6 remédios para tratar a infecção pelo HPV (pomadas e mais)

Os remédios para HPV, como as pomadas de podofilotoxina, sinecatequinas ou imiquimode, por exemplo, podem ser indicadas para tratar as verrugas genitais ou perianais externas causadas pelo HPV, pois agem diminuindo a taxa de replicação dos vírus nas lesões.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Assim, esses remédios são indicados pelo ginecologista ou urologista com objetivo de eliminar as verrugas causadas pelo HPV, evitando a progressão da doença e o surgimento de complicações.

O tratamento do HPV deve ser feito com orientação médica e varia de acordo com os sintomas e gravidade da infecção, podendo também ser indicadas outras opções de tratamento, como cirurgia para remoção das verrugas, cauterização ou crioterapia, por exemplo. Veja os principais tratamentos para o HPV.

Imagem ilustrativa número 1

6 remédios para HPV

Alguns remédios para tratar a infecção pelo HPV são:

1. Podofilotoxina pomada

A podofilotoxina ou podofilox na forma de pomada 1,5 mg/g é indicada para tratar as verrugas externas perianais ou genitais femininas ou masculinas, conhecidas como condiloma acuminado, causadas pelo vírus HPV. Entenda o que é o condiloma acuminado.

Essa pomada age evitando a proliferação celular e promovendo a destruição de células "anormais" infectadas pelo HPV, e desta forma, ajuda a eliminar as verrugas.

A pomada de podofilotoxina pode ser encontrada com o nome Podofilina ou Wartec, e deve ser aplicada apenas sobre a verruga, 2 vezes por dia por cerca de 3 dias.

Se necessário, o médico pode indicar repetir o tratamento após 7 dias contados a partir do 1º dia de tratamento com a pomada por, no máximo, 4 ciclos de tratamento. Saiba como usar a pomada de podofilotoxina corretamente.

2. Solução de podofilotoxina

A solução de podofilotoxina é outra opção de tratamento das verrugas genitais ou perianais causadas pelo HPV.

Essa solução é mais concentrada, contendo 10% a 25% de podofilotoxina e, por isso, é aplicada pelo ginecologista ou urologista sobre as lesões no consultório médico, 1 vez por semana, por até 4 semanas.

A podofilina na forma de solução ou pomada não deve ser usada na gravidez.

3. Pomada de imiquimode

A pomada de imiquimode é indicada para tratar o condiloma acuminado, que são as verrugas genitais ou anais externas causadas pela infecção pelo vírus HPV.

Essa pomada pode ser encontrada como genérico "imiquimode" ou com os nomes comerciais Modik ou Ixium, contendo 50 mg/g de imiquimode, e deve ser usada com indicação do ginecologista ou urologista.

A pomada de imiquimode deve ser aplicada diretamente sobre as verrugas, sendo recomendado 1 aplicação, antes de dormir, em dias alternados, ou seja, 3 vezes por semana (segundas, quartas e sextas, ou terças, quintas e sábados). Saiba como usar a pomada de imiquimode.

4. Pomada de sinecatequinas

A sinecatequina é um pomada extraído do chá verde indicado para tratar as verrugas genitais ou anais externas causadas pelo HPV.

Essa pomada contém 15% de sinecatequinas e possui propriedades estimuladoras do sistema imunológico, além de ação antiproliferativa e antitumoral, principalmente contra o HPV-E6 e E7.

A pomada de sinecatequina deve ser aplicada sobre a região com a verruga, de acordo com a orientação do ginecologista ou urologista, e pode causar vermelhidão, inflamação ou dor no local aplicado.

5. Solução de ácido tricloroacético

A solução de ácido tricloroacético ou dicloroacético de 80 a 90% também é outra opção para tratar a infecção pelo HPV, sendo aplicada pelo médico no consultório, por ser uma solução concentrada e por existir o risco de lesões na pele em volta das verrugas.

Geralmente, é recomendada a aplicação da solução de ácido tricloroacético ou dicloroacético 1 vez por semana.

6. Cápsulas de isotretinoína

A isotretinoína em cápsulas geralmente é um remédio indicado para o tratamento da acne.

No entanto, pode ser indicada para tratar as verrugas genitais ou anais, principalmente em pessoas com o sistema imune enfraquecido que possuem muitas lesões do condiloma acuminado ou quando as outras opções de tratamento não foram eficazes para eliminar as verrugas.

A dose normalmente recomendada é de 0,5 mg a 1 mg por Kg de peso corporal, por dia, geralmente associada ao tratamento tópico com cremes ou pomadas, conforme recomendação médica. Saiba como tomar a isotretinoína.

A isotretinoína não deve ser usada durante a gestação ou nos casos de suspeita de gravidez, pois pode provocar malformações no bebê.

Tratamento do HPV na gravidez

O tratamento para HPV na gravidez deve ser iniciado assim que surgem os primeiros sintomas, pois assim é possível favorecer a cicatrização das feridas e diminuir o risco de transmissão do vírus para o bebê durante o parto.

Assim, é importante que a mulher siga as orientações do obstetra, que pode indicar o uso de ácido tricloroacético, eletrocauterização ou cirurgia. Saiba mais sobre o HPV na gravidez.

Remédio natural contra HPV

Um ótimo remédio natural contra o HPV é a pomada preparada com barbatimão porque é rica em taninos que desidratam as células infectadas, causando sua descamação e morte, promovendo a eliminação do vírus e o reaparecimento das verrugas.

No entanto, esta pomada foi testada em apenas 46 pessoas, e por isso ainda são necessários mais estudos que possam confirmar que o barbatimão realmente seja eficaz na eliminação do vírus.

Depois desse passo também é preciso obter a aprovação da ANVISA, que é o órgão responsável por regularizar a venda de remédios em território nacional até que esta pomada possa ser comprada nas farmácias, sob orientação médica.

Tratamento caseiro para HPV

Um excelente remédio caseiro para HPV consiste aumentar as defesas naturais do organismo. Por isso, é recomendado:

  • Parar de fumar;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Beber bastante água e sucos de frutas;
  • Aumentar o consumo de frutas cítricas;
  • Ingerir, no mínimo, 2 frutas diferentes por dia;
  • Evitar as carnes, especialmente as vermelhas;
  • Comer sempre saladas e legumes, variando-os todos os dias;
  • Evitar comidas cheias de gorduras e as bebidas alcoólicas.

Ao adotar estas medidas, o organismo ficará mais forte e poderá combater o vírus do HPV mais rapidamente, mas isto não exclui a necessidade do uso dos medicamentos e qualquer outro tratamento médico.

Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais fácil será a cura desta doença. Veja como alcançar a cura do HPV.

Assista o vídeo a seguir sobre como identificar os primeiros sintomas do HPV:

HPV - o que é e como se trata

02:57 | 877.825 visualizações

Vídeos relacionados

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS | com Drauzio Varella

14:11 | 200.647 visualizações

HPV - o que é e como se trata

02:57 | 877.825 visualizações