Os remédios para amigdalite, como o paracetamol, o ibuprofeno ou a amoxicilina, têm ação anti-inflamatória ou antibiótica que ajudam a aliviar os sintomas, como febre ou dor de garganta, ou a eliminar bactérias que causam a infecção.
A amigdalite, também chamada de tonsilite, é uma inflamação das amígdalas, que são estruturas presentes no fundo da garganta, podendo ser causada por vírus ou bactérias. Veja os principais tipos amigdalite.
O tratamento da amigdalite deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista que pode indicar o melhor remédio de acordo com sua causa.
8 remédios para amigdalite
Os principais remédios para amigdalite são:
1. Paracetamol
O paracetamol é um analgésico e antitérmico que pode ser indicado para a amigdalite viral ou bacteriana para baixar a febre e aliviar a dor de garganta e mal estar geral.
Leia também: 14 sintomas de amigdalite (e o que fazer) tuasaude.com/amigdalite-sintomasEsse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos, solução em gotas ou xarope, e deve ser usado com orientação do otorrinolaringologista.
O paracetamol não deve ser usado por pessoas que tenham problemas no fígado, como a insuficiência hepática, ou que fazem uso excessivo ou constante de bebidas alcoólicas.
Como usar: a dose recomendada para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 1 a 2 comprimidos de 500 mg, 3 a 4 vezes por dia. A dose máxima por dia é de 8 comprimidos de paracetamol 500 mg, em doses divididas. Veja como usar o paracetamol corretamente.
2. Dipirona
A dipirona é outro remédio analgésico que pode ser indicado para aliviar os sintomas de febre, dor de garganta ou dificuldade para engolir, causados pela amigdalite viral ou bacteriana.
Leia também: Amigdalite viral: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/amigdalite-viralEsse remédio pode ser encontrado na forma de gotas, comprimido ou xarope, e não deve ser usado por grávidas, bebês com menos de 3 meses de idade ou que pesam menos de 5 Kg e para pessoas que têm alergia à dipirona ou outros remédios para dor ou febre.
Como usar: a dose recomendada para adultos e adolescentes com mais de 15 anos é de 20 a 40 gotas de dipirona 500 mg/mL em dose única. A dose diária não deve ultrapassar 40 gotas, até no máximo 4 vezes por dia. Saiba como tomar a dipirona.
3. Ibuprofeno
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide indicado para a amigdalite viral ou bacteriana, pois reduz a produção de substâncias inflamatórias que causam a inflamação e a dor de garganta.
Leia também: Dor de garganta: 7 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/o-que-pode-ser-dor-de-gargantaEsse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos, cápsulas gelatinosas, suspensão oral ou gotas, e deve ser usado somente com indicação do otorrinolaringologista.
O ibuprofeno não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação e por bebês menores de 6 meses de idade, ou por pessoas com dengue suspeita ou confirmada, ou alérgicas ao ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não esteroides.
Como usar: a dose normalmente recomendada para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 1 a 2 comprimidos de 200 mg a cada 6 ou 8 horas, ou conforme orientação médica. A dose máxima diária não deve ultrapassar 6 comprimidos de 200 mg por dia, em doses divididas. Veja como tomar o ibuprofeno.
4. Cloridrato de benzidamina
O cloridrato de benzidamina é uma pastilha para amigdalite com efeito analgésico, anti-inflamatório e anestésico, sendo indicado para inflamação ou dor de garganta.
Essa pastilha pode ser encontrada em farmácias ou drogarias, com o nome comercial Ciflogex, em diferentes sabores, e deve ser usada com orientação do otorrinolaringologista.
O cloridrato de benzidamina não deve ser usado por crianças com menos de 6 anos, por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que tenham alergia ao cloridrato de benzidamina. Veja todas as opções de pastilhas para dor de garganta.
Como usar: a dose recomendada do Ciflogex para adultos é de 1 pastilha, que deve ser dissolvida na boca, 2 ou mais vezes ao dia até o alívio dos sintomas, não se devendo ultrapassar o limite máximo de 10 pastilhas por dia.
5. Dexametasona
A dexametasona é um corticoide que pode ser indicado para a amigdalite aguda, pois ajuda a reduzir a inflamação e a dor de garganta e acelerar a recuperação.
Geralmente, a dexametasona é o principal corticoide para amigdalite aguda, e deve ser usado com cautela em crianças ou pessoas com diabetes, por exemplo.
Como usar: a dose recomendada para adultos é de 10 mg de dexametasona por via oral em dose única ou 8 mg de dexametasona aplicada na forma de injeção no músculo. Saiba como usar a dexametasona.
