O tratamento para calos pode ser feito em casa, através da aplicação de soluções queratolíticas, que vão eliminando progressivamente as camadas de pele espessa que formam os calos e calosidades doloridos. Além disso, também é importante prevenir o seu aparecimento, através do uso de curativos nas regiões onde pode haver mais atrito entre os dedos dos pés e o calçado, por exemplo ou com a aplicação diária de cremes com ureia.
Alguns exemplos de remédios e cremes que podem ser usados na remoção e prevenção de calos e calosidades são:
1. Solução com ácido lático e ácido salicílico
As soluções com ácido lático e ácido salicílico têm uma ação queratolítica e, por isso, promovem a descamação da pele, ajudando a eliminar o calo dia após dia. O produto deve ser aplicado no calo, em 4 camadas, depois de se lavar bem a região com água morna e se proteger a pele em torno do calo, com adesivo ou vaselina, por exemplo. Estes produtos devem ser aplicados diariamente.
Alguns exemplos de remédios com ácido salicílico e ácido lático na composição são:
- Calotrat;
- Kalonat;
- Duofilm;
- Verrux.
Quando o calo ou a calosidade se começar a soltar da pele, é recomendado imergir a região em água morna, para que sua remoção seja facilitada.
Estes produtos são contra-indicados para diabéticos, pessoas com problemas circulatórios nos membros, crianças menores de 2 anos, grávidas e mulheres que estejam a amamentar.
2. Cremes queratolíticos
Existem cremes que, embora não sejam tão eficazes como as soluções anteriores, também ajudam a remover e a prevenir o aparecimento de calos e calosidades. Por isso, são um ótimo complemento ao tratamento com as soluções de ácido salicílico e ácido lático e uma ótima opção para pessoas que não podem usar esses produtos.
Alguns exemplos desses cremes são:
- Ureadin 20% Isdin;
- Ureadin Rx 40 Isdin;
- Nutraplus 20 Galderma;
- Uremol Sesderma;
- Iso-urea La Roche Posay.
Estes cremes atuam como hidratantes, emolientes e queratolíticos, reduzindo as calosidades e também as áreas espessadas das mãos, cotovelos, joelhos e pés.
3. Curativos e adesivos protetores
Os curativos protetores de calos têm como função proteger o atrito constante dos calos e calosidades. Estes adesivos possuem um material feito por uma espuma que amortece e protege contra o atrito, podendo ou não ter um buraco no meio, para dar mais espaço para o calo.
Alguns exemplos de marcas que comercializam estes produtos são:
- Mercurochrome;
- Nexcare da 3M;
- Needs.
Estes adesivos podem ser colocados sobre os calos ou em regiões propensas à sua formação.
Remédios caseiros
Existem algumas medidas simples que podem ser feitas em casa para auxiliar a remoção de calos e calosidades, como mergulhar o calo em água morna, esfregar suavemente com uma pedra-pomes ou uma lixa e hidratar de seguida e usar calçado confortável, que não aperte muito o pé.
Saiba como otimizar estas medidas em casa.