Remédios para afta: pomadas, sprays e comprimidos

Os remédios para afta, como a triancinolona acetonida, o acetato de hidrocortisona ou o isetionato de hexamida com cloridrato de tetracaína, podem ser usados na forma pomada, spray ou solução oral e ajudam a diminuir a dor, facilitar o processo de cicatrização ou eliminar as bactérias que se desenvolvem na ferida.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Otorrinolaringologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A afta pode surgir por pequenos traumas locais, como uso de aparelho ou escovação, alergias a algum alimento ou medicamento, refluxo gastroesofágico, estresse, deficiência de vitamina C, ácido fólico, ferro e zinco, ou certas doenças infecciosas ou sistêmicas. Confira outras causas de afta.

Geralmente não é necessário realizar tratamento para afta, já que desaparece em uma ou duas semanas. Porém, se a afta for muito grande ou muito dolorosa, é importante consultar um médico ou dentista, que podem indicar o melhor tratamento, incluindo o uso de remédios.

Imagem ilustrativa número 1

Pomadas, sprays e soluções orais para afta

As pomadas, sprays ou soluções orais são aplicados diretamente na afta e agem protegendo a região afetada, diminuindo a inflamação e possibilitando o alívio temporário da dor.

Algumas pomadas que podem ser indicadas, pelo médico ou dentista, para o tratamento das aftas são:

1. Triancinolona acetonida

A pomada de triancinolona acetonida é um anti-inflamatório corticóide indicado para aftas ou feridas na boca, pois ajuda a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas de dor, inchaço, vermelhidão e desconforto, sendo uma boa opção de remédio para afta na boca, além dos lábios, língua, gengiva e bochechas.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias com os nomes comerciais Omcilon A orabase, Mud oral, Oncileg-A ou Coliaft pomada, ou na forma de genérico como triancinolona acetonida orabase, e deve ser usada com orientação do médico ou do dentista. Veja como usar uma pomada com triancinolona acetonida para aftas.

2. Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um remédio na forma de gel com ação hidratante, protetora e cicatrizante da mucosa oral, que permite o alívio imediato da dor e do desconforto causado pelas aftas ou úlceras na boca.

Esse remédio pode ser encontrado em associação com o aloe vera, por exemplo, uma substância que ajuda a regenerar as células da mucosa oral, acelerando a cicatrização. É vendido em farmácias ou drogarias com o nome comercial Kin care gel bucal.

3. Policresuleno

O policresuleno é outro dos remédios que pode ser usado para o tratamento das aftas, devido às suas propriedades cicatrizantes e regeneradoras.

Esse remédio pode ser encontrado com o nome comercial Albocresil na forma de gel ou solução para aplicação direta na afta e não deve ser ingerido. Veja como usar e quais as contra-indicações deste medicamento.

4. Tirotricina

A tirotricina é um remédio para afta que pode ser encontrado em associação com outras substâncias, como o cloridrato de lidocaína ou o sulfato de hidroxiquinolina, que têm ação antisséptica, antibacteriana e analgésica, ajudando a reduzir, eliminar ou inativar bactérias que estejam presentes no local, além de levar ao alívio imediato da dor causada pela afta.

Esse remédio pode ser encontrado com o nome comercial Malvatricin, na forma de gel, spray ou de solução para uso sobre a afta ou para bochechos, e deve ser usado com indicação médica ou do dentista, sendo vendido apenas com receita médica.

5. Acetato de hidrocortisona

O acetato de hidrocortisona é um corticóide com potente ação anti-inflamatória indicado para o tratamento das aftas. Este medicamento pode ser encontrado na forma de pomada e geralmente contém outras substâncias associadas, como sulfato de neomicina, troxerrutina, ácido ascórbico ou benzocaína, que ajudam a aliviar a dor, melhorar a cicatrização e eliminar bactérias da região afetada.

Esse remédio é encontrado com o nome Gingilone nas farmácias e pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos, com orientação médica ou do dentista. Por conter neomicina na sua composição, um tipo de antibiótico, essa pomada somente é vendida com receita médica.

6. Benzidamida

A benzidamida, ou cloridrato de benzidamida, é um remédio com ação anti-inflamatória, analgésica e anestésica, que ajuda a reduzir a inflamação e aliviar a dor e o desconforto causado pelas aftas.

Esse remédio pode ser encontrado na farmácia como o nome comercial Flogoral, na forma de spray ou solução colutória (enxaguante), para uso direto na afta ou para bochechos, não devendo ser ingerido.

7. Tartarato de bismuto e sódio

O tartarato de bismuto e sódio é outro remédio para afta que é muitas vezes encontrado em associação com outras substâncias, como o sulfato de neomicina ou o cloridrato de procaína. Agem reduzindo a dor e o desconforto causado pelas aftas, além de eliminar bactérias que podem estar no local da afta.

Esse remédio é encontrado em farmácias ou drogarias com os nomes comerciais Bismu jet suspensão oral ou Aftine gotas, para uso diretamente sobre a afta e são vendidos somente com receita médica, devendo ser usados com orientação do médico ou do dentista. Saiba como usar o Aftine gotas.

8. Isetionato de hexamidina com cloridrato de tetracaína

A combinação de isetionato de hexamida com cloridrato de tetracaína resulta num medicamento antisséptico e analgésico indicado para o alívio rápido da dor causada pelas aftas, além de manter a área afetada limpa, favorecendo a cicatrização.

Este remédio pode ser encontrado com o nome comercial Hexomedine, na forma de spray, e deve ser usado com orientação médica ou do dentista, por um período máximo de 5 dias.

Comprimidos para afta

Os comprimidos para o tratamento da afta são indicados pelo médico nos casos mais graves como sistema imunológico enfraquecido por doenças ou tratamento do câncer, por exemplo.

Os principais comprimidos que podem ser indicados pelo médico incluem:

  • Corticóides, para diminuir a inflamação das mucosas e tratar doenças sistêmicas;
  • Antibióticos, para prevenir ou tratar infecções na região da afta;
  • Remédios para reduzir a acidez do estômago, especialmente nos casos de refluxo gastroesofágico que pode provocar aftas.

Esses comprimidos para afta devem sempre ser usados com orientação médica, de acordo com a doença a ser tratada.

Opções de remédios caseiros

Existem também alguns remédios caseiros que podem ser usados para ajudar no tratamento das aftas, como as gotas de alcaçuz ou o chá de salva, que aliviam a dor e a inflamação, e acelerar a recuperação das feridas. Saiba como preparar os remédios caseiros para afta.

Além disso, fazer bochechos com água morna e sal também pode ajudar a reduzir a inflamação e irritação causadas pelas aftas.

Assista o vídeo a seguir com outras dicas de remédios caseiros para aftas:

Como eliminar AFTA rapidamente

02:53 | 3.436.589 visualizações

Vídeos relacionados

Como eliminar AFTA rapidamente

02:53 | 3.436.589 visualizações