6. Prednisona
A prednisona, assim como a prednisolona, são outros corticoides que pode ser indicado para amigdalite aguda pois tem potente ação anti-inflamatória, ajudando a reduzir o inchaço das amígdalas e aliviar a dor de garganta ou dificuldade para engolir.
Leia também: O que comer com a garganta inflamada e o que evitar (com cardápio) tuasaude.com/o-que-comer-para-aliviar-a-dor-de-gargantaEsse remédio é encontrado na forma de comprimidos contendo 5 ou 20 mg de prednisona, e deve ser usado somente com indicação médica.
Como usar: a dose inicial recomendada para adultos é de 5 mg a 60 mg de prednisona por dia, por via oral, devendo-se tomar o comprimido com um copo de água, pela manhã, e de preferência após uma refeição para evitar irritação no estômago. Veja também como tomar a prednisolona.
7. Amoxicilina
A amoxicilina ou amoxicilina + clavulanato é um antibiótico que pode ser indicado pelo otorrinolaringologista para a amigdalite bacteriana, pois ajuda a eliminar bactérias, como Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus, que causam a inflamação na garganta.
Esse antibiótico é encontrado na forma de comprimidos ou suspensão para uso oral e não deve ser usada por pessoas que tenham alergia as penicilinas ou cefalosporinas.
Durante a gravidez ou amamentação, esse remédio só deve ser usado se indicado pelo médico.
Como usar: a dose normalmente recomendada da amoxicilina para adultos é de 250 mg a 500 mg por via oral, 3 vezes ao dia, conforme orientação médica. Saiba como tomar a amoxicilina.
Leia também: Amoxicilina + clavulanato: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/amoxicilina-acido-clavulanico8. Claritromicina
A claritromicina é um antibiótico da classe dos macrolídeos, normalmente indicado com primeira opção para pessoas alérgicas às penicilinas, pois é capaz de eliminar bactérias causadoras da amigdalite bacteriana.
Como usar: a dose normalmente recomendada para adultos é de 1 comprimido de 250 mg, ou 1 comprimido de 500 mg, a cada 12 horas, conforme orientado pelo médico. Veja como tomar a claritromicina corretamente.
Leia também: Antibióticos para garganta inflamada: 5 principais opções tuasaude.com/dor-de-garganta-o-que-fazerRemédios para amigdalite infantil
Os remédios para amigdalite infantil são o paracetamol (Tylenol bebê ou criança), a dipirona infantil (Novalgina infantil) e o ibuprofeno (Alivium infantil), pois ajudam a aliviar os sintomas de febre, dor de garganta e mal estar.
Além disso, o pediatra também pode indicar antibióticos no caso da amigdalite bacteriana, como amoxicilina, claritromicina ou cefalexina, na forma de suspensão oral, com doses calculadas pelo médico de acordo com a idade e o peso da criança.
É importante levar a criança ou o bebê ao pediatra sempre que apresentar sintomas de amigdalite, pois o sistema imunológico ainda não está completamente maduro, e assim, ter uma avaliação detalhada e, se necessário, indicado o uso de remédios.
Leia também: Como curar a dor de garganta do bebê tuasaude.com/como-curar-a-dor-de-garganta-do-bebeRemédios para amigdalite na gravidez
O remédio mais indicado para aliviar os sintomas da amigdalite na gravidez, é o paracetamol, que é considerado o remédio que tem menos risco para o bebê.
No entanto, deve ser tomado na menor dose possível e pelo menor período de tempo. Saiba como usar o paracetamol na gravidez.
Além disso, pode ser indicado pelo obstetra a amoxicilina para a amigdalite bacteriana e, caso a grávida seja alérgica à penicilinas, o médico pode indicar outros antibióticos.
Os remédios para amigdalite na gravidez só devem ser usado com indicação do obstetra após avaliar os benefícios do tratamento para a mulher e os potenciais riscos para o bebê.
Leia também: 8 formas naturais de tratar a dor de garganta na gravidez tuasaude.com/como-tratar-a-garganta-inflamada-na-gravidezRemédios caseiros para amigdalite
Alguns remédios caseiros para amigdalite, como fazer gargarejo com água morna e sal ou tomar chá de hortelã ou chá de gengibre, podem ajudar a aliviar a dor de garganta, pois têm propriedades anti-inflamatórias. Veja como preparar os remédios caseiros para amigdalite.
Esses remédio caseiros são uma boa forma de complementar o tratamento para amigdalite recomendado pelo otorrinolaringologista, e não substitui o uso de remédios ou outros tratamentos recomendados pelo médico.
Assista o vide a seguir com dicas de remédios caseiros para curar a amigdalite mais rápido: