Para quem deseja engordar de forma saudável, uma boa opção é tomar alguns remédios, como o cloridrato de ciproeptadina ou o dicloridrato de buclizina, que abrem apetite, aumentando a ingestão de alimentos.
Além disso, a suplementação com algumas vitaminas e minerais, como zinco, vitamina B1 e vitamina B12, também podem ser recomendadas para engordar, pois evitam a perda excessiva de peso, e previnem náuseas e enjoos, que podem diminuir a fome e a vontade de comer.
No entanto, antes de iniciar o uso de qualquer remédio ou vitamina, é aconselhado passar por uma consulta com um médico ou um nutricionista para que seja feita uma avaliação do estado geral de saúde e seja indicado os medicamentos e os suplementos de forma individualizada.
Remédios de farmácia
Alguns dos remédios que ajudam a engordar e que devem ser usados sob orientação de um médico, são:
1. Cloridrato de ciproeptadina
O cloridrato de ciproeptadina é um medicamento normalmente indicado para melhorar os sintomas de alergias.
No entanto, este remédio também pode ser usado para engordar, especialmente quando associado à vitaminas, como a vitamina B12 e vitamina B1, pois estimula a produção de massa muscular e o aumento do apetite.
Como tomar: a ingestão recomendada varia de acordo com a idade e a forma farmacêutica, sendo normalmente indicado 1 comprimido de 4mg, 2 vezes por dia para crianças de 2 a 6 anos. Já para os adultos, a recomendação geralmente é de 1 comprimido de 4mg, distribuídos em 3 vezes ao dia.
2. Dicloridrato de buclizina
O dicloridrato de buclizina é um medicamento que diminui os níveis de glicose no sangue e estimula o apetite no sistema nervoso central, favorecendo o aumento da fome e ajudando a engordar.
Como tomar: a quantidade do medicamento varia de acordo com a idade, sendo normalmente indicado 1 comprimido de 250 mg meia hora antes do almoço e meia hora antes do jantar para adultos. Já para crianças, a recomendação pode ser de meio comprimido meia hora antes do almoço e meio comprimido meia hora antes do jantar. Saiba como usar a buclizina.
3. Mirtazapina
O mirtazapina é um medicamento normalmente usado para tratar depressão. No entanto, o efeito colateral mais comum com o uso do medicamento, é o aumento do apetite. Por isso, quando o baixo peso é causado principalmente por depressão, este medicamento pode ser uma alternativa para estimular o apetite e engordar.
Como tomar: este medicamento é indicado somente para adultos e a ingestão recomendada varia entre a metade e 1 comprimido inteiro de 30 mg por dia, por aproximadamente 4 semanas ou mais, de acordo com a avaliação do médico.
4. Canabidiol
O canabidiol é um medicamento extraído da planta Cannabis e que foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o tratamento de algumas doenças do sistema nervoso central. No entanto, alguns estudos mais recentes têm demonstrado que o medicamento pode aumentar o apetite, ajudando a aumentar a ingestão calórica e o ganho de peso.
Como usar: a prescrição de canabidiol é indicada principalmente para algumas doenças que causam a perda excessiva de peso e a recomendação de uso varia de acordo com a idade, o estado de saúde e o peso corporal. Por isso, é fundamental passar por uma consulta com um médico antes, para verificar o estado de saúde geral e a necessidade da prescrição do medicamento.
Vitaminas e minerais para engordar
As vitaminas e minerais que podem ajudar no ganho de peso são:
- Vitamina B12: pessoas com deficiência dessa vitamina, que pode acontecer com o baixo consumo de alimentos fonte do nutriente, por exemplo, apresentam perda do apetite e enjoos, levando à perda de peso. Por isso, tomar o suplemento de vitamina B12, nestes casos, aumenta a fome, ajudando a engordar. Veja como suplementar a vitamina B12;
- Zinco: a baixa ingestão de alimentos ricos em zinco ou alterações no organismo que atrapalham a absorção desse nutriente, podem gerar a carência desse mineral, causando alteração no paladar e perda da fome. Neste caso, a suplementação com o zinco é uma das recomendações para estimular o ganho de peso;
- Vitamina B1: a deficiência da vitamina B1 está associada ao aumento do gasto energético e a diminuição do apetite. Por isso, a suplementação com a vitamina B1 é uma ótima opção para corrigir a deficiência do nutriente no organismo, estimulando, assim, a fome;
- Ômega 3: esse tipo de gordura saudável ajuda a melhorar a digestão, facilitar o esvaziamento do estômago e, assim, estimular a ingestão de alimentos.
No entanto, apenas as vitaminas e minerais não são suficientes para levar ao ganho de peso, já que é necessário consumir mais calorias do que são gastas. Porém, os micronutrientes mencionados ajudam a melhorar o apetite e estimular o metabolismo, assim como auxiliar no processo de ganho de massa muscular e de peso de forma saudável.
10 dicas para abrir o apetite e engordar
Para abrir o apetite e engordar de forma saudável é importante manter uma dieta balanceada, variada e com muitas calorias. Assim, as principais dicas para engordar são:
- Fazer de 5 a 6 refeições por dia, evitando beliscar entre as refeições, para ingerir mais calorias do que se gasta por dia;
- Fazer as refeições acompanhado de familiares ou amigos, pois partilhar este momento favorece o prazer, estimulando a vontade de comer;
- Comer 3 porções de frutas por dia, incluindo 1 porção de frutas calóricas, como abacate, coco, manga, caqui e banana. Veja outras frutas com muitas calorias que ajudam a engordar;
- Variar as formas de preparo dos alimentos, fazendo saladas cruas, grelhados, ensopados, assados ou no vapor;
- Comer gorduras saudáveis diariamente, como azeite, amendoim, óleo de coco ou sementes, para aumentar as calorias da dieta;
- Consumir cereais integrais no almoço e no jantar, como arroz integral, pão integral ou macarrão integral;
- Comer tubérculos no almoço e no jantar, como batata, aipim, cará ou inhame, intercalando com os cereais;
- Incluir leguminosas diariamente na alimentação, como feijão, lentilha ou grão de bico;
- Evitar alimentos poucos saudáveis devido ao risco de acúmulo de gordura visceral, o que aumenta as chances de doenças cardíacas e outros problemas de saúde;
- Consumir proteínas, como carnes brancas, peixes, queijos, ovos, leite e iogurtes, em todas as refeições, para favorecer o ganho de massa muscular e, assim, contribuir para o ganho de peso. Veja como fazer uma dieta para engordar.
Além disso, é também importante combinar a alimentação com treino de força, já que assim é também possível aumentar a massa muscular.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras dicas para engordar de forma saudável: