante que ajuda a reduzir a dor e o desconforto de qualquer tipo de estomatite, promovendo o bem-estar.
Ingredientes
- 1 cenoura crua;
- 1 beterraba;
- 1 copo de água.
Modo de preparo
Bater os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Depois coar e beber 30 minutos antes das refeições.
4. Infusão de sálvia
Esta infusão feita com sálvia é ótima forma para tratar as aftas da estomatite aftosa, já que essa planta possui potentes propriedades cicatrizantes que facilitam a cura das feridas e diminuem a dor.
Ingredientes
- 50g de folhas de sálvia;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Ferver a água, adicionar a erva, tampar e deixar a infusão descansar por aproximadamente 20 minutos. Quando amornar, coar e fazer bochechos 4 vezes ao dia.
5. Chá de ervas
As plantas medicinais utilizadas no preparo deste chá ajudam na purificação do organismo, além de conter propriedades calmantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias que aceleram o tratamento e diminuem a inflamação das aftas.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de calêndula;
- 2 colheres de sopa de rosa branca;
- 2 colheres de chá de camomila;
- 2 colheres de chá de flor de laranjeira;
- 2 xícaras de água fervente.
Modo de preparo
Juntar todos os ingredientes numa panela e deixar repousar por 5 a 10 minutos. A seguir deve filtrar e tomar 1 xícara deste chá logo a seguir.