Os medicamentos para diabetes ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e mantêm a glicemia próxima de um nível normal, impedindo possíveis complicações da diabetes, como retinopatia ou insuficiência renal, por exemplo.
Na diabetes tipo 1, o principal medicamento é a insulina, já no caso da diabetes tipo 2, geralmente são usados medicamentos antidiabéticos em comprimido, como metformina, glimepirida ou gliclazida, por exemplo, quando dieta e exercícios físicos não foram suficientes para controlar a glicemia.
Leia também: 15 principais complicações da diabetes (e como evitar) tuasaude.com/complicacoes-da-diabetesO tipo de medicamento para diabetes deve ser indicado pelo endocrinologista, que pode indicar o melhor remédio de acordo com o tipo de diabetes, a gravidade da doença e a idade. Conheça os principais tipos de diabetes.
Principais medicamentos para diabetes
Os principais medicamentos para diabetes são:
1. Medicamentos para diabetes tipo 1
Os medicamentos para diabetes tipo 1 são principalmente a insulina, existindo diferentes tipos, que são:
O uso da insulina tem como objetivo repor a insulina que não é produzida pelo pâncreas nesse tipo de diabetes, e controlar os níveis de açúcar do sangue, sendo que geralmente é necessário a pessoa utilizar, pelo menos, dois tipos de insulina.
Estes medicamentos podem ser encontrados em qualquer farmácia e a maioria também está disponível na farmácia popular, com acesso pelo SUS, de acordo com a prescrição médica.
Além disto, uma opção é o uso da bomba de insulina, que é um pequeno aparelho que fica ligado ao corpo, e pode ser programado para a liberação de insulina rápida ou lenta, de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Leia também: Tipos de insulina: quais são, para que servem e como aplicar tuasaude.com/tipos-de-insulina2. Medicamentos para diabetes tipo 2
Os remédios mais usados para diabetes tipo 2, são:
Os medicamentos mais recentes, como a exenatida, liraglutida, gliptinas e glifozinas, ainda não estão disponíveis pela rede pública, entretanto, os outros medicamentos podem ser encontrados gratuitamente em farmácias.
Em casos em que a glicose está muito elevada, ou quando os remédios em comprimido já não surtem efeito, o médico pode incluir as injeções de insulina no tratamento.
Entretanto, para tratar o diabetes tipo 2, além do uso de remédios, é essencial controlar o consumo de açúcares, carboidratos, gordura e sal, além praticar exercícios físicos regularmente conforme orientação médica. Veja como deve ser a dieta para diabetes.
Leia também: 10 dicas simples para controlar a diabetes tuasaude.com/dicas-para-controlar-a-diabetesRemédios caseiros para diabetes
Os remédios naturais para diabetes são ótimas formas de complementar o tratamento com medicamentos, pois têm propriedades que auxiliam na redução da glicose no sangue.
Alguns chás com esta função são os chás de carqueja, canela ou sálvia, por exemplo. Confira quais são as receitas dos chás para diabetes.
Outro ótimo remédio caseiro é a utilização de farinha da casca do maracujá, pois contém pectina, uma fibra que atua na redução da glicose no sangue.
Além disto, outro regulador da glicemia é o melão de são caetano, que pode ser consumido na sua forma natural ou como suco, por exemplo.
Veja também os exercícios que pode fazer, que são explicados no vídeo seguinte: